Biogás

A Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará e a Ecofor Ambiental inauguram na próxima segunda-feira (11), a unidade para captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) – a Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza). A solenidade será às 10 horas, no ASMOC.
A nova usina se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010.
A GNR Fortaleza vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro e será a segunda maior do País, com capacidade para a produção de 100.000 m³ de biometano, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências. O gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza.
Para a retirada de metano, foram instaladas tubulações que farão a sucção de todo o metano da superfície do aterro. O processo de produção de biometano acontece a partir da separação de CO² do metano e da remoção de contaminantes.
Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO² sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações. Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.
Serviço
Inauguração da unidade para captação e tratamento do biogás – GNR Fortaleza
Data: 11/04/2016 (segunda-feira)
Hora: 10 horas
Local: Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC)
Serão disponibilizadas vans para a ida ao Asmoc, que sairão da sede do Grupo Marquise - 
Avenida Pontes Vieira, 1838 (entrada pela Rua Isaac Amaral).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim