Pular para o conteúdo principal

Dia do Trabalhador

Neste 1° de maio, Dia do Trabalhador, uma das grandes conquistas a serem comemoradas é a compreensão por parte de muitas empresas da importância da inclusão de PCD’s (pessoas com deficiência) em seus quadros de funcionários. Muitos empresários estão percebendo que estimular a diversidade dentro de seus times só traz ganhos: favorece o compartilhamento de experiências, traz diferentes visões sobre um mesmo assunto e faz com que os colaboradores cresçam como pessoas e profissionais.

É o caso do Grupo Aço Cearense, que mais do que uma obrigatoriedade imposta à empresa por conta da Lei de Cotas (8213/1991), enxerga a inclusão de PCD’s em seu quadro de colaboradores como parte da sua responsabilidade social, empregando atualmente 114 colaboradores PCD’s, atuando em diversas funções – auxiliar operacional, auxiliar administrativo, assistentes, entre outras – e contribuindo efetivamente para o crescimento da empresa. Hoje, a quantidade de colaboradores com esse perfil em suas empresas vai além da porcentagem estabelecida juridicamente. Por conta disso, em 2015, o Grupo foi agraciado com a certificação “Empresa Completa – Empresa que inclui”. O prêmio é concedido anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e do SINE-CE / IDT da Região Metropolitana, que reconhece publicamente as instituições que mais incluem pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Outra empresa que preza pela inclusão é o Pinheiro Supermercado, com mais de 60 colaboradores com algum tipo de deficiência em seu quadro de colaboradores. Não se admire se algum dia chegar a uma das unidades da rede e uma moça simpática com Síndrome de Down embalar as suas compras e desejar um “bom dia”. É Samea Maria da Silva Leite, que já está na empresa há 4 anos, exercendo a função de empacotadora. Na parte administrativa, o Pinheiro Supermercado também emprega o Samir Negrão de Sousa, que possui uma deficiência física e mesmo com a baixa estatura e pequenas dificuldades motoras desempenha muito bem a função de coordenador de custo, sendo colaborador da rede há 12 anos.

O Pinheiro Supermercado também recebeu por duas vezes o certificado “Empresa completa – Empresa que inclui” (2013 e 2015), do Governo do Estado. Além de treinamentos técnicos e comportamentais específicos de acordo com a função que o PCD atua, o Pinheiro Supermercado também conta com um projeto de desenvolvimento para essas pessoas, onde são trabalhados temas como marketing pessoal, postura profissional e excelência no atendimento. “Além de todos os ganhos em termos de integração e compartilhamento de experiências entre os colaboradores, os PCD’s, por vezes, acabam se tornando fonte de inspiração e motivação para toda a equipe”, explica a diretora de Desenvolvimento Humano (DH) do Pinheiro Supermercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...