Fala Roberto Cláudio

Foram abordados temas como mobilidade urbana, saúde e meio ambiente
Na entrevista, o prefeito Roberto Cláudio afirmou que será feito um estudo para demanda de mais um concurso na área da saúde (Foto: Marcos Moura)
O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta quinta-feira (10/12), do Programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM. Durante a entrevista, foram abordados temas como mobilidade urbana, meio ambiente e saúde. Ele também afirmou que, neste sábado (12/12), entregará uma série de obras da gestão, como a reforma do Mercado da Aerolândia, o Centro de Educação Infantil (CEI) Dr. Seixas e um posto de saúde no bairro Genibaú.
Mobilidade Urbana
Em relação à mobilidade urbana, o Prefeito comentou as ações de priorização do transporte público. Uma delas é o estabelecimento de uma faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino, com a abertura de uma via alternativa na Rua General Tertuliano Potiguara.
“No começo, essa via alternativa vai cortar a Virgílio Távora, Desembargador Moreira e vai até a Tibúrcio Cavalcante, continuando pela João Brígido, que atravessa a Rui Barbosa. A opção de duas mãos que havia para carro na Padre Valdevino foi ampliada, mantendo uma mão na via e duas mãos pela João Brígido. Há, hoje, esse escoamento de trânsito”, explicou o Prefeito.
Saúde
Roberto Cláudio já convocou uma reunião com os 33 monitores dos postos de saúde da cidade para avaliar o primeiro mês de atendimento e abastecimento dos medicamentos das unidades. “Sempre vai haver a falta de um medicamento ou outro, a falta de um insumo. Mas estamos chegando no padrão de um abastecimento regular e padronizado. A gente melhorou muito ao longo desse semestre, conseguimos reabastecer material de prevenção ginecológica, insumos de curativos, material odontológico e grande parte dos medicamentos”, apontou.
Ele também reforçou que a Prefeitura inaugurou três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas Regionais I, IV e VI e que há mais dois equipamentos prontos para serem inaugurados até março de 2016, nos bairros Vila Velha e Bom Jardim. Será construída, ainda, uma sexta UPA no bairro Rodolfo Teófilo. “Assim, nós garantimos duas UPAs por Regional e passaremos a ser a cidade do Brasil com maior número de equipamentos do tipo por habitante”, declarou.
O Prefeito falou sobre o concurso público realizado para seleção de 120 médicos, que serão convocados em 2016, e que será feito um estudo para demanda de mais um concurso para outros profissionais da saúde de nível superior.
Meio Ambiente
A Prefeitura de Fortaleza começou, há cerca de três meses, a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que conta com a implantação de Ecopontos nas Regionais da cidade, fortalecimento da fiscalização e aumento do sistema de coleta no Projeto Maior Limpeza, que promove educação ambiental. “Ainda não está do jeito que queremos. A gente vai intensificar essas ações, que já têm dado efeito. Uma prova disso é o aumento da coleta privada de lixo no aterro em 20%. Mas a cidade continua com pontos e rampas de lixo, e somente a coleta não resolve. Precisamos reforçar a educação ambiental, os Ecopontos, e vamos ficar mais atentos na fiscalização”, ressaltou Roberto Cláudio.
Nos Ecopontos com coleta seletiva, o cidadão poderá trocar, a partir de janeiro de 2016, o peso equivalente do lixo por pontos que valerão como créditos para contas de luz, água e para o Bilhete Único. “Isso incentiva o cidadão a jogar o lixo no entulho no Ecoponto”, declarou.
O próximo Ecoponto entregue pela Prefeitura será na Varjota (Regional II), no dia 19/12. Até o fim de 2016, serão implantados 25 desses equipamentos, que serão as unidades administrativas das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) de cada bairro com estruturas bem mais qualificadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses