Dia da Zootecnia

"
No dia 13 de Maio de 2016 a Zootecnia comemora 50 anos no Brasil. Tendo como berço a cidade de Uruguaiana, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a zootecnia como profissão nasceu no ano de 1966 para atender a demanda do avanço e modernização da agropecuária no país. Somente em 1994, a Zootecnia desembarcou no estado do Ceará com o primeiro curso de graduação na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral. O curso foi posteriormente estabelecido em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará em 2000 e, atualmente, existem cinco cursos de nível superior no estado, também nos municípios de Crato e Crateús através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e, em Caucaia através da Faculdade Terra Nordeste.
O Zootecnista é o profissional que atua na criação dos animais domésticos em todos os seus ramos e aspectos, destacando-se nas áreas do melhoramento genético e no manejo nutricional e reprodutivo dos animais. Outras áreas emergentes na Zootecnia são no manejo de animais silvestres e exóticos e na criação de animais de companhia, esporte e lazer, buscando o bem-estar e equilíbrio nutricional. O Zootecnista desempenha também atividades na agroindústria produtos de origem animal, em todos os seus estágios de produção. No estado do Ceará, os profissionais tem se destacado principalmente no balanceamento de dietas para animais, na elaboração de projetos agropecuários e na assessoria técnica a empreendimentos.
A relação do profissional com a produção animal transcende os limites técnicos enquadrando-se numa visão holística da interação homem-animal-ambiente. Assim, o Zootecnista desenvolve novas biotecnologias buscando o aumento da produtividade animal, sem desconsiderar as questões socioeconômicas do indivíduo, o bem-estar animal e o equilíbrio ambiental. 
Após meio século de formação profissional a Zootecnia encontra-se hoje mais madura, mas ainda mantém seu espírito inovador procurando adequar-se às novas demandas do mercado. Os desafios político-profissionais estão sendo superados e o Zootecnista vem conquistando espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Assim parabenizo, em nome do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), a todos os Zootecnistas pelo 13 de Maio e pelos 50 anos de contribuição ao crescimento do agronegócio do país.
Danilo de Araújo Camilo, Conselheiro do CRMV-CE e zootecnista".

Área de anexos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto