Pular para o conteúdo principal

Hoje

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate Fome da Prefeitura de Fortaleza (SETRA) realizam, na próxima segunda-feira (23), na Escola Superior da Magistratura, a I Conferência sobre Trabalho Infantil no Município de Fortaleza, com o objetivo de debater e aprovar propostas para um plano estadual estratégico. A meta é erradicar, até 2020, os casos de exploração de crianças e adolescentes. Participarão do encontro educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde, conselheiros, representantes de Secretarias Municipais (SME, SETRA, SMS, SDH, Funci etc.), além de pais e estudantes da rede pública de ensino.
Será a 6ª de uma série de oito Conferências Regionais promovidas entre 15 de abril e 1º de junho. A jornada do MPT-CE começou pelo Cariri e já mobilizou mais de 80 municípios, também da região Centro-Sul, dos Inhamuns, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte e Sertões. Em cada encontro foram eleitos 40 delegados para a I Conferência Estadual sobre Trabalho Infantil a ser realizada nos dias 6 e 7 de junho, na Assembleia Legislativa. O Ceará é o primeiro Estado do país a fazer uma mobilização desse porte, convocando toda a rede de proteção à infância a planejar ações em favor dos direitos de crianças e adolescentes, em especial o de acesso à educação.
Entre os diferenciais da iniciativa, está o protagonismo juvenil. “A necessidade de engajar os jovens surgiu da constatação de que adolescentes entre 14 e 17 anos de idade representam 80% dos casos de trabalho precoce, no Estado”, explica o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. “Eles estarão no front de batalha, promovendo debates sobre os seus direitos, nas escolas e nas comunidades. Vão atuar como multiplicadores, em campanhas educativas e no contato direto com as famílias das crianças e adolescentes em situação de trabalho”, antecipa.
A capital cearense será o único município a ter uma conferência exclusiva. Segundo o censo demográfico de 2010, quase 30 mil crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos – aproximadamente 9% – trabalhavam em Fortaleza. A faixa etária dos 16 aos 17 anos apresentou índice de ocupação de 18,8%.  
As próximas conferências regionais serão em Maranguape – com municípios da Região Metropolitana e Maciço de Baturité - e Sobral (região Norte e Ibiapaba).

SERVIÇO
I Conferência sobre Trabalho Infantil no Município de Fortaleza
Segunda, 23 de maio.
Das 9h às 16h30
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) | Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz

​Assessoria de Comunicação - MPT/CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...