290 anos de Fortaleza-III


Na semana em que se comemora o aniversário de 290 anos da cidade, as Edições Demócrito Rocha lançam a 2ª edição do livro Fortaleza: uma breve história. Revisto e atualizado pelos autores Artur Bruno e Airton de Farias, o livro será apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio, amanhã, às 19 horas, no Espaço O Povo de Cultura & Arte. 
Neste livro, Fortaleza é apresentada como uma narrativa histórica, um relato no qual surgem acontecimentos, mudanças e permanências que são os marcos e ritmos dessa trama, uma forma de organizar e apresentar a história de uma cidade. 
A obra segue uma escrita linear da história de Fortaleza, das “origens” ao “presente”. A partir desse recorte historiográfico, o leitor passa a conhecer os principais processos políticos, econômicos e sociais que têm impacto importante para o aceleramento das transformações em Fortaleza, com destaque para a segunda metade do século XX.
No capítulo que trata de “Fortaleza presente”, os autores analisam a expansão geográfica e populacional da cidade que transformam bairros já consolidados e fazem surgir novos bairros com forte adensamento urbano em algumas áreas. De acordo com Artur Bruno e Airton de Farias, embora haja melhorias importantes da qualidade de vida do fortalezense a partir da reestruturação de equipamentos urbanos e vias que facilitam a mobilidade e contribuem para o crescimento econômico da cidade, é inegável que Fortaleza ainda mantém traços que comprovam as “graves contradições sociais” que exigem cada vez mais o esforço do poder público e de toda a sociedade.
SERVIÇO
Lançamento do livro Fortaleza: uma breve história, de Artur Bruno e Airton de Farias
Quando: 12 de abril (terça-feira), 19 horas
Onde: Espaço O Povo de Cultura & Arte (Aguanambi, 282, José Bonifácio)
Preço: R$ 45,00
Informações: (85) 3255 6037/ 3255 6226
Estacionamento gratuito ao lado da sede de O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses