Sacada Cidadã

Um projeto esportivo em Fortaleza, voltado para o público infantil de baixa renda, com foco na prática do tênis. Outro, no Crato, estruturado em cinco vertentes (futsal, voleibol, handebol, fitness e atividades recreativas) que também contribui para a formação cidadã de crianças e jovens de sua comunidades de entorno. Em comum, os dois contam com apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O projeto “Sacada Cidadã”, em Fortaleza, da Associação Recreativa dos Empregados dos Correios do Estado do Ceará, e o projeto “Mais Social”, no Crato, da Sociedade Proamiga Cariri, estão entre os cinco projetos patrocinados recentemente pelo Banco do Nordeste com base na Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06), todos eles previamente aprovados pelo Ministério do Esporte.

Dentre os critérios utilizados para a seleção foi priorizado o caráter social inclusivo para o público infanto-juvenil de baixa renda, nas modalidades educacionais e de participação social. No total, R$ 1,3 milhão em impostos devidos foram revertidos em prol dessas iniciativas. As cidades em que estão sendo desenvolvidos os projetos selecionados são: Fortaleza (CE), Crato (CE), Santa Rita (PB), Saubara (BA) e Salvador (BA), todas na área de atuação do Banco do Nordeste. 

Para o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Fran Bezerra, o apoio financeiro a projetos esportivos reforça a missão do Banco do Nordeste como agente de desenvolvimento da Região. "Isso nos mantém em sintonia com as políticas do Governo Federal voltadas para o incentivo ao esporte como instrumento de inclusão social, consolidando importantes práticas de responsabilidade social no âmbito das atividades do Banco", ressaltou.

Outros estados

Na Paraíba, o projeto “Educando pelo Esporte IV” promove a inclusão social de mais de 14,4 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, por meio da difusão de várias modalidades esportivas e de recreação: futsal, futebol de campo, voleibol, xadrez, jogos de mesa (xadrez, dominó, dama), queimada e brincadeiras populares (bola de gude, corda, pião). As crianças e adolescentes atendidas estudam em escolas públicas dos municípios de Alagoa Nova, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda.

Já na Bahia, um dos projetos apoiados foi o “Arremesso para a Vida”, da Associação Hand Social, que  por meio do esporte, brincadeiras, atividades lúdicas e culturais promove a prática de handebol desenvolvendo relações de solidariedade e respeito mútuo. A outra iniciativa patrocinada é o projeto “Gente que faz esporte”, da Central Única da Cidadania, que estimula a prática de natação e de atividades complementares de lazer, palestras educacionais e socioambientais em Salvador e no município de Lauro de Freitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses