Pular para o conteúdo principal

Comitê

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) deverá integrar o Comitê de Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência, lançado em dezembro último pela Assembleia Legislativa. O convite foi feito na tarde pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), durante reunião com o titular da pasta, secretário Delci Teixeira.
Zezinho Albuquerque destacou a importância do trabalho que o Comitê vai desenvolver no combate à violência entre os jovens. Nos próximos dias, a SSPDS irá receber ofício com o convite formal da Assembleia Legislativa. “A Secretaria deverá participar ativamente do Comitê. Agora, o secretário Delci Teixeira deverá indicar um representante para fazer parte dos trabalhos”, afirmou o presidente da Casa.
O presidente do Comitê, deputado Ivo Gomes (Pros), explicou que o grupo tem como principal missão desenvolver pesquisa para identificar as trajetórias de vidas de jovens - com idades entre 10 a 19 anos - que foram assassinados ou praticaram homicídios no período de 2014 a setembro de 2015. Segundo ele, até dia 2 de fevereiro, quando o Comitê será instalado, os deputados e as entidades que integram o grupo estarão elaborando questionários e recrutando pesquisadores. Ao fim dos trabalhos, em julho deste ano, o Comitê deverá emitir um relatório e enviar ao Governo do Estado.
“Vamos nos reunir periodicamente e realizar audiências públicas, na Capital e Interior, sobre este tema e outros assuntos correlatos. Teremos ainda três seminários, com presença de personalidades do Brasil e exterior que possam agregar novidades a estes estudos. Queremos saber por que o adolescente resolve deixar o caminho da esperança e da paz para ingressar no caminho da marginalidade. Há algo sobre isso que ainda não foi explicado a contento”, diz Ivo Gomes.
Além do convite para ingresso no grupo de trabalho, os deputados solicitaram acesso a dados da secretaria que possam ajudar na pesquisa a ser desenvolvida. Relator do comitê, o deputado Renato Roseno (Psol) detalhou que são importantes as informações sobre em que circunstâncias ocorreram os crimes praticados pelos jovens. “São importantes detalhes como local, horário dos eventos, e ainda informações sobre a elucidação dos crimes”, destacou.
O secretário Delci Teixeira elogiou a iniciativa da AL-CE em criar o Comitê e manifestou apoio da SSPDS em contribuir com os trabalhos. Para o secretário, o tráfico de drogas é o grande motivador de mortes entre jovens.
Participaram ainda da reunião o deputado Leonardo Pinheiro (PSD), vice-líder do Governo na AL; o representante da Unicef no Ceará, Rui Aguiar; o coordenador de políticas para a juventude do Estado, Davi Barros; e Antônio Lima, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...