Festival Fartura Fortaleza

A gastronomia é novamente celebrada na 2ª edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontece hoje e amanhã, na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores).
O evento que marca a reinauguração da praça conta com diversos espaços gastronômicos, reunindo 100 profissionais da gastronomia entre chefs de cozinha e produtores, além de atrações musicais e teatrais.
Os ingressos estão à venda online pelo site https://www.bilheteriadigital.com/ce e nas lojas Sucré Patisserie, e custam R$ 15,00.
Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para as instituições: Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha -CE, ACEPA – Associação Cultural e Esportiva do Pirambu e Adjacências, e BCAD – Grupo de Bailarinos de Cristo, Amor e Doação. As instituições foram indicadas pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

O Festival Fartura Gastronomia chegou a Fortaleza em 2015, e em seu primeiro ano atraiu oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas. A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.
Espaço Chefs e Restaurantes
No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, preparados especialmente para o evento.
Estão presentes:
Chef: Rodolfo Mayer (restaurante Angatu - Tiradentes, MG)
Prato: Cupim, molho de café, coalhada e farofinha cítrica
Chef: Joca Pontes (Ponte Nova – Recife PE)
Prato: paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante
Chef: Rodolfo de Santis (Nino Cucina – São Paulo SP)
Prato: cavatelli “amatriciana” de polvo
Chef: Tássia Magalhães (Pomodoro – São Paulo SP)
Prato: nhoque de beterraba
Chef: Liliane Pereira (O Banquete – Fortaleza CE)
Prato: crepe de tapioca com camarões puxados na manteiga clarificada, manga e pimenta dedo de moça ao aroma de alecrim
Chef: Rômulo Rezende (Apelo Piadineria – Fortaleza CE)
Prato: piadina de rosbife de filé com queijo do reino, molho teriaki e cebola roxa, com chips de batata doce
Chef: Marco Gil (Quintal Restaurante – Fortaleza CE)
Prato: nachos Cearenses (chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão)
Chef: Leo Gonçalves (O Mar Menino – Fortaleza CE)
Prato: panelinha de frutos do mar.
Espaço Petiscos, Lanches e Doces
Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza, CE); o pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG); os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice (Belo Horizonte – MG), a coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (São Paulo - SP); o bolinho de carne do Restaurante da Zena (Fortaleza, CE) e iscas de camarão do Boteco Praia (Fortaleza).
O evento também terá a participação dos food trucks/bike El Chancho, com hambúrgueres; Doceville, com sanduichinho de brownie; e Hortalícia, com o iogurte grego.
Espaço Produtos e Produtores
O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país, como: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE); farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé,CE), queijo canastra da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (Região da Canastra – MG); geleias, chitney e alho confitado da Doces da Christy (Ponte Nova, MG); e doce de leite da Munhoz Majestic (Alfenas, MG) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.
Espaço Cozinha Ao Vivo
Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda (Belo Horizonte- MG), com o prato Arroz Amado; Thomas Troisgros, do restaurante Olympe (Rio de Janeiro), com seu Cassoulet, a “feijoada francesa” e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (Belo Horizonte – MG), com o prato “pela égua”.
Espaço Aulas Senac
Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG). Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).
PROGRAMAÇÃO ESPAÇO AULAS SENAC
Hoje
13h às 13h45 - Aula com Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Porco, cenoura e cachaça, com Pedro Emílio (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - Queijos de Minas Gerais e afinadores de queijos, com Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG)
16h às 16h45 - A panelada mineira, com Fábio Moreira (FANOR, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Brigadeiro gourmet de munguba, com Nilza Mendonça (Senac, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - O pescado na mesa brasileira, com Lúcio Figueredo (Vojnilô, Fortaleza, CE)
19h às 19h45 - Aula Sebrae
20h às 20h45 - Aula AMBEV
21h às 21h45 - Nhoque de macaxeira com ragu de carne de sol e chips de macaxeira, com Libia Amaral e Victor Sampaio (Senac, Fortaleza, CE)
Amanhã
13h às 13h45 - Rocambole de batata doce com lombo suíno, com Naira Jucá e Citonia Cruz (Senac, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Massala de camarão, com Victor e Vidal (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - A valorização dos insumos locais para panificação, com Karliano Pereira (Rosmarino Pães Artesanais, Fortaleza, CE)
16h às 16h45 - Blinis sertanejos de tapioca com carne-de-sol e banana caramelizada com rapadura e vinagrete picante, com Hanry Sindeaux e Patricia Uchoa (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Doces raízes do Sertão, com Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - Aula Sebrae
19h às 19h45 - Aula AMBEV
PROGRAMAÇÃO ESPAÇO INTERATIVO SENAC
Hoje
13h às 14h30 - Risoto de Carneiro Quixadá, com Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Delícia em camadas - Mini cake de chocolate, cereal, toffe de rapadura e amendoim, com Aldenizia Girão e Ana Celia (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Pão no bafo, com Rosane Radecki (Restaurante Girassol, Palmeira, PR)
19h às 20h30 - Hambúrguer Artesanal, com Erasmo Júnior e Evilazio Nascimento (Senac, Fortaleza, CE)
Amanhã
13h às 14h30 - Massa fresca com camarão picante, com Franzé Melo e Lila Mendes (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Peixe com banana em emulsão de pimentão, com Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Os sabores da tradição da serra gaúcha na confeitaria atual, com Luisa Jungblut (Ló Patisserie & Chocolaterie, Porto Alegre, RS)
Atrações musicais e teatrais
Além de toda a programação gastronômica, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; e a cantora Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Veja a programação cultural completa:
Hoje
Palco Principal
10h - Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
11h - Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
13h - Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
14h - Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
16h - Carlinhos Patriolino + Macaúba do Bandolim
18h - Paula Tesser
20h - Os Bicho de Ureia
21h30 - Lorena Nunes (show em homenagem à Tropicália)
Palco Cultural
12h - Grupo Garajal com Oficina Jogo de Palhaço + Espetáculo Circo Alegria
14h - Companhia Intinerante de Malabares com oficina de Malabares + Circo Lúdico Experimental com espetáculo Tiquinho de Nada
15h30 - Dona Zefinha - CH@FURDO
19h - Siara Quarteto - Calssico dos Filmes e Videogames
21h - Di Freitas (Cariri)
Amanhã
Palco Principal
13h - Kaya no Choro
14h30 - Nayra Costa
16h - Adelson Viana e Nonato Luis
18h - Orquestra de Sanfonas do Ceará
19h30 - Marcos Lessa - No Siará é Assim!
Palco Cultural
12h KIKA ABRANTES E MAKITO VIEIRA - CANTOS BRINCANTES
13h30 Grupo Formosura de Teatro - Boi Estrela
15h Circo Tupiniquim - As estripulias do Macaco Simão
19h Marimbanda
Festival Fartura Fortaleza
O Festival Fartura Fortaleza faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas para seus eventos, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira. 
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.
Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar noFartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Serviço
Festival Fartura Fortaleza
Local: Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) - Aldeota, Fortaleza – CE
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h
INGRESSOS: Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie
Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.
Lojas Sucré Patisserie
- Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
- Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
- República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses