Pular para o conteúdo principal

Homícidios

‪#‎Seminário‬ - Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo armas e drogas, no auditório da faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. “Em 2012 foram registrados 40 conflitos armados no mundo, que originaram 37.992 mortes. No Brasil, nesse ano, foram registrados 56.337 homicídios. Em 2013, foram 46 conflitos armados no mundo, gerando 21.259 mortes. No Brasil, em 2013, foram 56.804 homicídios. O Brasil não tem nenhum grande conflito de fronteira, ou guerras - nós, na calada da noite, conseguimos matar muito mais do que os 46 conflitos armados do mundo” , afirmou o coordenador dos estudos do Mapa da Violência, Júlio Jacobo, na manhã de hoje, 03, durante o seminários Prevenção de Homicídios na Adolescência: falando sobre drogas e armas.
Em sua palestra, Júlio, após explicações de como se configura o Mapa da Violência, documento que conta com diversas parcerias e que já acumula 28 edições desde que começou a ser publicado, em 1998, apresentou diversos dados sobre o aumento da violência no país e no Ceará nos últimos anos, bem como do perfil daquelas e daqueles mais afetados por ela.
Se o Brasil tem números alarmantes, os do Ceará são ainda mais impressionantes. “No Ceará, no ano de 2013, conseguimos matar 15 brancos, de 16 a 17 anos, para 150 negros. De 0 a 17, morreram 19 brancos, para 238 negros. As taxas são novamente insuportáveis: confirmam que o Ceará, especialmente Fortaleza, seleciona aquele que vai morrer. Aquele a quem se vai matar”, explicou Júlio.
* A programação do primeiro seminário temático do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência continua no período da tarde, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a mesa "Discutindo sobre armas", às 13h30.
A mesa contará com a presença do professor Dr. Luiz Fábio, do Laboratório de Estudos da Violência, da UFC, de Michele dos Ramos, do Instituto Igarapé e de Bruno Langeani, do Instituto Sou da Paz.
Comentários
Lauriberto Carneiro Braga
Escreva um comentário...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...