Coelce avisa

Ruas coloridas, festa animada, forró para dançar a noite toda, fogueira para esquentar o clima junino. Os atrativos de São João encantam, mas demandam muita atenção para que nada estrague a alegria dos festejos. Qualquer descuido com a rede elétrica na hora dos preparativos, durante ou até mesmo depois da folia pode ocasionar acidente.
Na hora de colocar bandeirinhas e faixas nas ruas, nada de usar postes e estruturas da rede elétrica como suporte. É preciso, ainda, ter cuidado para não tocar nos fios ao manobrar barras de metal, andaimescanos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos.
O manuseio de objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica pode causar choque elétrico e até levar a morte, conforme explica Marcony Melo, especialista em Eficiência Energética da Coelce: "Os enfeites deixam a festa mais alegre. Porém, bandeiras e fitas podem oferecer riscos se colocadas de maneira incorreta. Jamais se deve, por exemplo, utilizar a fiação elétrica da rua como sustentação". O ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. A amarração das bandeirinhas deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica.
Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância de 1,5m (horizontal) da rede elétrica, conforme referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não se esqueça de contratar profissionais qualificados para realizarem as instalações elétricas em festas, pois ligações clandestinas causam acidentes e sobrecarregam a rede elétrica. Nas ligações internas de barracas, deve ser evitado emendas mau feitas, abuso no uso dos “T”s e gambiarras Além disso, deve ser feito, com antecedência, um levantamento de cargas e solicitar a ligação provisória da Coelce, a fim de garantir a segurança da população. 
Se onde há festa, há também muita música, vale atentar para os paredões de som, que podem ser palco de um grave acidente. Não raramente se vê pessoas mais empolgadas subindo neles para dançar e brincar das mais diversas formas. Evite fazer algo semelhante. Além de uma queda fatal, você corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque. Outra dica: soltar balão é crime e fazer isso perto da rede elétrica é mais perigoso ainda.
Fogueira 
Crianças e pessoas alcoolizadas também devem manter distância das fogueiras, assim como evitar o uso de substâncias inflamáveis. Qualquer deslize com esses produtos pode provocar uma explosão. E nada de preparar a fogueira perto da fiação elétrica.
No momento em que for soltar fogos de artifícios, certifique-se de que eles foram comprados em lojas especializadas e autorizadas. Apenas os adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância segura das pessoas. Não se pode esquecer também de estar em local aberto e longe da rede de energia.
Em caso de acidente
- O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de pessoas;
- Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada para, assim, manter a segurança e a integridade física dos presentes;
- Jamais tocar em fios partidos;
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Coelce, pelo número 0800.285.0196
Comunicação Externa Coelce
Fone: (85) 3453.4883 / 3453.4822 / 3453.4962
Cel: (85) 9993.9553

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto