Carlos Pereira-II


âmara concede o título de cidadão de Fortaleza ao empresário Carlos Pereira de Souza
Marcelo Raulino16 junho, 2016No Comments


Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (16) sessão solene para a entrega do título de cidadão de Fortaleza, ao empresário Carlos Pereira de Sousa. A homenagem teve como propositora a vereadora Ruthmar Xavier (PR), através de decreto legislativo 20/2016. A sessão foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), representando o vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Casa. A Mesa foi composta pela deputada estadual Fernanda Pessoa; pela deputada federal, Gorete Pereira; pelo ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; pelo ex-vereador Machadinho Neto e pela vereadora Ruthmar Xavier.

Em sua saudação ao homenageado, a vereadora Ruthmar Xavier destacou que Fortaleza em essência é uma cidade acolhedora, “aos aqui que buscam a sobrevivência com seriedade e trabalho, nosso povo sempre recebe de braços abertos, e sempre foi assim. A grande maioria de nós, embora nascida em outras cidades, acaba adotando Fortaleza como sua cidade. A Câmara criou o título de cidadão para homenagear os nossos filhos adotivos. Como mãe cuidadosa, não perde a oportunidade de se mostrar agradecida”, frisou.

Segundo ela, esse título hoje concedido é oferecido por todos que fazem a Casa Legislativa. “A concessão, que todos nós oferecemos, é baseada a partir de diversos critérios. Tenho tentado apresentar o título para algumas personalidades, que além do amor pela cidade, tenham exemplo de vida. E o homenageado dessa noite não foge a regra. Todos sabem que vivemos uma crise. Vivemos em um país onde se paga a maior carga tributária no mundo. Carlos Pereira de Souza é um grande exemplo de cearense, preocupado com o progresso da cidade, mesmo não tendo o servindo de berço o tem como benfeitor”, disse.

“Nasceu em Juazeiro do Norte, filho de Antônio Pereira e Terezinha, tem cinco irmãos: Carmélia, Carmênia, Carmelúcia, Maria Gorete Pereira e Carlúcio. Nasceu em uma família unida. Estudou nos Estados Unidos e já em Fortaleza, ao assumir a Delrio, a levou a ser uma das mais conceituadas do país. Hoje, ao lado dos seus filhos Carlos Pereira e Daniel Laureano, assumiu essa missão de ser empregador e oferecer emprego.”

“Sua devoção ao Padre Cícero não permitia a acomodação, diante das injustiças. Ele continua sua luta pautada na integridade, na grandeza, na seriedade, no amor ao próximo, que o levou a ser esse exemplo de homem de negócio que fez dessa terra um pedaço do seu coração”.

“Aqui ele abre novas perspectivas para a cidade, criando empregos diretos e indiretos. Ao longo de sua vida muitos foram os títulos oferecidos a ele para consagrar o homem ímpar que ele é. Mas hoje cabe a Fortaleza agraciá-lo como cidadão. Essa casa reconhece de forma material esse homem, pelos relevantes serviços e principalmente pela geração de emprego e renda para nossos cidadãos”.

Carlos Pereira, com certeza, essa noite ficará marcada em sua memória. Sabemos que a lembrança de seu nome concedido pelo povo de Fortaleza, através de sua mais alta representação, vai torná-lo mais ligado a essa cidade, pela afetividade. Seu nome é sinônimo de trabalho e de sucesso”.

“Para finalizar repito uma frase de outro cearense vencedor Edson Queiroz – Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho. Carlos Pereira de Sousa agora você é inteiramente fortalezense”, concluiu a vereadora.

Após receber o título de cidadão de Fortaleza, o empresário Carlos Pereira de Sousa fez seus agradecimentos. “Me sinto muito feliz em ser hoje um cidadão de Fortaleza. Quero agradecer a Câmara Municipal de Fortaleza, a Ruthmar Xavier Benício, ao vereador Adail Júnior e a todos os vereadores que aprovaram meu nome. Essa honraria é fruto de trabalho de toda uma vida e dedico aos mais de 3 mil funcionários. Esse título vai se juntar as outras homenagens já recebidas como o prêmio Beni Veras, Mérito Empresarial e a Sereia de Ouro. Meus pais Antônio e Terezinha, casaram-se em Juazeiro, cedo me ensinaram a importância e valor do trabalho. Eles constituíram família e tiveram seis filhos, eu, o Carlúcio, Carmélia, Carmênia, Carmelucia e Gorete. Meu pai um pequeno comerciante e minha mãe uma mulher empreendedora”, pontuou.

Segundo Carlos Pereira, sua mãe criou na garagem de sua casa uma pequena confecção. “Ela foi exemplo de luta por nossa família. Lembro também de minha esposa Elsa recentemente falecida que esteve ao meu lado por tantos anos e muito me auxiliou a chegar aonde cheguei. Morei nos Estados Unidos e fiquei fascinado pelo exemplo de trabalho deles e organização. Ao voltar comecei a pensar como colocar o aprendizado em prática. Com muito trabalho expandimos a pequena confecção e hoje nos colocamos entre as melhores do ranking. Atualmente, a DelRio possui 11 unidades fabris e vende suas lingeries não só para o Brasil, mas também para diversos países da América do Sul. Com quase 50 anos de luta num país que passou por várias turbulências” destacou.

“Passamos por seis moedas, seis planos econômicos. O empresário brasileiro tem um grande desafio, precisamos nos adequar. Vivemos num país complexo. O acesso ao crédito é caro, o salário-mínimo é um dos menores do mundo. O salário-mínimo da China é mais que o dobro que o do Brasil. O Brasil é o que trabalha menos horas no Mercosul. Somos um país que para controlar a população, utiliza o câmbio para passear e não para gerar empregos. Na China para comprar um dólar, precisamos gastar 6,51 yuans. Exportamos muito pouco diante do potencial que o país tem. Chamo atenção para essas questões econômicas para mostrar que para superar os obstáculos precisamos de mudanças. Concorremos com países asiáticos e uma enorme informalidade”, frisou o empresário.

No final de sua fala, ele destacou que é necessário a intervenção de políticos sérios e agradeceu a irmã, deputada Gorete Pereira, ao senador Tasso Jereissati, ao senador Eunício Oliveira, ao ex-prefeito Roberto Pessoa, ao prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça e a deputada Fernanda Pessoa. Ao longo de minha vida tive a importante contribuição de minha esposa, dos meus filhos e de meu irmão Carlúcio. Hoje, meus filhos Carlos e Daniel atuam de com firmeza na Delrio. Lembro também de meu filho Valentim, já falecido em acidente rodoviário quando estava a trabalho em uma de nossas filiais no Rio Grande do Sul. Quero concluir e dizer que produzir peças de alta qualidade não é uma tarefa tão fácil. Nos últimos 40 anos de empresa treinamos mais de 40 mil pessoas sem custo para o Estado. Fiquem certos que continuarei trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Fortaleza e do Ceará” finalizou.

Perfil

CARLOS PEREIRA DE SOUZA é natural de Juazeiro do Norte. Durante um tempo residiu nos Estados Unidos e concluiu o Curso de Administração de Empresas MBA e atuou no Fashion Institute de Nova Iorque, chegando a Fortaleza em 1970 para assumir a Indústria Del Rio S/A, então uma pequena empresa localizada no Montese. De pequena empresa, conseguiu evoluir para a formação de um grande grupo Empresarial dirigido ao setor têxtil.

Grande admirador da obra do Padre Cícero Romão Batisla, fundador da cidade. É empresário atuando na área Têxtil e Confecções há mais de 40 anos com vasta experiência no ramo de Lingerie. Atualmente é dirigente, junto com seus Filhos, de uma das empresas mais bem-sucedidas do setor, no Brasil, a DELRIO, hoje com mais de 3.600 empregos direitos, dos quais cerca de 2.600 no município de Maracanaú. Graduado no Fashion Institute Of New York na área Têxtil e Confecções.

Foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado, com a medalha do Mérito Empresarial. Foi também agraciado com o troféu Sereia de Ouro, em 1988. Em 2010, recebeu o troféu Destaque Empresarial do Ceará.

Atuando em um dos setores mais competitivos do mundo dos negócios, costuma dedicar a exigente consumidora brasileira o sucesso dos seus empreendimentos. Juntamente com os seus filhos, esposa Elsa hoje falecida e colaboradores, conseguiu no Ceará dar uma contribuição importante ao Polo De Confecções do Estado, o terceiro do Brasil.

Atuando esses anos no negócio da área têxtil de Confecções conseguiu sempre com visão empreendedora, criativa e visionaria conquistar o espaço empresarial, estando em destaque e fortalecendo o mercado através da empregabilidade direta e indireta, além da fidelidade de uma numerosa clientela pela qualidade de seus produtos fabricados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto