Meio Ambiente

Bruno fezendo sua fala aos que foram conferir a abertura da Semana do Meio Ambiente no Parque do Cocó

Semana do Meio Ambiente é aberta com diversas atividades no Parque do Cocó

Muita animação e diversas atividades marcaram a abertura da Semana do Meio Ambiente, promovida pela SEMA, neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a abertura, o secretário Artur Bruno ressaltou o tema deste ano, "Águas e Nascentes", lembrando da importância da preservação das matas ciliares no entorno das cabeceiras dos mananciais.
Diversas atividades ocorreram no Parque do Cocó e algumas permanecerão no local durante a semana. O dia começou com o III Pedalar - Passeio Ciclístico por baixo carbono, uma realização em parceria com a Cagece e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), que arrecadou cerca de 300kg de ração, a serem doados para instituições que cuidam de animais. Além da apresentação musical com banda de forró, com destaque para execução de temas juninos, houve doação de mudas de árvores nativas, distribuição de material de educação ambiental, feira de adoção de gatos, serviços de saúde à população (UNIMED), exposição de arte reciclada (Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz) e a presença de trailer da COELCE com filme em 3D e jogos virtuais com temática ambiental.
A Semana terá atividades em 34 municípios e 18 Unidades de Conservação Estaduais, em parceria com diversas instituições. Na programação constam palestras, rodas de conversa, visitas às nascentes, reflorestamento de mata ciliar, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, dentre outras. Para o fechamento  da programação, no domingo, dia 12/06, também será realizado outro passeio ciclístico, dessa vez, o trecho será do Parque do Cocó até o Parque Botânico, em Caucaia.


Clique aqui para ver galeria de fotos

 
 
SEMA propõe acordo com comunidade da Sabiaguaba
Em reunião que durou quase três horas, de 11h até 14h, dia 3/6, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), foi sugerido um acordo para a comunidade da Sabiaguaba, em relação à proposta do governo do Estado de regulamentação do Parque do Cocó. O secretário Artur Bruno assegurou aos representantes da localidade Boca da Barra, que sobrevivem da pesca na foz do rio, que as famílias que tenham atividades tradicionais ali residentes não serão removidas. “Por outro lado, para o Estado é inegociável a criação do Parque, da BR-116 até a foz do Cocó, protegendo integralmente o rio e disso não iremos abrir mão”, ressaltou Bruno.
Os representantes ficaram de levar a proposta para uma decisão da comunidade e dar retorno em cinco dias. “É esta a solução que levarei ao governador Camilo Santana, que tomará a decisão final”, explicou o titular da SEMA. O processo de regulamentação do Parque do Cocó está sendo amplamente discutido em várias instâncias da sociedade. Já ocorreram debates com o Fórum Permanente pela Implantação do Parque do Cocó, que reúne 25 entidades, além de audiências públicas na Câmara de Vereadores de Fortaleza e Assembleia Legislativa e reuniões com todas as 12 comunidades impactadas pela criação do Parque.
O Parque do Cocó terá 1.056ha, superando o Ibirapuera, em São Paulo (221ha), e o Central Park (341ha), em Nova York. A proposta cria ainda três Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) – Dunas do Cocó, do Rio Cocó e das Dunas da Cidade 2000 –, que somadas a mais quatro unidades de conservação municipais – Parque Adahil Barreto, Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba; Parque Natural de Sabiaguaba e ARIE Municipal Dunas do Cocó –, comporão um mosaico de áreas protegidas que somam 2.907ha.
 
Comunidade da Cidade 2000 discute regulamentação do Cocó em audiência pública
O secretário da SEMA, Artur Bruno, apresentou a proposta do governo do Estado para regulamentação do Parque do Cocó em audiência pública para moradores da Cidade 2000 e comunidades adjacentes, no início da tarde do último sábado (28/05), no Centro de Referência do Parque do Cocó. A audiência foi em conjunto com a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA, e contou também com a presença da secretária Águeda Muniz.
Depois da apresentação de Bruno, foi aberto o espaço a fala dos demais componentes da mesa, como o vereador João Alfredo e também foi dado o espaço para o questionamento da comunidade, que teve cada pergunta respondida pelos membros da mesa.
Proposta do Parque do Cocó será apresentada ao Coema no dia 9 de junho 
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou nesta tarde, quinta-feira, 2/6, por unanimidade, que haja uma discussão, em sessão extraordinária, na próxima quinta-feira, 9/6, sobre a apresentação da proposta de criação do Parque Estadual do Cocó. O adiamento foi justificado em virtude da pauta do dia ser extensa.
Por sugestão do conselheiro Alessander Sales, do MP, foi formado um grupo para analisar a proposta da criação do Parque e o mosaico e oferecer o parecer do Coema. O GT é composto por um representante da Aprece, da Secretaria da Saúde, Ministério Público Estadual, UFC, FAEC e Associação dos Engenheiros Agrônomos.
Na pauta do Coema foram votados e aprovados os projetos do Governo do Estado Teleférico de Barbalha, Barragem Jucá e os pareceres técnicos do complexo eólico no município de Amontada. O Conselho reuniu-se no auditório Régia Nântua, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Foi a 241ª Reunião Ordinária. A sessão foi presidida pelo vice-presidente e superintendente da Semace, Ricardo Araújo.
O auditório estava lotado. Além dos conselheiros, havia representações da comunidade de Sabiaguaba e dos índios Tapeba.
SEMA participa de II Mostra Ambiental Eusébio Verde
Ocorreu na manhã de quarta-feira, 25/05, a VII Reunião do Conselho Gestor do Monumento Natural das Falésias de Beberibe. Entre os assuntos em pauta, a gestora Mayrla Menezes discutiu a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente no município e o Decreto Estadual 27.461/2004 da Unidade de Conservação, considerando a importância do turismo sustentável, consciência ecológica, chamando a atenção para a proteção e preservação da UC, para a responsabilidade social, cultural e econômica do município de Beberibe.
Na oportunidade foram destacados os principais atrativos turísticos do Monumento Natural das Falésias, objetivando a conscientização da importância do Monumento para o município como principal atrativo turístico da região.
Na ocasião estiveram presentes os órgãos públicos do município e do estado como também às associações dos bugueiros, pescadores e empreendedores turísticos  da praia de Morro Branco.

SEMA inicia programação da Semana do Meio Ambiente
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da gestão da APA de Beberibe, já iniciou as comemorações da Semana Nacional de Meio Ambiente. Realizou, na manhã de 1o de junho, uma palestra na Escola Profissionalizante Pedro Queiroz de Lima, com o tema a “Prática e Desafios da Gestão Ambiental”. Na ocasião, ministraram a Palestra a Representante do ICMBio - Karina Teixeira, a representante da SEMA - Mayrla Menezes e a representante da SEPLAN - Rebeca Wilson.
Os participantes eram alunos dos cursos de Turismo, Agronegócio e Edificações e professores da escola. Após as apresentações, iniciaram-se os debates com perguntas e respostas as representantes do governo federal, estadual e municipal. Logo após, foi realizada uma trilha sensitiva, montada pelos alunos do Grêmio da Escola.
 
Escola de Gestão Pública assina Termo de Adesão à A3P
O secretário Artur Bruno, da SEMA, referendou, na manhã de terça-feira (31/05), o Termo de Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e o Termo de Cooperação Técnica em Ensino a Distância (EAD) da Escola de Gestão Pública. O documento foi assinado por Lúcia Siebra, na própria Escola, localizada no centro administrativo do Cambeba.
Mediante a adesão à A3P, a instituição assume a responsabilidade socioambiental e a insere em suas atividades laborais. O evento contou com a presença da Equipe SEMA/Coeas e da Comissão Gestora da A3P da EGP. Também foi realizada a doação de um conjunto de caixas coletoras personalizadas do Programa A3P/SEMA. Ao final, foi servido um coffee-break aos participantes.
SEMA participa do 2º Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos
O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, participou, na tarde desta quinta-feira (2/6), da segunda edição do Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, no hotel Gran Marquise, no Mucuripe. O evento foi promovido pela Fundação Demócrito Rocha, com o tema “Cuidando do futuro sustentável no seu município”, tendo como intuito discutir sobre sustentabilidade, assim como difundir a cultura de responsabilidade social das políticas públicas. Desenvolvimento sustentável, resíduos sólidos urbanos, meio ambiente, urbanização, serviço público, e Plano Nacional de Resíduos Sólidos estiveram entre os assuntos abordados.
Na exposição que abriu o período da tarde, Bruno apresentou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “Há muito ainda a ser feito, mas o nosso objetivo é eliminar progressivamente os lixões em todo o Estado em 20 anos. O Ceará que tem 184 municípios e aproximadamente 280 lixões. Apenas dez utilizam aterros sanitários. O que nós queremos é que até 2020 20% dos municípios já tenham aterros sanitários, coleta seletiva e gestão integrada. É um enorme esforço de educação ambiental e de investimento em capacitação de agentes públicos e catadores”, afirmou.
O Fórum contou com a participação da titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Evandro Vieira Ouriques; a consultora do Sebrae (MG), Nícia Mafra; a engenheira de desenvolvimento ambiental na empresa Tetra Pak, Vivian Guerreiro; a representante do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), Charliany Morais; e Eraldo Oliveira, presidente da Associação dos Secretários Municipais de Meio Ambiente (Agace).
Grupo de Responsabilidade do Pecém promove Encontro
A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Estação Ecológica do Pecém, realizou na tarde da últimaterça-feira (31/05), o Encontro do Grupo de Responsabilidade Socioambiental, representado pelos técnicos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Empresa DIALOG e Agentes de Diálogos.

Em pauta, a s discussões sobre as questões ambientais na área do Complexo Industrial e Portuário do Pedém (CIPP). Na oportunidade, a gestora Aline Parente destacou a programação da Semana do Meio Ambiente nas unidades de conservação do estado do Ceará.
Seis municípios concorrem à criação de duas Unidades de Conservação
Caucaia, Paracuru, Bela Cruz, Amontada, Crato e Juazeiro são os municípios que continuam concorrendo ao Chamamento Público 01/2016 da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA. Foi divulgado, nesta quarta-feira, 01/06, o resultado da primeira etapa de seleção de propostas para o apoio ao processo de criação de Unidade de Conservação (UC) pública municipal e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no Estado do Ceará. Das oito propostas analisadas, as duas que concorreram para Reservas Particulares do Patrimônio Natural foram eliminadas por não terem apresentado todos os documentos exigidos.
Seguem para a segunda etapa, quando só duas serão selecionadas, as propostas de UC em Caucaia, na localidade da Serra da Rajada; a UC em Paracuru, no Sítio Santa Rosa; a UC de Bela Cruz, em área do Horto Florestal; a UC de Amontada, no estuário do rio Arcatiaçu; a UC do Crato, no Refúgio da Vida Silvestre; e a UC de Juazeiro do Norte, no Parque Ecológico das Timbaúba.
 De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial (DOE-CE, 29/02/2016, pág.120-124), tem por objetivo selecionar propostas para a criação de Unidades de Conservação que contribuam para uma efetiva proteção, conservação e, ao mesmo tempo, possibilite o desenvolvimento econômico sustentável, valorizando econômica e socialmente a diversidade biológica, abrangendo o maior número possível de ecossistemas naturais existentes nesse território, dando prioridade aos mais ameaçados de degradação ou eliminação, bem como aos mais representativos e em melhores condições de conservação.
O processo seletivo foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu na verificação ao atendimento das exigências quanto aos critérios de elegibilidade e documentação. Agora, as propostas não eliminadas serão encaminhadas para a segunda etapa, que consistirá na avaliação de um conjunto de requisitos predefinidos com pontuações cujo resultado será conhecido em 15 de julho próximo.
SEMA discute regulamentação do Cocó com comunidade da Sabiaguaba
O Secretário da SEMA, Artur Bruno, participou, dia 27/05, de mais uma audiência pública com as comunidades estão inseridas dentro da Poligonal que foi delimitada para a regulamentação da Unidade de Conservação do Rio Cocó. O evento ocorreu na Escola Prof. Manuel Eduardo Pinheiro Campos, na Sabiaguaba. Desta vez foram ouvidos os moradores das Comunidades da Sabiaguaba, Terra Prometida II e Caça e Pesca. Também esteve presente na audiência com os moradores a titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) Águeda Muniz, representante da prefeitura de Fortaleza, que também está envolvida no processo, além do vereador João Alfredo. Os moradores do local fizeram vários questionamentos, devidamente respondidos pelos membros da mesa.
 
Bruno participa de seminário sobre alimento orgânico
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou nesta sexta-feira (03/06), na sede do Ibama,  do seminário sobre a Semana do Alimento Orgânico, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Bruno falou da importância de se consumir alimentos orgânicos para o bem-estar das pessoas e elogiou o Ibama pela parceira que sempre faz com a SEMA. O secretário aproveitou para convidar os presentes para participarem, no Parque do Cocó, domingo (5/06) da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, informando, ainda que os caminhos para a regulamentação do parque estão mais curtos. "É uma luta de 40 anos. O governador Camilo Santana, como um ambientalista, quer solução imediata", colocou Bruno.

SEMA estuda parceria com o Projeto Vós
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, recebeu, quarta-feira (01/06)  a gestora comercial do grupo Jangadeiro e Beach Park, Carol Siervo, que veio apresentar o Projeto Vós que trabalha com publicações de revista, sites e programas de TV. O projeto tem por objetivo gerar mudanças na vida das pessoas de diversas comunidades, descobrindo talentos e  apresentando um "Ceará criativo, mantendo uma relação de afeto com os cearenses".

A proposta é realizar uma parceira com a SEMA, divulgando os diversos projetos que são colocados em prática pelas coordenadorias de biodiversidades, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, dentre eles o Praia Limpa e Orla. Artur Bruno disse que o projeto Vós é muito interessante e colocou à disposição os técnicos da SEMA para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela gestora Carol Siervo. Uma nova reunião está marcada para o dia 15 de junho.

SEMA na mídia
Diário do Nordeste - Sábado e Domingo – 28 e 27/05

Cocó: moradores cobram acordo sobre remoções

(Caderno: Cidade)
Vinte e sete anos após ser criado oficialmente, o Parque Ecológico do Cocó deve, enfim, ter sua área delimitada. Enquanto o governador Camilo Santana se prepara para anunciar o decreto de regulamentação do parque no próximo dia 5 de junho, moradores de comunidades ribeirinhas reclamam de possíveis remoções. Segundo o projeto já anunciado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, pelo menos 666 imóveis localizados ao longo do Rio Cocó deverão ser desapropriados, mas o gestor promete que isso só será efetivado após acordo com os moradores...
clique para ver a matéria
 
G1 - Segunda – 30/05

Parque do Cocó recebe atividades aos fins de semana para visitantes

(Bom Dia Ceará)
Termina amanhã mais uma quadra chuvosa abaixo da média para o Ceará. Os meses de fevereiro a maio tiveram precipitações 57% abaixo da média até a última sexta-feira, 27. É o quinto ano consecutivo de seca no Estado. Com a chegada de junho, começa o período de sete meses com as menores médias de chuva. É tempo também de definição sobre o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)...
clique para ver a matéria
Diário do Nordeste - Quarta – 01/06

Comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente têm início hoje

(Caderno: Cidade)
No mês de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data diversas atividades voltadas para a conscientização sobre o tema acontecem na Capital. As ações são promovidas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceria com a Secretaria das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma).
clique para ver a matéria


O Povo - Sexta – 03/06

Impasse sobre remoção de comunidade adia regulamentação do Cocó
(Caderno: Cotidiano)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto