Natal

Qual o presente de Natal perfeito? Consumidores de diversos países latino-americanos dizem preferir presentes a receber dinheiro de seus entes queridos.
Resultados de uma pesquisa encomendado pela MasterCard América Latina em cinco países, que comparou Brasil, Colômbia, México, Panamá e Peru[1], revela que os consumidores acreditam que o que torna um presente de Natal "perfeito" é ser "exatamente o que a pessoa quer" (49%), seguido por presentear com algo "surpreendente/inesperado" (43%), ou um presente "personalizado” especialmente para eles (3%).
Por outro lado, aparência e preço alto não são tão valorizados nas compras de Natal, estando "embalagem bonita" e "caro" no fim da lista das qualidades de um presente (13% e 3%, respectivemente). Em resumo, a pesquisa mostra que é a intenção que conta no momento de comprar o presente perfeito.
Outro ponto importante identificado na pesquisa sobre o "presente perfeito" é que as pessoas em toda a América Latina costumam deixar as compras de Natal para a última hora. Cerca de 1/3 dos latino-americanos (34% dos entrevistados) fazem suas compras na semana que antecede o Natal.
"Quando sair para comprar presentes de Natal ou em qualquer outra ocasião, é importante lembrar que a intenção é o que mais importa para seus entes queridos", disse Breno Andrade, líder de Marketing do Consumidor da MasterCard América Latina e Caribe. "Então, vale a pena pesquisar, e os clientes MasterCard da América Latina e do mundo todo contam comdiversos benefícios especiais para facilitar as compras de Natal - de serviços de manobrista nos principais shopping centers, reduzindo o stresse de encontrar uma vaga no estacionamento, a serviços de concierge, que ajudam a encontrar o presente perfeito."

Presentinho ou Presentão?
Mais de metade (53%) dos participantes da pesquisa na América Latina prefere receber presentes de Natal comprados de seus entes queridos. Para os consumidores latino-americanos, os “presentões”, que demonstram consideração, incluem:

· Roupas – 78%

· Perfume – 76%

· Jóias – 75%

· Aparelho eletrônicos – 74%

Mas os compradores precisam estar atentos para não dar um dos “presentinhos”, que mostram pouca consideração:

· Velas – 51%

· Utensílios de cozinha – 43%

· Artigos de papelaria – 43%

· Dinheiro – 37%


Destaques Regionais:

Os que deixam para a última hora

Esperar até a semana ou véspera do Natal para começar a comprar os presentes, por exemplo, é comum em todos os países pesquisados.

- No Peru (38%), Brasil e Colômbia (37%) e México (36%), muitos compradores esperam até uma semana antes do Natal para começar a comprar seus presentes. Muitos entrevistados fazem compras na véspera ou mesmo no último minuto (Peru: 20%; Colômbia: 18%; México: 15%; Brasil: 11%).

- Os panamenhos são um pouco mais bem distribuídos, um terço (32%) compram com um mês de antecedência, e 1 em 5 deixa para a véspera ou último minuto (21%).

Dinheiro não!

Na região, dinheiro é geralmente considerado um presente que demonstra falta de consideração. No entanto, presentes artesanais não são, necessariamente, bem vistos. Presentes comprados são geralmente os preferidos.

- No Brasil, 56% acreditam que dinheiro é um presente que “mostra pouca consideração" - o mais citado em qualquer país da pesquisa.

- Além disso, no Peru (62%), Brasil (57%), Colômbia (56%) e México (55%), as pessoas são muito mais propensas a preferir presentes comprados de seus entes queridos quando comparados a dinheiro (22% preferem presents na forma de dinheiro na região como um todo).

- Apesar de presentes comprados também estarem entre os de maior preferência, o Panamá é o único país em que dinheiro é igualmente apreciado (32% e 33%, respectivamente).

- Em linha com a preferência por presentes comprados, os países compartilham sua indiferença quanto aos presentes artesanais. O México se destaca como o país que menos aprecia um presente artesanal de seus entes queridos (4% contra 11% na região).

Sobre a MasterCard
A MasterCard, www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe das discussões no blog Beyond the Transaction e inscreva-se para receber as últimas notícias.
MasterCard commissioned a five-market survey to understand Latin American perceptions of gifting and treating themselves. The online survey was administered by Toluna, a global research and survey company, to 1,250 adults – 250 each in Brazil, Colombia, Mexico, Panama and Peru. Interviews were conducted between Oct. 9 and Oct. 22, with a margin of error of +/- 5% at the 95 percent confidence level. 
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