Pular para o conteúdo principal

Redução da criminalidade

Durante a reunião mensal de monitoramento do Programa "Em Defesa da Vida", realizada nesta quinta-feira (5), foram apresentados os resultados das áreas assistidas pela primeira Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), instalada na AIS 3. Abrangendo ações nas comunidades dos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, a Uniseg teve uma expressiva redução de 100% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Ou seja, ocorreram seis casos de CVLI no ano passado e, a partir da instalação da Unidade, os índices foram zerados.
Na Unidade, funciona um Batalhão da Polícia Militar, oferecendo serviços diferenciados de proatividade como o Ronda Escolar, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência, Grupo de Segurança Comunitária e as reuniões do Conselho Comunitário de Defesa Social da SSPDS. Desde sua criação, o 9º Distrito Policial funciona de forma plantonista, durante 24 horas, além de efetivos das Polícias Militar e Civil dedicados ao local, integrado às ações e projetos sociais do Corpo de Bombeiros, Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
Com isso, a AIS 3, que atende, além dos bairros assistidos pela Uniseg, os bairros Dunas, Papicu, Praia do Futuro, Fátima, Sabiaguaba, Joaquim Távora, Cocó, São João do Tauape e Edson Queiroz, também obteve êxito, com uma redução de 81,8% e dois registros de CVLI em abril de 2016. Com isso, foram salvos nove vidas em relação ao mesmo período do ano passado, onde ocorreram onze mortes violentas.
A vice-governadora Izolda Cela creditou a melhoria dos resultados na área às abordagens sociais que estão sendo feitas na área. “Não tenho dúvidas que podemos creditar o sucesso dos resultados à presença da Uniseg, mesmo com o curto prazo. A experiência de ter um equipamento que abraça o bairro, com o objetivo de envolvimento progressivo da comunidade, tem se mostrado bastante eficaz. A adesão e movimento da população é grande, pois a latência de participação das comunidades é vista no sucesso das parcerias com os projetos. Sabemos que tem um ritmo que é percebido de bairro por bairro, mas são percepções positivas de um anseio da comunidade”, destacou Izolda.
Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), cel. Fernando Albano, os resultados iniciais projetam para uma maior participação popular e de entidades. “Temos obtido bons resultados em locais conhecidos por seus índices contínuos de violência. Somos procurados pela população das mais diversas formas, principalmente, para recepcionar seus projetos sociais. Sabemos que é um trabalho inicial, mas os resultados nos revigoram e acenam para a concretização de mais ações e serviços comunitários integrados”, comentou o comandante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...