Na CMFor

Legislativo quer construir parceria institucional com Universidade de Lisboa para qualificar seus servidores

Parceria tem foco na formação de servidores - Foto: Genilson de Lima
Parceria tem foco na formação de servidores – Foto: Genilson de Lima
Na manhã desta terça-feira, 24, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), recebeu diretores e o presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Manuel Meirinho, além de representantes da Universidade do Parlamento da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. A visita teve como objetivo aproximar a Universidade de Lisboa com a Câmara Municipal, a fim de estender esse relacionamento e ampliar a relação no âmbito público, principalmente na área de capacitação internacional, pesquisas e  investigações no campo cientifico.
O presidente Salmito ressaltou a importância dessa parceria institucional, evidenciando que na gestão pública para servir bem ao cidadão, as instituições devem procurar capacitar seus servidores. Ele destaca que hoje, no Brasil, a realidade começa a mudar, mas lembra que há alguns anos quem cursava uma universidade de administração, por exemplo, tinha um curso voltado para a administração privada. “Aqui no Brasil, e em Fortaleza não é diferente, existe uma demanda muito grande por esse conhecimento técnico-científico para gestão pública e na gestão pública. Nossos quadros não foram formados para a gestão pública”, frisou.
Salmito ainda designou o diretor da Casa, Robson Loureiro, para acompanhar de perto e conhecer todo o protocolo para uma possível parceria do Legislativo com a Universidade de Lisboa. “A partir de uma experiência, de uma parceria que já existe através do parlamento da Assembleia Legislativa do Ceará e esse Instituto e a Universidade de Lisboa, nós queremos conhecer essa experiência e ver a possibilidade de colocarmos essa oportunidade para os servidores públicos da Câmara. O objetivo é de aprimorar e servir melhor a nossa cidade e os cidadãos de Fortaleza.”
O presidente do Instituto da Universidade de Lisboa, Manuel Meirinho, falou sobre a possibilidade de estender esse relacionamento com a Câmara Municipal de Fortaleza, ressaltando que o interesse é procurar oferecer capacitação em áreas que a Universidade de Lisboa é muito forte , que é administração e políticas públicas. “São áreas importantes para as instituições terem uma melhor governança e possam administrar melhor os bens públicos. Nossa escola tem muita tradição, portanto, nesta área os parceiros públicos são parceiros estratégicos para nós. A ideia é abrir portas de eventual cooperação, para que as instituições possam decidir e utilizar nossa instituição para a formação de seus quadros”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto