Para elas na CMFor


Mulheres homenageadas pela CMFor (foto André Lima)
  • A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
  • Uma iniciativa das vereadoras Cláudia Gomes (PTC), Germana Soares (PHS),Leda Moreira (PSL), Lucimar Martins – Bá (PTC), Magaly Marques(PMDB), Ruthmar Xavier (PR), Tamara Holanda (PSDC) e Toinha Rocha (REDE), aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa.
  • Durante a solenidade foram homenageadas 25 mulheres que se destacaram em suas respectivas áreas na cidade de Fortaleza.
  • A sessão foi presidida pelas vereadoras Magaly Marques e Cláudia Gomes, em nome do presidente da Casa, Salmito Filho.
  • A mesa dos trabalhos foi composta pelas vereadoras Lucimar Martins, Germana Soares, Ruthmar Xavier e Toinha Rocha.
  • Magaly Marques foi a primeira a prestar suas homenagens às seguintes mulheres: Almerinda Maria; Maria Orileide Lopes Barbosa; Maria Dulce da Silveira e Selma Pereira da Silva de Sousa. Na sua saudação aos presentes, a vereadora Magaly Marques destacou que o dia 8 de março é uma data mais reflexiva que festiva. Data para que as mulheres possam avaliar suas responsabilidades junto a sociedade. “Estendo minhas homenagens às mulheres que estão nas fronteiras da Europa que fogem das guerras em seus países. Rogo a Deus que elas tenham dias melhores. É proverbial a discriminação que as mulheres sofrem, mas muitas, como as homenageadas de hoje, têm feito muito para mudar essa realidade, em todos os setores da sociedade”, frisou.
  • Em seguida, Cláudia Gomes prestou suas homenagens para as seguintes mulheres: Kátia Castelo Branco Machado Diógenes; Lis Monteiro de Carvalho Guerra; Maria Stela Frota Salles e Rita Arruda D’Alva Martins Rodrigues. A vereadora Cláudia Gomes saudou todas as mulheres, afirmando que algumas pessoas falam que não se deveria comemorar o 8 de março, porque todos os dias deveriam ser dia da mulher, “é verdade, mas infelizmente na nossa sociedade é necessário que se tenha um dia para lembrar que nós temos os mesmos direitos e mesma vontade de lutar e crescer com a sociedade. O dia 8 de março foi de sofrimento. Os direitos das mulheres têm que ser lembrados sempre. Tem mulheres que sofrem e não tem direito de reclamar. Como vereadoras temos obrigação de lembrar isso a cada dia”, observou.
  • Já Lucimar Martins (Bá) prestou homenagens a Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto; Viviane Maria Rocha Martins; Lisângela Nunes Fialho e Waléria Vasconcelos Almeida. Lucimar Martins afirmou que esse é um momento de grandeimportância. “A tradição ressalta a luta pela igualdade de direitos da mulher como centenária. Neste dia celebra-se na maioria dos países o Dia Internacional da Mulher. Não é para lembrar das virtudes da mulher, mas para lembrar que essa data se tornou momento de confluência para que lutemos pela igualdade. Que essa homenagem possa nos fortalecer como combustível para que essa luta seja contínua”, pontuou
  • Germana Soares prestou homenagens a Andréa Cristina da Silva Benevides, Heloísa Stangier Pires Barbosa,Maria Das Graças Martins Alcoeres e Maria do Perpetuo Socorro França Pinto. Germana Soares afirmou que esse é um dia de muita alegria. “Agradeço e louvo a mulher todos os dias. Ser mulher na minha visão é mais que um mister, mas uma missão. Minhas homenageadas tiram horas de suas vidas para ajudar, educar e orientar as outras pessoas”. A vereadora também falou de diversas lutas que as mulheres enfrentam para serem respeitadas no dia a dia. “Que no próximo mandato, essa casa possa vir a ter uma maior representação feminina que lute por seus ideais e pelos direitos das mulheres”, asseverou.
  • Dando segmento a solenidade, Ruthmar Xavier fez suas homenagens a Alda Nogueira, Joana Angélica Paiva Maciel, Fátima Maria Fernandes Veras e a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale. Segundo a parlamentar, a data surgiu para lembrar a luta das mulheres operarias, que foram oprimidas por lutarem seus direitos e se consolida como uma saudação dos espíritos guerreiros de todas mulheres do mundo. “Conseguimos nos manter firmes. Sabemos que somos capazes de ouvir com brandura. A mulher é acima de tudo uma obstinada, que não vê dificuldades, mas desafios. Talvez o mundo não perceba essa união de sentimentos, mas o certo é que a mulher na história passou a ser subjugada e até hoje essa condição existe num mundo. No Brasil existem 11 casos de violência doméstica por dia no Ceará, números que muito nos preocupa”.
  • Segundo ela, o salário da mulher representa 62% do recebido pelo homem. “O Brasil está empatado com o Chile em discrepância de renda entre gêneros. Esse dia é um alerta para todos nós. Avançamos e tivemos conquistas, mas ainda estamos longe do ideal, apesar de a mulher está mais inserida na sociedade brasileira”, argumentou.
  • Toinha Rocha homenageou Ana Karina de Sousa Correia, Ana Roberta Pereira, Inês Cabral da Costa e Sued Mara. A vereadora destacou a importância do decreto que definiu a realização dessa solenidade para homenagear as mulheres fortalezenses anualmente. “Essa é a quarta sessão que realizamos, e será a minha última como vereadora, por isso minha emoção. O 8 de março foi criado para homenagear aquelas mulheres que foram queimadas por lutarem por seus direitos, pela sociedade machista. Hoje a luta continua, em busca de melhores dias. Temos duas mulheres na Mesa Diretora dessa casa hoje,porque a bancada feminina foi para cima e exigiu essa representação. Se somos 20% da casa também devemos ter 20% dos cargos da mesa. E nós como vereadoras estamos aqui para defender os direitos de todos. Foi através desse sentimento que escolhi as minhas homenageadas de hoje, pois são lutadoras, guerreiras e nunca abandonam a luta”.
  • Em seguida, todas as vereadoras se dirigiram à frente do plenário.
  • Ao lado do chefe de Gabinete da Câmara, Ismênio Bezerra, que representou o presidente Salmito Filho, elas homenagearam a servidora Maria Aparecida de Aguila Maciel, que ato contínuo fez seus agradecimentos, em nome de todas as homenageadas da noite.
  • “Sensibilizada quero agradecer ao presidente Salmito pela homenagem. Somos símbolos de luta com respeito e igualdade. Não penso que as mulheres já conseguiram essa igualdade. Mas ser mulher é ser abnegada. Sou funcionária dessa casa há 33 anos, e isso engrandece meu coração. Não só pela homenagem, mas por tudo que passei e mesmo assim nunca fugi de minhas responsabilidades. Recebo essa homenagem com muito prazer e divido com todas presentes”, concluiu.
  • Perfil das homenageadas
  • Homenageadas da Vereadora Cláudia Gomes
  • Kátia Castelo Branco Machado Diógenes
  • Atual Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza UNIFOR, Doutoranda em Saúde Coletiva UECE/UFC/UNIFOR, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR, Especialização em Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria pela Faculdade Farias Brito.
  • Lis Monteiro de Carvalho Guerra
  • Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco CE, Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo de Mandic, é Coordenadora e Docente do Curso de Pós Graduação em nível de Especialização em Ortodontia pela Academia Cearense de Odontologia e Coordenadora e Docente do Curso de Pós Graduação em nível de Especialização em Ortodontia pela Unichristus.
  • Maria Stela Frota Salles
  • Cerimonialista, promoter e ganhadora há 5 anos do troféu Destaque do Ano, Membro do conselho da BPW (Business and Professional Women), Diretora da ALFE (Associação de Lojistas e Líderes Femininas), Membro da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil), Membro da Academia Internacional de Artes e Letras, Apresentadora da “Fun Tv”, Fundadora e Presidente do “Mulheres in foco”.
  • Rita Arruda D’Alva Martins Rodrigues
  • Bacharelou se em 1990 em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 1996, ingressou através de concurso público nos quadros de carreira do Ministério Público do Estado do Ceará, tendo exercido função de Promotora de Justiça nas Comarcas de Cariré, Barbalha, Sobral e Aquiraz. Atualmente é Promotora de Justiça titular da 28ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Fortaleza.
  • Homenageadas da Vereadora Lucimar Martins (Bá)
  • Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto
  • Natural de Fortaleza. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE), atua no Ministério Público desde 1986. Cumpriu diversas etapas até chegar à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública no Estado do Ceará, atuando junto a várias Comarcas do Interior.
  • Viviane Maria Rocha Martins
  • Médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte e especializada em rejuvenescimento a laser, pela Universidade de Harvard, Boston, Estado Unidos, além de vários outros cursos na área da dermatologia. Constituiu consultório para atendimento ao público na Clínica Haim Erel Cirurgia Plástica e Dermatologia, realizando procedimentos facial e corporal para a manutenção do embelezamento da mulher.
  • Lisângela Nunes Fialho
  • Natural de Fortaleza. Coordenadora do Colégio Ademir Araújo, onde vem desenvolvendo projetos de melhoria na educação e na qualidade do ensino dos alunos daquele bairro e adjacências.
  • Waléria Vasconcelos Almeida
  • Natural de Fortaleza. É professora, formada em Agronomia e Matemática. Começou a lecionar aos 17 anos, é um exemplo de mulher que acredita na educação, na formação e na transformação da criança e da juventude através do conhecimento.
  • Homenageadas da vereadora Germana Soares
  • Andréa Cristina da Silva Benevides
  • Doutora em Educação – Unesa, Mestre Em Saúde Pública – Uece
  • Presidente Do Conselho Do Desporto Do Estado Do Ceará, Vice-Presidente Do Conselho Regional De Educação Física Cref 5, Tem os estudos voltados para a Atividade Física, Adesão, Saúde E Educação nas Linhas de Pesquisa Voltadas para Idosos, Osteoporose, Gestantes, Ambiente Laboral.
  • Heloísa Stangier Pires Barbosa
  • Natural de Campinas/ SP, Graduada pela PUC-Campinas, Técnica, nacional de natação do CPB, Professora efetiva do estado lotada na escola Santo Afonso Criadora, coordenadora e professora do Núcleo de Adaptado de Desporto Aquático e Reabilitação – NADAR, Professora do Projeto Atleta Cidadão da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  • Maria Das Graças Martins Alcoeres
  • Pós-graduada em administração Escolar pela Universidade Vale do Acaraú/ Faculdade Contemporânea, Bacharelado em Teologia pela Faculdade Hockemqah, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú.
  • Maria do Perpetuo Socorro França Pinto
  • Graduação Curso Superior de Economia pela Universidade Federal do Maranhão ­ UFMA (1967). Curso Superior de Ciências Políticas e Sociais na Universidade Federal do Ceará – UFC (1972). Curso Superior de Administração pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1977).
  • Pós ­ Graduação Especialização em Direito Público na Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Sociedade Brasileira e Participação Democrática na Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Direito Público – UFC Especialização na Escola Superior de Guerra Especialização em Metodologia do Ensino na Universidade de Fortaleza ­ UNIFOR Especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual do Ceará – UECE Mestrado de Direito Público na Universidade Federal do Ceará – UFC. Cargo atual: Controladora Geral de Disciplina do Estado do Ceará.
  • Homenageadas da Vereadora Toinha Rocha
  • Ana Karina De Sousa Correia: Advogada. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CEARÁ.
  • Ana Roberta Pereira: Militante no Movimento em Defesa dos Direitos das Crianças com alergia Alimentar.
  • Inês Cabral Da Costa: Coordenadora do Movimento Feminino do Ceará Sporting Club.
  • Sued Mara: Militante no Movimento em Defesa dos Direitos das Crianças com alergia Alimentar.
  • Homenageadas da Vereadora Magaly Marques
  • Almerinda Maria
  • Almerinda sempre teve como marca registrada o empreendedorismo e o otimismo. Começou há 30 anos comercializando roupas trazidas de São Paulo e ainda na década de 1980 começou a fabricar roupas de cambraia de algodão e linho com bordados richilieu. Em janeiro de 2016 expandiu suas atividades inaugurando uma loja em São Paulo chamada Alma Concept com um conceito diferenciado da loja de Fortaleza.
  • Maria Orileide Lopes Barbosa
  • Servidora pública federal, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Atua no Instituto nacional da previdência social(INSS), foi a primeira pessoa não formada em medicina a chefiar o setor de perícia médica de Fortaleza, Fundou o conselho de ética médica do INSS em Fortaleza, chefiou o Setor de cadastro da gerência Fortaleza(SAIS), e atualmente é Gerente da agência de previdência social Centro oeste da gerência Fortaleza.
  • Maria Dulce da Silveira
  • Desde jovem trabalhou com vendas e decoração, se qualificou nos cursos de decoração e Designer. Em 1983 fundou a empresa Dulce Silveira, junto com os irmãos. Ganhou prêmios como da CDL e outros prêmios locais. Em 2012 foi destaque nacional na 15º ABMAD.
  • Selma Pereira da Silva de Sousa
  • Homenageadas da vereadora Ruthmar Xavier
  • Alda Nogueira:
  • Filha de agricultores, viveu sua infância na roça, vindo pra fortaleza, trabalhou de doméstica em casa de família. Casou-se, com o Sr. Fernando Brito Bastos, teve três filhos e adotou a quarta. Sempre foi uma mulher batalhadora, teve confecção, teve várias costureiras como funcionárias. Fiel filântropa, doando dinheiro a causas humanitários, como Legião da Boa Vontade, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza entre outras. Aos 67 anos, perdeu seu marido, ela vinha cuidando dele a cerca de 5 anos, Trombose, AVC, halsimer, sempre com muita paciência, nunca deixou lhe faltar nada, sempre o manteve limpinho, cuidou como um filho. Ela sempre fizera seus exames de prevenção de Câncer, nunca deu nada, na perda do marido, com 6 meses, fora diagnosticado um câncer de mama, já em estado avançado, tendo que ser retirado uma mama, a família ficou em desespero, pois ela tendo perdido o genitor, vendo a genitora se submeter há uma cirurgia delicada, na idade dela, más DEUS sempre foi maravilhoso, ela saiu da cirurgia bem, foram tempos de tratamento, sempre com muita disposição. Até conhecer a instituição de Anjos “Toque de Vida”, uma instituição mantida com doações, sem apoio do governo estadual ou municipal, más com gente determinada a superar as dificuldades e amparar as mulheres mastectomizadas. Foi um reinicio da vida dela, com muita alegria, a levamos sempre as festinhas, as quadrilhas, churrascos, enfim, ela ama estar ao lado das amigas do Toque de Vida. É a história de uma mulher guerreira, de fibra, que é o alicerce de uma família humilde, de gente trabalhadora, vencedores, que sempre seguiram seus conselhos.
  • Joana Angélica Paiva Maciel:
  • Médica graduada pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Pediatria, com Título concedido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria, com Residência Médica pelo Hospital Infantil Albert Sabin, Especialista em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela Universidade Federal do Ceará, Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará, Superintendente Adjunta do Instituto Dr José Frota, Gerente Técnica Médica da Associação Peter Pan.
  • Fátima Maria Fernandes Veras:
  • Fátima Maria Fernandes Veras tomou posse como Reitora da Universidade de Fortaleza em 2 de março de 2009, tendo sido reconduzida ao cargo no dia 03 de março de 2013, após reeleição. É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, tendo especializações em Infectologia pelo Hospital São Sebastião de Doenças Transmissíveis (Rio de Janeiro); em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ; em Medicina Tropical pela Universidade de São Paulo (USP) e em Tecnologia Educacional pela Universidade de Fortaleza. A Profa. Fátima Veras é Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Na Universidade de Fortaleza, a professora trabalha há mais de 30 anos, tendo ocupado vários cargos de destaque em sua trajetória. Foi coordenadora do Núcleo de Atenção Médica Integrada, durante 13 anos; Diretora do Centro de Ciências da Saúde, por 18 anos e Vice-Reitora de Ensino de Graduação, por 6 meses, antes de assumir o atual cargo.
  • Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale:
  • Nascimento: 17 de abril de 1952- Fortaleza­ Ceará, Formação Acadêmica Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1974), Bacharela em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1980),Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará –UFC (1980).Especialização em Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público (2002), Curso de Direito Penal, realizado pela Universidade Federal do Ceará (1980), Curso de Capacitação de Recursos Humanos para Atuar na Prevenção e Enfrentamento de Violência contra a Pessoa Idosa, realizado pela Procuradoria Geral de Justiça (2005). Funções Atuais Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (empossada em 30 de janeiro de 2015) para o biênio 2015/2017. Nomeada para o cargo de desembargadora em 28 de outubro de 2005, pelo critério do quinto constitucional, destinada ao Ministério Público do Ceará.
  • Homenageada do Vereador Salmito Filho
  • Maria Aparecida de Águila Maciel – nasceu em 05 de agosto de 1961 na cidade de Fortaleza – CE, iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora das Graças e Colégio Cearense, onde recebeu os primeiros ensinamentos para desenvolvimento de sua personalidade, formação cristã é a base para seu desenvolvimento técnico-cultural. Em 1979 ingressou na Universidade Federal do Ceará graduando-se em Ciências Contábeis no ano de 1985. Em 1988 cursou pós-graduação em Contabilidade e Controle na Universidade de Fortaleza e na mesma Universidade concluiu o curso de bacharel em Direito em 2002.1. Iniciou no serviço público já em janeiro/1983 assumindo posteriormente os Cargos Chefe do Departamento Financeiro, Chefe do Departamento Pessoal no período de 1988 a 1996, Chefe de Departamento Recursos Humanos durante os anos de 1996 a 2005. Assumiu a diretoria do Departamento Recursos Humanos no período de 2005 a 2011. Ainda em novembro de 2011 assumiu o cargo de Ouvidoria desta Casa até novembro de 2013. De janeiro de 2015 aos dias atuais exerce o cargo de diretora do Departamento Administrativo. Na sua atividade de servidora pública participou das comissões de Avaliação e Desempenho em 1989, Readaptação em 1996 e do Plano de Cargos e Carreira em 1996 e 2012 da Câmara Municipal de Fortaleza. A homenageada tem 3 filhos Juliana (contadora), Iran (médico veterinário) e Carlos (advogado) e uma neta, a Ana Julia.
  • (www.cmfor.ce.gov.br-Marcelo Raulino).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde