Endividados

Em março, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revela que 68,8% dos consumidores de Fortaleza possuem algum tipo de dívida.
O resultado veio 4,2 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de fevereiro (73,0%), indicando um alívio na situação do endividamento – sentimento reforçado com a queda de 1,2 pontos percentuais na taxa de consumidores com dívidas em atraso.
A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução de 1,2 pontos percentuais, indo de 22,2%, em fevereiro, para 21,0% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (24,1% afirmam possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (22,3%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (22,7%).
O tempo médio de atraso é de 55 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 55,9% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 32,0%, seguido da contestação da dívida (10,8%).
Comprometimento de Renda
Em Fortaleza, 68,8% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 80,7% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 16,7%; (c) os empréstimos pessoais, com 7,2%; e (d) os carnês e crediários (5,7%).
O consumidor utilizou o crédito para a compra de:
• Itens de alimentação (47,9% das respostas);
• Eletroeletrônicos (30,6%);
• Artigos de vestuário (28,6%); e
• Realização de despesas de educação e saúde (28,2%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.376 e prazo médio de oito meses, comprometendo 37,3% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento. 
Inadimplência potencial
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 0,7 pontos percentuais, passando de 8,6%, em fevereiro, para 9,3%, neste mês.
A manutenção de um percentual elevado da renda comprometida com o pagamento de dívidas e o aumento do custo de vida contribuem para o crescimento da inadimplência potencial. O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (10,2%), com idade entre 25 e 34 anos (10,4%) e renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (10,1%).
Orçamento familiar
A Pesquisa de Endividamento também revela que 79,6% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 12,0% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 8,5% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:
• A falta de orçamento e controle dos gastos, com 32,7%;
• As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 29,8%;
• O aumento dos gastos considerados essenciais, com 28,5%;
• Gastos imprevistos, com 16,8%;
• Compras antecipadas, com 14,3%; e
• Desemprego, com 8,8%.
Saiba mais
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.
Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras oportunidades. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

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