Na CMFor

IMG_8312

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, sessão solene para a outorga da medalha Boticário Ferreira ao desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região (TRT- 7ª), Francisco José Gomes da Silva. A comenda foi proposta pelo vereador Ronivaldo Maia (PT) e aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Ronivaldo Maia, representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).
A mesa foi composta pelas seguintes personalidades: Tarcísio Limaverde Júnior, presidente do TRT-7ª Região; Marcelo Mota Gurgel, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará; Antônio Teófilo Filho, juiz do trabalho e diretor do Fórum Autran Nunes; Maria Luiza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza e Leandro Vasquez, diretor consultivo da Escola Nacional de Advocacia.
Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Ronivaldo Maia destacou um pouco da história e militância do homenageado. “Mais conhecido como Franzé, atuou por muito tempo como advogado de sindicatos e de trabalhadores e conseguiu prestar relevantes serviços à sociedade de Fortaleza. A comenda não é por acaso, não trata apenas de um querer ou amizade, mas o reconhecimento desse Poder a um homem que presta seu tempo e energia em prol do bem comum. Sua presença no TRT nós honra, nos representa. Esse é um reconhecimento da Casa a um sobralense de nascimento, mas fortalezense de coração”, pontuou.
Em seguida, foi entregue a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do Legislativo da Capital cearense, ao desembargador Francisco José Gomes da Silva e ato contínuo o certificado da comenda. O desembargador prestou homenagens à sua esposa Valéria, sua mãe Libânia e sua sogra Emília Gomes Mendonça, com flores.
Em suas palavras, o desembargador Francisco José agradeceu a todos que penhoradamente escolheram sua pessoa para receber a maior comenda da casa. “Principalmente ao presidente dessa Casa, Salmito Filho e ao vereador Ronivaldo Maia. Já antecipo o pedido de desculpas pelas falhas que possam ocorrer nesse discurso. Antes de mais nada presto homenagem ao ilustre Antônio Francisco Ferreira, o Boticário Ferreira”, frisou
“Nasci em Sobral, mas fui muito bem acolhido em Fortaleza. Longe de querer comparar minha modesta trajetória com a do Boticário Ferreira, mas também tentei devolver tantas benesses que recebi dessa cidade. No exercício do Direito tentei trabalhar por uma sociedade mais justa. Para Deus nada é impossível. Quem iria acreditar que aquele jovem do interior, filho de um pequeno comerciante iria receber uma responsabilidade tão grande como a de ser desembargador. Hoje sou representante do 5º constitucional dedicado a OAB da 7º Região. Meus agradecimentos por ter sido recebido tão bem por aquela corte. Homenageio a todos os membros do meu gabinete, com eles divido essa medalha. Através dela me sinto com mais responsabilidade de trabalhar pela sociedade,” frisou.
Ele falou ainda sobre o projeto “Trabalho Seguro”, que luta pela saúde dos trabalhadores. No final agradeceu a todos os presentes, prestando homenagem ao seu pai (in memoriam), sua mãe, irmãos, esposa, filhas, demais parentes e amigos presentes.

Perfil
O advogado Francisco José Gomes da Silva nasceu em Sobral, no dia 2 de fevereiro de 1962. É o terceiro de sete filhos de José Luiz da Silva e Libânia Gomes da Silva. Casado com Valéria Studart Mendonça Gomes é pai de Isabele. Mariana e Marília Studart Mendonça Gomes. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Professor Arruda, passou pelo Colégio Estadual Dom José Tupinamba da Frota e pelo Colégio Santa Ana, todos em Sobral. Em 1980 mudou-se para Fortaleza, onde concluiu o ensino médio no Colégio Marista.
Em 1981, passou no vestibular para o curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1982, obteve êxito no concurso do Banco do Brasil, tomando posse em Catarina-CE. Em 1987 integrou a equipe da prefeita Maria Luíza Fontenele, tendo colaborado com aquela administração. Sagrou-se Bacharel em Direito em 1989, logo descobriu afinidade pelo direito e pelo processo de trabalho, passando a exercer a advocacia laboral em sindicatos de diversas categorias, entre eles os sindicatos dos comerciários, farmacêuticos, trabalhadores em educação., servidores da Justiça do Trabalho, dentre outros.
Publicou vários livros autoriais e artigos. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento. Possui especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Processo Civil, Direito Constitucional e Direito Penal e mestrado em Direito Constitucional. Atualmente é doutorando em Direito Constitucional pela Unifor e processo Jurídico pela Universidade de Lisboa.
Em 2005 a 2001 assumiu o cargo de coordenar da Procuradoria Jurídica do IPM, compondo a equipe da ex-Prefeita Luizianne Lins. Exerceu o cargo de coordenador jurídico da Secretaria de Cultura, em 2013 a 2014. Em 28 de março de 2014 tomou posse como desembargador do trabalho nomeado pela presidente Dilma Rousseff.
(www.cmfor.ce.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses