Senac no Fartura 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) irá além dos limites da sala de aula, levando até a comunidade a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades durante o Festival Fartura em Fortaleza. A instituição participará com o Espaço Interativo e o Espaço Aulas Senac, onde cursos práticos e teóricos serão ministrados por seus instrutores, que contarão com o apoio dos alunos. Ainda serão comercializadas publicações voltadas para gastronomia no espaço da Livraria Senac. Em sua segunda edição, o Fartura Fortaleza será realizado sábado (21) e domingo (22), na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (antiga Praça das Flores), localizada na Desembargador Moreira.
No Espaço Interativo Senac ocorrerão aulas práticas onde o público irá colocar a mão na massa orientado por instrutores e chefs convidados. Já no Espaço Aulas Senac serão ministradas aulas demonstrativas por profissionais que atuam no segmento, com preparos, degustações de pratos típicos e enfoque nas riquezas gastronômicas de várias regiões do país. A equipe de gastronomia da instituição marcará presença como instrutores das aulas, que são gratuitas, com 16 vagas para as práticas e 40 vagas para as demonstrativas, que serão preenchidas por ordem de chegada dos participantes.
“Como referência em educação profissional, o Senac/CE apoia eventos como o Festival Fartura Fortaleza com o objetivo de difundir o conhecimento, proporcionar aos nossos alunos uma chance de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, além de promover a valorização da gastronomia do Ceará”, destaca o consultor de produtos educacionais em da instituição, Ivan Prado.
As aulas integram a programação do Festival Fartura Fortaleza, sendo necessário pagar pelo ingresso do evento, no valor de R$ 15,00, que dá direito à toda a programação.
Sobre o Projeto Fartura Gastronomia
O Festival Fartura Fortaleza está inserido no Projeto Fartura Gastronomia responsável por todo mapeamento da cultura gastronômica brasileira derivada da Expedição Fartura Gastronomia. Este levantamento gastronômico é apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação através de 4 livros, 3 filmes, programas de rádio e redes sociais.
Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.
ESPAÇO AULAS SENAC
21/05 – Sábado
13h às 13h45 - Aula com Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Porco, cenoura e cachaça, com Pedro Emílio (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - Queijos de Minas Gerais e afinadores de queijos, com Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG)
16h às 16h45 - A panelada mineira, com Fábio Moreira (FANOR, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Brigadeiro gourmet de munguba, com Nilza Mendonça (Senac, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - O pescado na mesa brasileira, com Lúcio Figueredo (Vojnilô, Fortaleza, CE)
19h às 19h45 - Aula Sebrae
20h às 20h45 - Aula AMBEV
21h às 21h45 - Nhoque de macaxeira com ragu de carne de sol e chips de macaxeira, com Libia Amaral e Victor Sampaio (Senac, Fortaleza, CE)
22/05 – Domingo
13h às 13h45 - Rocambole de batata doce com lombo suíno, com Naira Jucá e Citonia Cruz (Senac, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Massala de camarão, com Victor e Vidal (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - A valorização dos insumos locais para panificação, com Karliano Pereira (Rosmarino Pães Artesanais, Fortaleza, CE)
16h às 16h45 - Blinis sertanejos de tapioca com carne-de-sol e banana caramelizada com rapadura e vinagrete picante, com Hanry Sindeaux e Patricia Uchoa (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Doces raízes do Sertão, com Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - Aula Sebrae
19h às 19h45 - Aula AMBEV
ESPAÇO INTERATIVO SENAC
21/05 – Sábado
13h às 14h30 - Risoto de Carneiro Quixadá, com Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Delícia em camadas - Mini cake de chocolate, cereal, toffe de rapadura e amendoim, com Aldenizia Girão e Ana Celia (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Pão no bafo, com Rosane Radecki (Restaurante Girassol, Palmeira, PR)
19h às 20h30 - Hambúrguer Artesanal, com Erasmo Júnior e Evilazio Nascimento (Senac, Fortaleza, CE)
22/05 – Domingo
13h às 14h30 - Massa fresca com camarão picante, com Franzé Melo e Lila Mendes (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Peixe com banana em emulsão de pimentão, com Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Os sabores da tradição da serra gaúcha na confeitaria atual, com Luisa Jungblut (Ló Patisserie & Chocolaterie, Porto Alegre, RS)
Festival Fartura Fortaleza 2016
Data: 21 e 22 de maio (sábado e domingo)
Local: Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores – Avenida Desembargador Moreira, Aldeota)
Horário: 12h às 23h (sábado) e 12h às 21h (domingo)
Mais informações: http://www.farturagastronomia.com.br/festival/fartura-fortaleza/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses