Handebol na CMFor


Câmara homenageia a Federação de Handebol do Estado do Ceará
Marcelo Raulino16 maio, 2016No Comments


Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (16), Sessão Solene em comemoração aos relevantes resultados obtidos pela Federação de Handebol do Estado do Ceará (FHEC), no incentivo ao esporte. O evento foi proposto pelo requerimento 761/2016, de autoria do vereador Fábio Braga (PTN) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Fábio Braga, representando, no ato, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa foi da sessão foi composta pelas seguintes personalidades: Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol; Fabiano Lima, presidente da Federação de Handebol do Estado do Ceará; Jorge Henrique, presidente do Conselho Regional de Educação Física; Andréa Benevides, presidente do Conselho de Desporto do Ceará; Elaine Gomes, atleta da Seleção Brasileira de Handebol e campeã mundial; Alícia Monteiro, atleta de handebol do Colégio Deoclécio Ferro, que carregará a tocha Olímpica em Fortaleza.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Fábio Braga disse que sua história está entrelaçada com o esporte amador. “Fui militante por muitos anos do esporte e vejo como é difícil manter o esporte amador no Brasil. Conhecemos muitas pessoas que dedicam sua vida para alavancar o esporte amador, mesmo diante da falta de apoio do poder público e privado. Trazer essa solenidade para a Câmara tem como objetivo mostrar as pessoas a força do handebol no Ceará e Brasil”, asseverou.

“Vi numa reportagem, o exemplo que Elaine, nossa campeã mundial, tem dado para os jovens. O handebol, tomou uma nova dimensão aqui no Ceará. No interior vemos grandes partidas. O professor Fabiano Lima deu uma guinada no handebol no Ceará e na entrega do prêmio dos campeões em 2015 na Assembleia Legislativa, confesso que me surpreendi com o tamanho desse esporte em nosso estado. Parabenizo a vocês pelo trabalho. Essa sessão é uma homenagem a cada um de vocês pela dedicação e por acreditar no Handebol” destacou.

Fábio Braga afirmou que sempre disse que o esporte foi e será sempre o maior instrumento de inserção social, de mudança de vida e de ascensão para um cidadão. “As vezes o esporte passa ao largo dos gestores. Neste ano, vamos sediar as Olimpíadas, mas precisamos de muito mais apoios. Que o setor privado possa financiar mais o esporte, pois, com certeza, terão como retorno um mundo melhor, mais companheiro. Fico feliz em ver a força do Handebol e aqui na casa podem contar com meu apoio para que o esporte cresça cada vez mais.”

Em seguida o vereador fez a entrega de uma placa comemorativa ao presidente da Federação de Handebol do Ceará, Fabiano Lima, referente aos relevantes serviços prestados para o crescimento do Handebol no Estado do Ceará.

Em seus agradecimentos, Fabiano Lima disse receber a comenda com muita alegria, dedicando-a a todos os que fazem o handebol cearense, a todo trabalho dos atletas, dirigentes, árbitros e colaboradores. “O sucesso do handebol cearense não começou no Ceará. Esse trabalho vem sendo desenvolvido há anos pelo presidente da Confederação de Handebol, Manoel Luiz e agora por nossa atleta, Elaine Gomes. Juntos, eles foram os responsáveis por esse reconhecimento. Parabéns a todos”, observou.

“Aproveito aqui para fazer uma pequena homenagem as pessoas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do nosso handebol. Chamo um dos primeiros presidentes e professores da FIC, Raimundo Aírton Gadelha; Hoje, temos um produto do Handebol, que é a nossa atleta Elaine Gomes, que também recebe essa homenagem, que se estende a todos os atletas. Quando se fala em handebol brasileiro, se fala em Manoel Luiz, que trouxe o nosso primeiro título mundial e abriu o handebol brasileiro para o mundo, aqui o chamo para receber essa homenagem, que se estende a todos os dirigentes da Confederação cearense”, afirmou.

“Quando se fala em política já se pensa em coisa errada, mas eu descobri uma coisa, todo dia quando acordamos somos políticos. Nesse momento difícil da política não podemos nos acovardar e deixar que os que corrompem continuem a frente dos nossos destinos. Mas temos também políticos que atuam pelo bem comum, por isso homenageamos um político que tem trabalhado por nosso esporte, que é o vereador Fábio Braga”, pontuou.

Em seguida, o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz de Oliveira fez sua saudação aos presentes. “Para mim é uma honra estar aqui em Fortaleza, celebrando um momento tão importante como esse. Gostaria de contar com a generosidade dessa plateia. Poucas vezes na minha vida pude ver uma atitude e um momento como esse. Sua sensibilidade, vereador Fábio Braga, em realizar essa homenagem a Federação Cearense e ao Fabiano, nos dá uma pequena mostra de como o senhor pensa no bem do nosso país, da nossa juventude,” comentou.

“A Confederação Brasileira está encantada com a participação de tantas pessoas. Hoje estamos colhendo o fruto de pessoas que plantaram essa árvore. Na tarde de hoje participamos de uma audiência que discutimos a criação de uma Liga Nacional. Aqui tivemos a participação de clubes de vários estados do país”, frisou

Quero mais uma vez dizer para a atleta Elaine: é com a satisfação e carinho que vemos uma solenidade tão importante reconhecer o seu trabalho. Parabéns e vamos em frente. Para finalizar quero agradecer à Câmara e dizer que não é normal um reconhecimento desse nível ao esporte. Vamos estar nos jogos Olímpicos e, com certeza, essas conquistas vão alavancar o desenvolvimento do nosso esporte. Saio daqui com o coração cheio de muita felicidade e contentamento”, finalizou.

Histórico

A Federação e Handebol do Estado do Ceará regula a atividade de handebol no Ceará sendo filiada a Confederação Brasileira de Handebol. Neste ano completou quatro anos de existência, com um trabalho de disseminação das modalidades em todas esferas. Sempre incentivando o surgimento de novos talentos e levando a frente projetos na área de educação, esporte e formação. Teve o reconhecimento da Confederação Brasileira de Handebol, como gestora do Handebol no Ceará. Realiza o campeonato cearense, considerado em número de participantes como um dos maiores do Norte e Nordeste e um dos maiores do País.

A Federação possui sede própria devido a atuação por parte do seu presidente Fabiano Lima e vem crescendo e fazendo surgir clubes, ligas, campeonatos e copas municipais, entre elas as dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Camocim e muitas outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses