Mais Infância para Harvard

1ª dama do Ceará, Onélia Santana apresenta o Mais Infância para Universidade de Harvard (foto Ariel Gomes)
A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, apresentou hoje o programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil, para cerca de 30 alunos do “Collaborative Public Health Field Course” (Curso Prático em Saúde Pública Colaborativa), que foi realizado de 4 a 21 de janeiro, em Fortaleza, pela Universidade de Harvard em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto da Primeira Infância (Iprede).

Durante a apresentação do programa, a primeira-dama destacou a necessidade da priorização da infância nos investimentos da gestão pública, como ocorre no Ceará. “Para que alcancemos os resultados é preciso que os gestores tenham consciência da importância de se investir na infância”, reforçou, frisando que as iniciativas sobre o tema no Estado já possuem recursos garantidos pelo governador Camilo Santana.
O curso aborda diversos temas da saúde pública e o convite da palestra foi realizado pela pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado. “Uma das preocupações hoje do mundo é trabalhar as questões da primeira infância. E conhecendo o trabalho que vem sendo feito e o dinamismo hoje da primeira-dama, que está realmente se envolvendo com esse tema, nós a convidamos, inclusive com a indicação do próprio curso de liderança da Harvard, que nos proporcione ouvi-la e trazer a sua experiência para alunos brasileiros e de diversos países que são alunos da Harvard”, ressaltou.
Márcia revelou que a ideia é trocar experiências que possam servir, inclusive, para possíveis projetos de pesquisa dos alunos sobre a infância. “A primeira-dama tem mostrado uma vocação para trabalhar esse tema, trazendo novas ideias e essas ideias precisam ser compartilhadas”, pontuou.
O psicólogo e mestre em saúde pública, Lauro Demenech, pretende levar o exemplo do Ceará para o Rio Grande do Sul. “Conhecer projetos como o Mais Infância Ceará acrescentou muito, porque a gente leva a ideia de uma pessoa jovem, que conseguiu fazer um curso também pela escola de saúde pública de Harvard e realmente conseguiu implantar as ideias em campo. A gente sai inspirado com novas ideias e vai poder levar isso pro nosso estado, para as nossas cidades”, citou.

Mais Infância Ceará
O programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Maria Leite de Santana foi lançado em agosto de 2015. O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões:
  1. Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada. Visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
  2. Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
  3. Tempo de Aprender: entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Tem o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto