Itália na CMFor

    Foto André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, à noite, em homenagem a Camera di Commercio Italo-Brasiliana, da Região Nordeste, em Fortaleza. O evento foi proposto pelo vereador Paulo Diógenes (PSD) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Diógenes, representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho.
A mesa foi composta por Alexandrino Diógenes, secretário da Regional III; Roberto Misici, cônsul da Itália; Cláudio Bruno, representante da Câmara de Comércio Itália-Brasil e Marco Boccadoro, representando os homenageados da noite.
Seis empresas foram homenageadas durante a sessão:
A Muza Construtora, que tem origem italiana, mas é 100% brasileira. Atua no mercado de construção civil de Fortaleza, construindo grandes empreendimentos como condomínios residenciais que integram o bom gosto italiano com o estilo de vida brasileiro. Liderada pelos empresários Alessandro Zandarin e Enrico Munaretto, hoje a Muza é uma empresa consolidada e reconhecida no mercado residencial de Fortaleza, com uma estrutura de 450 colaboradores.
Frente Mar, fundada em 2009 pelos sócios Sebastiano do Ruocco e Massimiliano Camozza, o Frente Mar Grupo atua nos três segmentos da intermediação imobiliária: administração de imóveis, negócios e investimentos. A empresa tem obras em Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Atualmente está executando quatro projetos imobiliários nesses municípios, de alto padrão. O Frente Mar Grupo gera no estado do Ceará atualmente cerca de 100 vagas de trabalho, sendo 40 diretas e 60 indiretas.
Pilar: Amor pelo trabalho, profissionalismo, experiência, dedicação, visão e trabalho em equipe. Baseado nesses princípios nasce em agosto de 2009 a Pilar Ltda. Em parceria com a Ambra Construção LTDA, também associada à CCIE, tem o objetivo de realizar o sonho da casa própria. Sempre desempenhando com responsabilidade social, ambiental e máxima segurança, realiza a construção de complexos residenciais que satisfaçam plenamente as exigências e expectativas de todos os clientes, tendo também um toque de bom gosto italiano.
Desde a sua fundação realiza construções que se encaixam ao programa governamental (Minha Casa Minha Vida). Já entregou mais de 550 unidades entre casas e apartamentos. Atualmente 460 unidades estão em processo de entrega, e mais de 1.900 unidades em fase de construção na região de Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Fortaleza. O pessoal envolvido nas obras chegou a 1000 funcionários, sendo mais de 30 brasileiros e italianos trabalhando em seu escritório.
Cobrit, é uma empresa brasileira com sede em Fortaleza, ativa mercado local desde 2009. A empresa foi criada pelos sócios e empresários Mário Binatti e Davide Verzeletti e conta com a própria contribuição profissional e com a própria experiência pessoal de 30 anos na área imobiliária, na área financeira e de administração e gestão de sociedades. Atualmente a empresa é envolvida na pesquisa e desenvolvimento de novos projetos e operações imobiliárias no Brasil e América do Norte, na gestão operacional de diversas empresas de investimento imobiliário, na gestão de empresas no campo fotovoltaico, entre outras atividades.
La Bella Italia, fundada em 2004 pelo sócio Luca Lunghi, o restaurante La Bella Italia nasceu no bairro Varjota. Após um breve período ocorreu a mudança para o atual endereço na Praia de Iracema. No início de 2006 passou a integrar e fazer parte do projeto o sócio Andrea Antonucci. Atualmente a casa possui mais de 10 anos de história e tradição na cidade de Fortaleza. A missão é proporcionar aos seus clientes uma verdadeira viagem pela gastronomia italiana. A empresa é membro do programa social da Fundação Abrinq que ajudam milhares de crianças e adolescentes e possui ainda uma parceria local com a Instituição Irmãs Redenção, na comunidade do Pirambu, onde contribui com doações de materiais.
Mare Bra Participações e Empreendimentos Imobiliários nasceu em 2005 em Fortaleza. Fundada pelo empresário Marco Boccadoro, veio com a visão dinâmica e arrojada, pois percebeu a potencialidade do estado do Ceará em relação a investimentos do capital estrangeiro. Com onze anos e atuação no mercado, a Mare Bra especializou-se em dar o melhor apoio ao investidor estrangeiro, por isso criou fortes laços com a sociedade cearense, em diversos âmbitos sociais e profissionais, incluindo campo jurídico, fiscal, contábil e com um olhar mais voltado para a construção civil. A empresa possui forte trabalho social, como apoio a Cruz Vermelha; para a Escola Maria Soares de Freitas, em Aquiraz e ao instituto Irmã Giuliana Galli, que desenvolve trabalhos sociais no bairro da Serrinha.
Saudando os presentes e os homenageados, o vereador Paulo Diógenes, falou do reconhecimento ao trabalho dos empresários que decidiram abrir seus negócios no Ceará. “É preciso muita bravura e determinação para construir um negócio do zero em outro país. Foi a garra e o empreendedorismo que trouxe cada um de vocês aqui nessa noite. Um momento de reconhecimento e gratidão. É bonito ver vocês abraçarem nosso País como o lar de vocês, de suas famílias e de seus empreendimentos. Nós brasileiros, sempre reconhecidos por ser um povo de diversidade racial, também os abraçamos”
Segundo Diógenes, foi graças à presença dos empresários que vários empregos foram criados, várias famílias cearenses conseguiram uma fonte de renda. “Fiquei muito feliz ao saber que além das atividades comerciais de cada empresa, muitos dos homenageados de hoje também realizam projetos sociais, que atendem a população de nosso estado”, frisou
Em seguida, em nome da Câmera de Commercio Brasil-Itália, falou o senhor Cláudio Bruno. Ele disse ser uma honra falar em nome da organização. “É com muita alegria que vemos seis empresas italianas, que se destacaram nos últimos anos, serem homenageadas por essa Casa. Isso ocorre por serem associações sólidas, que trabalham com compromisso e dedicação. Agradeço ao vereador Paulo Diógenes que foi o autor desse reconhecimento. Quero também destacar o trabalho do empresário Marco Boccadoro, que foi o grande articulador dessa iniciativa com as instituições municipais. Parabéns as nossas associadas”, frisou
Logo em seguida foram iniciadas as homenagens, com a entrega de placas para as empresas homenageadas. Em nome dos homenageados falou o empresário Marco Boccadoro. “Agradeço ao vereador Paulo Diógenes pelo apoio que tem dado à comunidade italiana. É pelo nosso trabalho que essa sessão está acontecendo. Por isso, agradeço o esforço de cada uma de nossas associadas, principalmente das homenageadas dessa noite, que estão representando muito bem as inúmeras empresas de origem italiana que hoje estão sediadas no Ceará”, pontuou.
Logo em seguida falou o cônsul da Itália no Ceará, Roberto Misici. Ele destacou que a Itália está sendo vista de uma maneira muito positiva a partir dessa sessão, no momento em que são homenageadas uma consultoria, construtoras e um restaurante, negócios que foram criados por empresários italianos, radicados no Ceará. “Nós sempre lutamos pela ética e pelo fortalecimento da cultura italiana em Fortaleza e no Ceará, dentro do nosso consulado. Com esse esforço deixamos de ser vice-consulado e passamos a consulado, devido a importância de nossa comunidade aqui. Aproveito esses minutos para parabenizar vocês por esse referendo e dizemos ao vereador Paulo Diógenes que ficamos muito grato por essa abertura. A ideia de todos nós é mantermos essa união”, concluiu.
Histórico
A Nível Nacional a Camera di Commercio Italo-Brasiliana (CCIN) foi fundada em 1950 no Rio de Janeiro, mas chegou ao Ceará em 2010 com o apoio das grandes instituições italianas no Brasil. Sua missão é dar um suporte concreto aos operadores italianos (cada vez mais numerosos) com a finalidade de intermediar as negociações entre os empresários italianos e brasileiros no promissor mercado nordestino brasileiro; impulsionar o comércio e as negociações entre a Itália e o Brasil; bem como prestar consultoria e uma série de outros serviços, diretamente, ligados aos dois países.
Foi reconhecida pela Associação das Câmaras Italianas (ASSOCAMERE – Órgão integrante do Ministero Dello Sviluppo Economico Italiano), com sede em Roma (IT), em maio de 2013. Assinou, recentemente, um acordo com outras seis Câmaras de Comércio Italiana reconhecidas no Brasil, visando a criação de uma rede integrada intercameral em todo o território brasileiro, com o objetivo de tornar os serviços prestados aos associados mais abrangente, rápido e funcional.
Entre os serviços oferecidos aos membros participantes destacamos: Obtenção de informações sobre: o mercado, o investimento, as áreas geográficas e socioeconômicas, os setores de investimento, os indicadores socioeconômicos e a possibilidade de comércio com o exterior.
Consultoria: constituição de empresas, obtenção de visto de permanência, ajuda e supervisão de reestruturação de negócios, controle financeiro e modelo financeiro, processos de produção, aplicação de estudos sobre a interação entre os clientes e os clientes/empregados, ergonomia, pesquisa de mercado e de pessoal especializado, diagnósticos empresariais, jurídicas, contábeis e fiscais.
Além disso: Tribunal Arbitral entre particulares (pessoas físicas e jurídicas); Análise da documentação necessária para a compra e venda de imóveis, laudos periciais jurados, as avaliações das atividades comerciais; Import-Export: transporte, logística, frete, desembaraço aduaneiro, cálculo de impostos e taxas, importação através de uma atividade comercial de nossa confiança.
Eventos: realizações de eventos, exposições, feiras, casas abertas, oficinas, apresentações de produtos, marketing e distribuição; Organização de missões empresariais, incluindo agenda de reuniões com empresas, associações, instituições, serviço de transporte, tradutores e intérpretes.
O “Sistema Itália Fortaleza”, oferece serviço e assistência aos compatriotas que se encontram em território cearense; cria e desenvolve colaborações bilaterais em campo cultural, econômico e social interagindo com as organizações, associações, instituições italianas e brasileiras, a fim de melhor sua intervenção e de consolidar-se território cearense, procurando satisfazer às necessidades dos associados com habilidade, cuidado e respeito às Leis Brasileiras.
www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto