Troféu Estrela

O Ceará, estado litorâneo privilegiado por sua extensão, com 600 quilômetros de costa, tem na pesca e aquicultura um dos principais setores que impulsionam a economia local. A importante participação da produção cearense no mercado nacional e internacional de peixes, camarão e lagosta, deve-se ao desempenho positivo de pequenos e grandes produtores, empresários, profissionais do ramo, estudiosos e gestores de instituições públicas e privadas. 
Como reconhecimento por suas contribuições na área da aquicultura brasileira, cinco personalidades serão agraciadas com o Troféu Estrela do Mar 2015, o mais importante prêmio da categoria no estado do Ceará, que concede também duas Menções Honrosas. A solenidade de entrega acontecerá no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Centro de Eventos, durante a 12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão, o mais importante acontecimento técnico empresarial da Aquicultura Brasileira, que tem a expectativa de gerar negócios e parcerias na ordem de R$ 100 milhões, entre aquisição de equipamentos, insumos e produtos. A entrega será no estande da ACCC/ACEAQ.
O Troféu Estrela do Mar foi criado em 2014 pela instituição Pensando Fora da Caixa, com o objetivo de homenagear, de modo espontâneo, produtores, empresários, acadêmicos e gestores ligados à iniciativa pública ou privada que, em diferentes campos de atuação, se destacaram em suas respectivas atribuições para o desenvolvimento da aquicultura no país, em especial no Estado do Ceará.
O SETOR
O Estado do Ceará sempre teve vocação natural para a pesca e aquicultura, conforme revela Manuel Furtado Neto, Ph.D., Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará. O professor cita números que destacam o Ceará neste setor:
"Maior exportador de lagosta do Brasil para o exterior, este ano deve acrescentar mais de 50 milhões de dólares a balança comercial do estado neste item de exportação. O Ceará e o Rio Grande do Norte são responsáveis por mais de 80% de produção de camarão marinho cultivado no país, gerando dezenas de milhares em empregos e centenas de milhões de reais para a economia brasileira. O Ceará também é um dos cinco maiores produtores de tilápias do Brasil, mantendo uma produção de milhares de toneladas mesmo no atual período de seca. Desta forma, o Troféu Estrela do Mar vem para premiar os atores que se destacam neste setor de máxima importância para a economia do nosso estado".
OS AGRACIADOS
Eleitos por um Comitê de Premiação, serão agraciados este ano com o Troféu Estrela do Mar:
Camilo Sobreira de Santana - Governador do Estado - Setor Público
Expedito Ferreira da Costa - Indústria de Beneficiamento
Alberto Jorge Pinto Nunes - Academia
Hélio de Castro Holanda Filho - Produtor
Santana Júnior - Fabricante
O Troféu Estrela do Mar concede ainda duas Menções Honrosas:
Severino Ramalho Neto - Empresário (Mercadinhos São Luiz)
Ana Teresa Barbosa de Carvalho – Prefeita do Município de Jaguaruana
Cada personalidade agraciada receberá um troféu totalmente confeccionado em cristal, com características que fazem alusão a símbolos que tão bem representam a beleza do cultivo e da vida de aquicultores. A água mostra-se representada pelo cristal da peça, que tem o formato de uma jangada estilizada. No topo, inspirado na beleza imponente da lua cheia, um círculo apresenta o símbolo e nome do troféu.
Esta premiação é uma forma de reconhecer publicamente a valiosa contribuição destas personalidades para atender a crescente demanda do mercado nacional e internacional, que impulsionam o crescimento da produção brasileira e promovem impactos consideráveis na geração de alimento, emprego e renda. O Troféu Estrela do Mar 2015 é realizado pela agência de eventos Pensando Fora da Caixa em parceria com a produtora Vagalume.
Em 2014 foram agraciados o governador Cid Ferreira Gomes, o engenheiro de pesca Itamar de Paiva Rocha, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC, o também engenheiro de pesca Cristiano Peixoto Maia, presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Camilo de Moraes Diógenes, presidente da Associação Cearense de Aquicultures (ACEAQ) e Manoel Furtado Neto, secretário adjunto da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Governo do Ceará, na época da premiação.
FENACAM
A 12ª FENACAM acontece de 16 a 19 de novembro, numa realização da Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC. Este é o mais importante acontecimento técnico empresarial da Aquicultura Brasileira, sendo realizado em parceria com o Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura (LACC/WAS) e com a PEIXE-BR.
Esta edição da FENACAM abrange os seguintes eventos: XII Simpósio Internacional de Carcinicultura; IX Simpósio Internacional de Aquicultura; XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, o Evento Técnico Anual do LACC/WAS; o SARA’15, que será primeiro Evento Regional de Aquicultura da WAS; as Sessões Técnicas, oral e pôsteres, e o XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.
SERVIÇO
TROFÉU ESTRELA DO MAR 2015 - Dia 17 de novembro, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, durante a12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão. A entrega será no Estande da ACCC/ACEAQ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses