Pesquisa para Natal

A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-Ce) revela que 52,5% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 300 milhões no comércio varejista local. O resultado projeta uma queda de 7,7% sobre o valor faturado no ano passado (R$ 325 milhões), mas mantém o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo de Fortaleza.

A pesquisa mostra preferência pela compra de artigos de vestuário, com 63,1%, seguido de brinquedos (38,6%), calçados, cintos e bolsas (26,4%) e itens de perfumaria (19,2%). Apesar da queda no percentual de pessoas dispostas a comprar, o número de presentes por consumidor aumentou, com 61,8% dos consumidores declarando que irão comprar mais de dois presentes.

O perfil dos entrevistados, que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras, mostra preponderância dos consumidores do gênero masculino (53,6%), do estrato etário entre 21 a 35 anos (63,3%) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (69,2%).

Consumo se volta para os semiduráveis
Em um importante movimento de mudança do perfil de consumo, o Natal de 2015 será fortemente marcado pela procura de produtos semiduráveis, com preponderância absoluta dos artigos de vestuário, citados por 63,1% dos consumidores.Diferente dos anos anteriores, em que bens de consumo duráveis – em especial os eletrodomésticos – apareciam com destaque dentre os produtos mais procurados, neste ano, os cinco produtos mais procurados são do grupo de bens semiduráveis, colaborando para a redução do valor faturado com a data comemorativa.

Comportamento do Consumidor - gastos, formas de pagamento, locais de compra
A compra de presentes deverá movimentar R$ 300 milhões no comércio varejista de Fortaleza, com um gasto médio por consumidor estimado em R$ 326 e valor médio por presente de R$ 114. O consumidor declarou que o pagamento à vista será preferido por 72,6%, seguido do uso do cartão de crédito (39,5%). Quanto ao possível local de compra, destacam-se os supermercados e hipermercados (43,4% das respostas), os shopping centers (37,4%) e as lojas de rua (27,6%), sugerindo movimento intenso em todo o comércio.

Apesar de que grande parte dos consumidores não declararem dia específico para as compras (37,6%), a conveniência de funcionamento é fator essencial para o atendimento do consumidor, já que 35,5% relataram ter no sábado como o dia ideal para as compras. Além disso, os entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 54,2% e 41,1% de citação, respectivamente.



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