De Primeira

Esporte na veia
Nossa coluna hoje é totalmente dedicada a uma entrevista que fizemos com o primeiro secretário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Benigno de Sousa Carneiro Junior (PSC). Ele já trabalhou na Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza e cumpre seu primeiro mandato de vereador com um trabalho voltado para o Esporte. Benigno é ligado ao futebol de salão, áreas de lazer, clubes sociais, parques, praças, lagoas, enfim tudo que envolva atividade física saudável. Tem se destacado pelos projetos sociais apresentados na CMFor. Um isenta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os clubes que abrirem seus espaços para a prática dos esportes. Luta por mais areninhas nos bairros de Fortaleza. Busca a requalificação da Lagoa do Opaia. Conseguiu mais espaços de lazer no Parreão I e II e quer o Parreão III. Sabe da importância do Bicicletar e da chamada Rua do Lazer, na Beira Mar, aos domingos. É dele ainda a busca de recuperação dos ginásios municipais Aécio de Borba, Parangaba e Paulo Sarasate. Busca a complementação da Rede Cuca com a entrega das outras três unidades prometidas pelo Poder Público Municipal. É um parlamentar que tem o esporte na veia.
Bem Viver - Benigno Júnior diz que a requalificação dos espaços esportivos de Fortaleza é de fundamental importância para o bem viver dos fortalezenses
Areninhas - "Elas têm dado um impacto muito grande nas comunidades. Transforma aquele campo de areia, sem qualidade nenhuma, num espaço de convivência muito bom, e não fica nada a desejar das grandes cidades do Brasil. É uma excelente forma de inclusão social".
Ferramenta - "As arerinhas são uma ferramenta que têm que envolver família, escola para valorização da sociedade através do esporte".
Desafio - "As arerinhas são um desafio para todos nós. A criança e o jovens são muito vulneráveis nas comunidades. Temos uma cidade muito desigual. A gente da diferença da área nobre para uma área mais carente".
Ajuda - "As areninhas ajudam bastante a dar cidadania para as pessoas que vivem na vulnerabilidade, até porque as areninhas são construídas em áreas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo".
Ginásios - "Tem que melhorar ainda a parte dos ginásios municipais. O Aécio de Borba carece de uma melhoria. O Ginásio Poliesportivo da Parangaba também".
Requalificação - "A requalificação dos espaços esportivos na área pública é uma forma de inclusão e de diminuição do índice de violência na cidade".
Vila União - "Conseguimos requalificara vários espaços públicos na área do Grande Vila União".
Parreão - "Melhorias nos parques Parreão I e II. Com uma academia ao ar livre".
Montese - "Conseguimos manter uma área verde no Montese".
Sugestão esportiva
Na entrevista, que concedeu à coluna, Benigno Júnior, falou ainda sobre o desenvolvimento esportivo para os clubes sociais com a isenção de taxas e impostos, desde que abriguem projetos esportivos. Lembrou do que já foi feito pelas últimas administrações municipais para o setor esportivo, mas que ainda é pouco para a necessidade da população dos mais diversos bairros de Fortaleza. Foi uma entrevista agradável de se fazer, pois trata-se de um advogado que tem no parlamento a preocupação com o esporte como uma prática saudável. Fica a sugestão que os demais vereadores façam projetos de indicação para melhorar a prática esportiva em Fortaleza. Podem começar com a requalificação das nossas belas lagoas de Parangaba, Maranponga e Opaia, como o que aconteceu na Lagoa do Rodolfo Téofilo. Vereadores ligados ao esporte como Iraguassu Teixeira, Evaldo Lima, Carlos Mesquitam Casimiro Neto, Marcos Aurélio e Fábio Braga podem e devem estimular através de leis mais áreas de lazer esportivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto