Pular para o conteúdo principal

AFN no Fortal 2016

A Prefeitura de Fortaleza e o Poder Judiciário do Ceará realizam, de 21 a 24 de julho, operação preventiva para acompanhar possíveis casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, durante mais uma edição do Fortal.
A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove a ação, que contará com equipes de educadores e assistentes sociais do Programa Ponte de Encontro, Adolescente Cidadão e Rede Aquarela, e, ainda com equipe do serviço especializado de abordagem social da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). Um total de 244 agentes do Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário também monitoram o evento.
A intervenção ocorrerá nos quatro dias de micareta em toda a extensão da Cidade Fortal. A operação dá continuidade à Agenda de Convergência, que articula ações intersetoriais dos governos estadual e municipal com o objetivo de proteger integralmente crianças e adolescentes, intensificando a busca ativa aos possíveis casos de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, situação de rua, mendicância, negligência, consumo de bebidas alcoólicas, droga e outras violações de diretos.
Durante a ação, educadores e assistentes sociais identificam casos, sensibilizam e orientam a população, empreendedores e microempreededores locais sobre os prejuízos sociais do trabalho infantil e outras violações. Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza.
A operação contará com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Plantão do Conselho Tutelar, da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Agenda de Convergência
Em 2013 e 2014, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) coordenou o Comitê de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no contexto de grandes eventos, a Agenda de Convergência, que atuou durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos.
Essa experiência resultou na consolidação de atividades sistemáticas e integradas de proteção da Prefeitura de Fortaleza, sendo hoje uma realidade nos megaeventos que acontecem na Capital, a exemplo do Pré-Carnaval, Carnaval, São João, Fortal e nos últimos shows internacionais do Marron 5 e Iron Maiden.
Denuncie
A denúncia é dever de todo cidadão que toma conhecimento de uma violência praticada contra crianças e adolescentes. Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos de crianças e adolescentes procure o Conselho Tutelar ou ligue para o Disque 100, a ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.
Conselho Tutelar
Durante o horário evento, o Plantão do Conselho Tutelar pode ser acionado para garantir o atendimento à criança ou adolescente vítima de algum tipo de violência. O conselho está localizado na Rua Silveira Filho, 935, João XXIII.
Confira o horário do plantão:
19h às 7h (segunda a sexta) e 24h (sábados, domingos e feriados)
Telefone: (85)3238-1828 / 98970-5479

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...