Na CMFor II

Vereador Paulo Diógenes foi o propositor da solenidade - Foto: Rochelle Nogueira
Vereador Paulo Diógenes foi o propositor da solenidade – Foto: Rochelle Nogueira
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde de ontem, solenidade em alusão aos 15 Anos de atuação da Rede Solidariedade Positiva – RSP, instituição que trabalha junto às pessoas que vivem com HIV-AIDS. A homenagem foi proposta e presidida pelo vereador Paulo Diógenes (PSD), que ressaltou a importância do trabalho voluntário, da doação e da dedicação das pessoas que fazem parte da instituição.
“Manter uma instituição por mais de 15 anos é um ato heroico. Fazer trabalho social é doar tempo e talento para uma causa sem esperar reconhecimento. A RSP é a luz no fim desse túnel de discriminação e de ignorância. São 15 anos levando a população de Fortaleza, mais informações sobre o HIV/AIDS através de cursos, oficinas, palestras e outros encontros. Eu como vereador de Fortaleza, reafirmo meu compromisso de continuar ajudando a instituição, levando a RSP para o reconhecimento de cada vez mais pessoas dispostas a contribuir e a somar”, ressaltou durante o seu discurso.
Representando a instituição, Renê Herculano, vice-presidente da Rede Solidariedade Positiva, agradeceu a parceria do vereador Paulo Diógenes e destacou a luta em que a entidade vem enfrentando durante seus 15 anos de existência. “Vamos juntos com objetivo de melhorar a nossa vida e do outro. Fazemos um trabalho de formiguinha e já colhemos muitos resultados positivos nessa caminhada”, frisou. Emocionado, Renê relatou os desafios dos portadores do vírus do HIV, e justificou o preconceito como ignorância. “As pessoas da RSP são pessoas que derramaram suas lágrimas, chegaram trazendo a sua dor, porque muitas delas não eram aceitos nem pelos seus familiares”, finalizou.
Thina Rodrigues, presidente da Associação de Travesti do Ceará – ATRAC, parabenizou a instituição homenageada ressaltando a parceria entre as entidades e o trabalho desenvolvido pela RSP. “Não podemos deixar de parabenizar os multiplicadores de consciência e de um mundo feliz e mais responsável. Vamos em frente! Pois só estamos começando a nossa caminhada, a mudança só também depende nós”, pontuou.
Rede Solidariedade Positiva – RSP/CE
Rede Solidariedade Positiva é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro no município de Fortaleza, Tal instituição tem como objetivos principais: promover ações de prevenção e promoção da saúde. A Instituição é formada por uma rede de pessoas vivendo com HIV/Aids com o objetivo de proporcionar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor, dando oportunidade de se encontrar, tomar atitudes frente a sua situação sorológica, preparar táticas para o desenvolvimento do indivíduo, combatendo o isolamento e a inércia, promover a troca de informações, experiências e melhorar a qualidade de vida de quem vive com HIV/Aids.
As atividades tiveram inicio em uma pequena saia cedida pelo seminário da prainha, onde duas vezes por mês, um grupo de pessoas que convivem com HIV/Aids se encontrava para trocar experiências sobre DSTs/Aids e em alguns momentos discutia-se o alto índice de mortalidade entre as pessoas vivendo e relatava-se as reações de cada medicamento em seus organismos e assim tentando descobrir uma forma de conciliar uma qualidade de vida satisfatória e o uso diário de medicação tão forte como os “coquetéis”. Então estas pessoas criaram a RNP/CE (Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV/Aids), com o tempo, alguns destes participantes resolveram fundar a RSP/CE (Rede Solidariedade Positiva no Ceará) na data de 28 de Agosto de 1998.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto