Festival Fartura Fortaleza

Sábado (21) e domingo (22), a gastronomia será novamente celebrada na segunda edição do Festival Fartura Fortaleza. O evento, que acontecerá na Praça das Flores, faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas para seus eventos, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira.   
O Festival Fartura Fortaleza contará com 100 profissionais da gastronomia, entre chefs de cozinha, produtos e produtores e artistas e resultado de uma parceria do Projeto Fartura Gastronomia com o Sistema Jangadeiro, através da plataforma Pitada, e tem apoio da Sucré Patisserie, da chef Lia Quinderé, eleita como melhor chef confeiteira do Brasil e a Sucré como melhor doceria por revistas especializadas.
O Festival Fartura Gastronomia chegou a Fortaleza em 2015, e em seu primeiro ano atraiu oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas.
A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.
No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País. Como Rodolfo Mayer, de Minas Gerais, com o seu prato Cupim, vinagrete de feijão fradinho e purê de cebola assada; do Ceará, a chef Liliane Pereira (CE), com seu crepe de tapioca com camarões; de São Paulo, o chef Rodolfo De Santis, do restaurante Nino, com o prato Cavatelli "amatriciana" de polvo e a chef Tássia Magalhães, do Pomodori, com seu Nhoque de beterraba. De Recife (PE) o chef Joca Pontes, do restaurante Ponte Nova, com sua paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante.
Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza, CE), pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG), os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice e a Coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (SP).

O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE) e farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé, CE) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.

Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda de Belo Horizonte, com o prato Arroz Amado e Thomas Troisgros, do restaurante Olympe, no Rio de Janeiro, com seu Cassoulet, a “feijoada francesa”.

Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG).  Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).  
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.
 Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina,  se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 

Serviço:
Festival Fartura Fortaleza
Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) - Aldeota, Fortaleza - CE
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h

INGRESSOS: Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie

Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.

Lojas Sucré Patisserie
- Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
- Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
- República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.

Sobre o Projeto Fartura Gastronomia
O Festival Fartura Fortaleza esta inserido no Projeto Fartura Gastronomia responsável por todo mapeamento da cultura gastronômica brasileira derivada da Expedição Fartura Gastronomia. Este levantamento gastronômico é apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação através de 4 livros, 3 filmes, programas de rádio e redes sociais.
Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

Sobre a Expedição Fartura Gastronomia
Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados.  Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.

Prêmios
Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.
Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.
Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

Outras informações e imagens em alta:
Vídeos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses