Dia Mundial da Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO, é celebrado todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. Para celebrar a data, a Nova Acrópole Fortaleza promove uma série de atividades gratuitas em sua sede em Fortaleza, no sábado (21), das 15 às 21 horas, sob a temática ´Ética: A Arte de Viver’. O objetivo é trazer ao debate uma compreensão mais profunda da ética como fator de realização e de aperfeiçoamento da convivência. 
O evento começa, às 15 horas, com a abertura da exposição “A Ética como via para a realização humana”. Distribuída em quatro ambientes, a exposição traz uma série de desenhos do artista plástico Dom Cabral, retratando personagens que se destacaram por seu aspecto ético no decorrer de sua vida. Em cada ambiente, monitores contam um pouco da trajetória de cada um dos personagens que por seu exemplo continuam inspirando o homem atual, tais como Hipátia, Sócrates, Confucio, Giordano Bruno, Cervantes, Oswaldo Cruz, Victor Hugo, Mandela e Joana D'arc. A exposição que prossegue aberta até 21 horas, contará ainda com um ambiente multimídia e um espaço exclusivo para crianças, com contação de histórias e atividades lúdicas.
A programação continua com o painel de crônicas “Observações Matinais”, às 17 horas, com apresentação de reflexões da filósofa Lúcia Helena Galvão. Durante todo o dia, haverá ainda apresentações artísticas com a participação do Grupo Ária e do músico Emanuel Patrício. 
O Dia Mundial da Filosofia será encerrado em palestra magna, às 19 horas, sobre o tema do evento “Ética: A Arte de Viver”, proferida pela professora Kelly Aguiar, diretora da Nova Acrópole Fortaleza. A ideia é falar de uma Ética que mobilize e mova as pessoas na direção de uma vida mais civilizada que permita a expressão das potencialidades de cada indivíduo. 
“Resgatar a perspectiva clássica e ouvir as várias perspectivas da Ética presentes na sociedade contemporânea podem ajudar a entender do que trata esta importante disciplina e como cada um pode entendê-la e vivê-la partir da sua realidade. Afinal de contas, necessitamos de mais pessoas que assumam protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e verdadeiramente humana”, pontua Kelly Aguiar.
A participação em todo o evento é gratuita. As inscrições podem ser feitas no site www.acropole.org.br. Mais informações pelos telefones 85 3257-2777 ou 98212-8182 (Wapp).
Agenda
15h – Abertura da Exposição “A Ética como via para a realização humana”
17h – Painel de Crônicas Observações Matinais
19h – Palestra – Ética como a Arte de Viver
Sobre Nova Acrópole:
Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 58 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor.
Com este propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, desde 2005, Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil. Em 2015, Nova Acrópole mais uma vez promove as celebrações do Dia Mundial da Filosofia, dentro do espírito de gerar reflexão sobre os desafios vividos pelo homem e a mulher contemporâneos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim