Jardinagem

Com o objetivo de oferecer a qualificação profissional aos usuários de álcool, crack e outras drogas e população em situação de rua, a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realiza curso básico de jardinagem, de hoje a sexta-feira. Ao todo, o curso conta com 40 vagas e tem carga horária de 20 horas. Os usuários participantes estão em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), na Unidade de Acolhimento Dr. Silas Munguba e nos Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop).
As aulas teóricas do curso serão ministradas no CAPS AD da Regional V e as aulas práticas acontecerão no Horto Municipal. Os alunos receberão a certificação no final do curso.
A titular da CPDrogas, Juliana Sena, informa que, em 2014, vinte usuários foram contemplados com a primeira formação do curso. Ela diz que novas turmas serão ofertadas como proposta de reinserção social. “A qualificação profissional é essencial nesse processo de recuperação do usuário. Dentro de um plano terapêutico singular, existem as etapas de prevenção, tratamento e reinserção social, e o curso será fundamental na inserção produtiva do usuário, nesse caso, ele poderá atuar na área da jardinagem”.
Para a titular da Seuma, Águeda Muniz, o curso tem um sentido importante no processo de aprendizagem dos participantes. "Significa um novo momento na vida de todos, uma oportunidade transformação e de mudança. Pode ser o início de um caminho diferente".
Segundo a bióloga da Seuma e instrutora do curso, Fátima Rocha, o curso irá renovar a autoestima e a esperança dos participantes. “Eles irão aprender as noções básicas de educação ambiental, classificação das plantas, equipamentos e insumos usados na jardinagem, assim como, aprenderão as técnicas de produção de mudas e plantio”, revela.
Nos dias 23 e 25, haverá um minicurso extra para os participantes sobre Redução de Danos (RD), das 13h às 15h, totalizando uma carga horária de 6 horas. O psicólogo e assessor técnico do núcleo de Integração, Articulação e Monitoramento da CPDrogas, Rafael Mamede, explica que o momento dará oportunidade aos usuários de conhecerem essa estratégia de tratamento, cuja finalidade é promover a qualidade de vida desses indivíduos. “O aprendizado proporcionará aos usuários um cuidado maior no momento do uso da substância psicoativa, de forma a minimizar os riscos e danos que a droga causa para o usuário e para a sociedade”, explica
Serviço
Curso Básico de Jardinagem
Data: 23 a 25 de novembro, de 8h às 12h - aula teóricas
Local: CAPS AD da Regional V (Rua Vigésimo Sexto Batalhão, 292 – Maraponga)
Data: 26 e 27, de 8h às 12h - aulas práticas
Local: Horto Municipal (localizado no Parque Ecológico do Passaré - Rua Paroaras, 100 – Passaré).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses