quarta-feira, novembro 4

Tudo sobre o Ironman Fortaleza 2015

Fortaleza sediará pela segunda vez a prova do IronMan, modalidade de triathlon de longas distâncias, que compreende aproximadamente 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 quilômetros de corrida. Para garantir a segurança dos participantes durante a prova, cuja largada acontecerá domingo (8), em frente ao Marina Park Hotel, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego.

Um total de 140 agentes, distribuídos em 40 motocicletas e 60 viaturas, será disponibilizado para controlar a circulação e promover os bloqueios necessários durante o evento. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realiza o desvio de itinerários dos coletivos de doze linhas de ônibus.
A operação de trânsito começa às 23 horas de sábado (7), com a proibição de estacionamento nas avenidas Alberto Nepomuceno, Pessoa Anta, Almirante Barroso e Beira-Mar, além de reforço na fiscalização para retirar os veículos estacionados irregularmente sobre o passeio. 
A partir de 6 horas do domingo (8), os competidores já estarão disputando a prova de natação. Posteriormente, darão início ao ciclismo em um percurso entre Fortaleza e Caucaia. Saindo do Marina Park Hotel, os ciclistas seguirão pela Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) até a Ponte do Rio Ceará, seguindo pela Ulisses Guimarães e passando pelo pedágio desativado.
Como parte das medidas adotadas, também estarão bloqueadas parcialmente as avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso e Santa Elisa (saída do Vila do Mar). Todos os cruzamentos da Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) também serão bloqueados pela AMC. Os bairros como Cristo Redentor, Nossa Senhora das Graças e Pirambu serão afetados. A opção, neste caso, é seguir até a R. Jornalista Leal Limaverde para fazer o retorno em baixo da ponte. As linhas de ônibus serão desviadas e, portanto, quem precisar acessar os bairros citados devem utilizar a linha 110 - Vila do Mar/Centro.
O percurso segue pelas instalações do SESC em direção à CE-090. Diferentemente de 2014, o trajeto está mais afastado do trecho urbano. Portanto, as principais providências tomadas pela AMC serão o bloqueio parcial da Castelo Branco, a partir de 6h, no sentido leste-oeste, com o trânsito compartilhado entre bicicletas e veículos. Ao chegarem no cruzamento com a Rua Jacinto Matos, os veículos devem entrar obrigatoriamente à esquerda, enquanto os ciclistas seguem direto. 
Para a prova de corrida, que interligará o Marina Park ao Mucuripe, as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar terão o trânsito compartilhado, ficando uma das faixas reservada aos ciclistas, e a outra aos veículos. Os cruzamentos da Abolição que dão acesso à orla também estarão provisoriamente bloqueados. Agentes darão apoio à intervenção até o final da competição. 
Confira abaixo as linhas e novos itinerários que, neste dia, entre 5h e 23h30, serão cumpridos temporariamente no dia do evento esportivo, são elas:

Seguem pela Francisco Sá, na direção Centro para Barra do Ceará:
016 - Cuca Barra/Papicu
051 - Grande Circular I
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
101 - Beira Rio
102 - Vila Santo Antônio/Nossa Senhora das Graças
110 - Vila do Mar/Centro (única linha que interligará os bairros)
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
754 - Granja Lisboa/Goiabeiras (ida).

Seguem pela  Castelo Branco, na direção Barra do Ceará para o Centro:
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II (volta)
102 - Vila Santo Antônio/Nossa Senhora das Graças

Desviam da Castelo Branco:
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe (ida) (segue pela Castro e Silva/Rufino de Alencar)
106 - Floresta/Centro (volta) (segue Imperador/Guilherme Rocha)
106 - Floresta/Centro (ida) (segue Dom Manuel/Costa Barros/João Moreira)

Sofrem pequenas alterações
070 -Cuca Barra/Parangaba (segue Rua Estevão de Campos)
909 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar (segue Avenida Abolição)



Além do Exército, a competição também terá o apoio da PM, PRE, Guarda Municipal, AMC, Bombeiros e outros. Ao todo serão mais de 800 profissionais garantindo a segurança e infraestrutura do evento.

O maior evento de triatlhon do mundo, que vai acontecer no dia 08 de novembro (domingo), em Fortaleza terá um apoio de peso para a organização da competição: o Exército Brasileiro. Cerca de 160 homens das Forças Armadas estarão distribuídos em duplas, por todo o percurso da prova.

Além da ajuda militar do Exército, a competição também terá o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Municipal, AMC, Defesa Civil, Detran, Corpo de Bombeiros e Autarquia Municipal de Trânsito ( Caucaia). 
Ao todo serão mais de 600 profissionais garantindo a segurança e infraestrutura do evento.

Com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo do Município e do Governo do Estado do Ceará, o Ironman é considerado o maior evento turístico regular da cidade. Em sua primeira edição em Fortaleza, no ano passado, o evento atraiu cerca de 6 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, com permanência média de cinco dias na cidade e gasto diário de R$ 350,00 por pessoa.

A prova, 
que totaliza 226,2 km, sendo 3,8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, passa pelo segundo ano consecutivo por Fortaleza e terá mudanças em seu percurso. Este ano o percurso será para o litoral Oeste, até o município de Caucaia.

A programação do evento começa no dia 04/10 (quarta-feira), com stands de exposição e venda de produtos e segue até a segunda-feira (09/10), com a confirmação dos classificados para o Ironman World Championship e premiação. 

- PROGRAMAÇÃO: 

04 Nov - Quarta - Marina Park
14h - 19h - EXPO - IRONMAN
05 Nov - Quinta - Marina Park
09h - 19h - EXPO - IRONMAN
10h - Treino de Natação
06 Nov - Sexta - Marina Park
09h - 19h - EXPO - IRONMAN
09h - 18h - Entrega de Kits
10h - Congresso Técnico Faixa Etária - Português
11h - Congresso Técnico Faixa Etária - Inglês
19h - 21h - Jantar de Massas
07 Nov - Sábado - Marina Park
09h - 19h - EXPO - IRONMAN
09h - 12h - Entrega de Kits
13h - 17h - Bike Check-in e Pintura dos Atletas
13h - 14h - Numeração 551 - 800
14h01 - 15h - Numeração 401 - 550
15h01 - 16h - Numeração 251 - 400
16h01 - 17h - Numeração 100 - 250
08 Nov - Domingo - Marina Park
09h - 19h - EXPO - IRONMAN
04h - 05h30 - Acesso dos Atletas à Área de Transição
06h - Largada Faixa Etária
16h40 - 23h30 - Bike e Sacolas Check-Out
09 Nov - Segunda - Marina Park
09h - 14h - EXPO - IRONMAN
09h - 12h - Achados e Perdidos
10h - Confirmação dos Classificados para o Ironman World Championship
11h - Premiação
20h - Festa - Pirata Bar (Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema) 


CICLOFAIXA
Com a realização do Iron Man em Fortaleza neste domingo (08/11), a rota da Ciclofaixa de Lazer será modificada, ligando o Parque do Cocó (Regional II) à Praça Luiza Távora, na Aldeota. Nesta 57ª edição, a Ciclofaixa de Lazer terá, aproximadamente sete quilômetros de extensão, sendo realizada, de 7 às 13 horas, passando pelas vias: Sebastião de Abreu, Padre Antônio Tomás, Rua Valdetário Mota,  Engenheiro Santana Júnior, dos Jangadeiros, Dom Luiz, Rua Barbosa de Feitas e Santos Dumont.

Especialmente nesta edição, os pontos de apoio ficarão localizados no Parque do Cocó e na Praça Luiza Távora. Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte, atuando em parceria com o Detran-CE, PRE-CE, Etufor e Via Livre. Equipes do Samu e Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos pontos de apoio no Parque do Cocó e na Praça Luiza Távora.
A Ciclofaixa de Lazer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado como opção de lazer seguro para todas as idades e deslocamento cicloviário aos domingos, com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição.
Unifor oferece atividades aos domingos
Num percurso de cerca de 1km, por meio da ciclovia da Avenida Washington Soares, é possível chegar ao campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde os ciclistas poderão pedalar à vontade e a pista de corrida também estará aberta ao público. Além disso, pode-se conferir a programação cultural oferecida no local, que está disponível aqui: www.unifor.br.
Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural
A Prefeitura de Fortaleza abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. Exemplos de boas ideias nesse sentido são a parceria com a Unifor, Movimento Outubro Rosa Ceará e o Museu da Indústria (Fiec). As propostas devem ser enviadas para o e-mail:gestaocicloviaria@gmail.com.

Um comentário:

  1. Imagino que esse evento traga um beneficio gigantesco para a Cidade, embora fique muito evidente o total descaso com a população que ee fato é afetada. Nesse trajeto do ciclismo a propósito existe uma UPA. Alguem considerou isso? Como a população carente terá acesso enquanto os ciclistas bacanas desfilam e apresentam sua saúde de ferro aos que, pobres coitados, só se ferram? Ou será proibido adoecer em dia de competição?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...