Rumo Norte

A abertura da Exposição Virtual de fotos Rumo Norte e a exibição do filme "Da janela lateral", ambos de autoria da jornalista Natércia Rocha, integram a programação do Viva o Centro Fortaleza no Museu da Indústria. A instituição, pertencente ao Serviço Social da Indústria (SESI/CE) do Sistema FIEC, coordenará no próximo sábado (10), a programação colaborativa da 5ª edição do projeto, juntamente com a Associação dos Guias Turísticos (AGIR). A exposição estará em cartaz das 9 às 17h e o filme será exibido às 15 horas. Logo após, haverá um bate papo sobre a produção audiovisual e uma roda de conversa sobre o Viva o Centro Fortaleza.
Exposição
Rumo Norte nasceu durante a cobertura jornalística de cidades, distritos e lugarejos que formam a zona norte do Ceará, período em que Natercia Rocha trabalhou como repórter, na sucursal do Diário do Nordeste, em Sobral. A publicação traz 30 textos e 31 fotografias que representam, nessas duas linguagens, experiências vividas e percebidas na intimidade de povos e lugares, quase sempre, imperceptíveis ao cotidiano.
Desde 1999, a jornalista vem se dedicando à fotografia amadora, literatura, poesia, vídeos, através do olhar atento ao universo cearense. Nascida em Fortaleza, criada em Juazeiro do Norte, e filha de pais santanenses, a autora lançou Rumo Norte pela primeira vez em 2008, através do V Edital de Incentivo às Artes da Secult, e, em 2010, o livro-arte foi contemplado com o Prêmio Otacílio Azevedo de Reedição, também pela Secretaria de Cultura do Estado.
No livro, ao lado das imagens, estão propostos pequenos textos literários, escritos em primeira pessoa, captados em instantes singelos e transportados para linguagem de poemas ritmados, onde Natercia Rocha brinca com metáforas, desenha com palavras as imagens que vê, joga com opostos e aprofunda sensações. Apesar de todo o material do livro ter sido produzido no norte do Ceará, a concepção de textos e imagens está desvinculada de tempo e lugar. A Exposição Virtual Rumo Norte, que tem trilha sonora do músico cearense Cristiano Pinho, traz fotos extras do livro homônimo.
Confira uma amostra da Exposição: https://youtu.be/LOYrkcrYHhM
Filme Janela Lateral
"Da Janela Lateral", da jornalista Natercia Rocha, aborda a solidão das grandes cidades, através de registros feitos do 9º andar do edifício Paraguaçu, localizado no cruzamento entre as ruas Pedro I e Sólon Pinheiro, no centro de Fortaleza, capital do Ceará. O documentário de quinze minutos é divido em três dias e duas noites, onde estão condensados fragmentos do dia a dia e suas contradições. Editado inicialmente através da convocatória Que Fortaleza é a Sua?, da Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes, da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, o trabalho traz a trilha sonora Gymnopedie nº 1, de Erik Satie, que embala o isolamento do olho-lente que observa e aproxima a realidade possível. E também a narração de um texto-poesia, que acompanha o desenrolar lento e frenético do interior da rua.
Da Janela Lateral é um trabalho de escultura e poesia. As imagens se mexem dentro dos quadros, parecendo pinturas, sonhos e animação. Dão a impressão que vemos células vivas de um corpo orgânico ou o interior de uma colmeia populosa. Convida à reflexão. Faz pensar como a vida é uma luta constante para os que dela participam e padecem: os seres vivos. Os pobres, principalmente, mas também os ricos. Todos sofrem. Quase não há sorrisos.
Descreve raiva, desespero, fé, abnegação e redenção. E se move. Parece um rio, o rio da vida, com gente, carros e lixo descendo as ruas e adentrando esgotos. O banho no laguinho do parque. Água suja que lava os pecados e o suor. O suor de todos. Da Janela Lateral vemos a situação social, política, econômica e cultural de uma cidade precária, quase caótica, mas, ao mesmo tempo, bela, selvagem. O povo que se move em suas calçadas irregulares parece sem rumo, indomável, possuído por forças ancestrais. Há danças de guerra.
A procissão é um grito de desespero. O povo está desesperado e precisa redimir-se. Redenção do povo através da autoflagelação da injustiça e do descaso. Quando chove, Fortaleza parece Calcutá. A água lava tudo, lava o sofrimento e renova.
Viva o Centro Fortaleza
O projeto tem como objetivo principal a valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados. O projeto realiza ações mensais, aos sábados, durante todo o dia, com programação articulada entre os espaços participantes. Cada um deles cria sua programação e se articula com as demais, de forma a estimular que o público visite o Centro e permaneça no local para participar de outras atividades. A programação é voltada a um público diversificado, usuários habituais do Centro, dentre outros.
A programação no Museu da Indústria inicia com café da manhã no Bistrô, o AMI Restaurantes e Depois, que também estará disponível para almoço. O espaço permanece aberto de 9 às 17 horas. Além da exposição, do filme, e da roda de conversa sobre Projeto Viva o Centro de Fortaleza, quem visitar o espaço pode conferir a exposição de longa duração "História da Industrialização do Ceará", um convite a fazer uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. A exposição está disponível para visita gratuita de 9 às 17 horas.
O Projeto Viva o Centro Fortaleza é uma realização colaborativa entre o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), Associação dos Guias Turísticos (AGIR), Instituto Cultural Anima, Museu da Indústria/SESI/FIEC, Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), Programa Fortaleza a Pé, Casa Fora do Eixo Nordeste, Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc), Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Espaço Cultural Correios, 10ª Região Militar, Cine Teatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, Sobrado José Lourenço, Museu do Ceará, Casa de Juvenal Galeno e Biblioteca Pública do Estado – Espaço Estação.

Serviço
Viva o Centro Fortaleza no Museu da Indústria - Entrada gratuita
Data: 10 de outubro 
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Em frente ao Passeio Público)
Informações: (85) 3201.3901

Confira a programação completa do Viva Centro Fortaleza Especial Dia das Crianças

8h às 12h - 10ª Região Militar - Visitação ao Sítio Histórico da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (Guias especializados)
9h - Sobrado Dr. José Lourenço - Oficina com Carimbos com o artista Franklin Stein
9h às 9h40 - Praça dos Leões - Apresentação da Banda de Música da 10ª Região Militar
9h às 11h - Praça do Ferreira – Tribuna aberta sobre o Centro, com animação de Fernando Piancó (Realização: Instituto Cultural Anima)
9h às 12h - Sobrado Dr. José Lourenço - Oficina de História em Quadrinhos com o Grupo Seres Urbanos - A partir de 12 anos
9h às 12h - Praça dos Leões - Feira do Cordel e Cantoria + lançamento do livro “Histórias Infantis em Poesia Popular” por Vânia Freitas
9h às 17h - Sobrado Dr. José Lourenço – Exposição Versus
9h às 17h - Museu da Indústria - Exposição virtual de fotos Rumo Norte de Natercia Rocha
9h às 17h - Sobrado Dr. José Lourenço - Exposição Mostra da Gravura Brasileira
9h30 - Cineteatro São Luiz - Visita guiada ao Cineteatro São Luiz, em parceria com a Associação de Guias de Turismo – AGIR / Ponto de encontro: Entrada principal - 40 vagas, por ordem de chegada
10h - Museu do Ceará - Lançamento do Livro Barros + Contação de histórias + Visita Guida (público infantil)
10h às 16h30 - Centro Cultural Banco do Nordeste - Recreação - Paraíso dos Brinquedos, com Grupo Vivação. Espaço interativo com diversos brinquedos para que as crianças possam se divertir.
10h às 18h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Conexões Urbanas - Pintura grafiti com os artistas Chico Shiko (PB) e Franklin Stein (CE)
10h às 19h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Acesso ao acervo da Biblioteca
10h30 - Sobrado Dr. José Lourenço - Contação de Historia com a Camila Barbosa
10h às 19h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Leda Catunda
10h30 - Centro Cultural Banco do Nordeste - Contação de Histórias - Era Uma Vez... Três Contos pra Vocês. Contadores: Raimundo Moreira e Luizete Carvalho. Músico: Teddy Williams. 50min.
11h - Cineteatro São Luiz – Nossos Clássicos – Branca de Neve e os Sete Anões
Ingressos: R$ 6 (inteira) e 3 (meia)
12h às 15h - Salão das Ilusões - Almoço temático: Culinária Baiana
Jogos infantis na rua (amarelinha, bila, elástico…) (Além da programação temática, há exposições e venda de produtos oferecidos pela casa).
13h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Oficina de Arte - Construção de Brinquedo: Swingue, com o Grupo Vivação / Construção de brinquedo com material reciclável. 30 vagas. Classificação: 7 a 12 anos. 50min.
13h - Centro Cultural Banco do Nordeste - História Passo a Passo - Caminhada Cultural pelo Centro Histórico de Fortaleza. 240Min.
14h às 17h - Theatro José de Alencar (Galeria Ramos Cotoco) - Aldemir me Ensinou a Ver o Mar, de Angela Moraes
14h às 17h - Theatro José de Alencar (Sala de Dança Hugo Bianchi) - Contação de Histórias para educadores com Tâmara Bezerra e Josy Maria
14h às 17h - Theatro José de Alencar - Visita Guiada ao TJA
14h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Trenzinho da História - Passeio para crianças em veículo tipo trenzinho pelo Centro Histórico de Fortaleza (O passeio é destinado ao público infantil, sendo permitido 01 adulto por criança) 60min.
15h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Contação de Histórias - Histórias do Circo da Alegria, com o Grupo Zip Zap e Nádia Aguiar. 60Min.
15h - Museu da Indústria - Exibição do filme "Da janela lateral" – (15 minutos) – com bate papo sobre o filme
15h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Percursos Urbanos - Roteiro realizado em ônibus urbano. Tema: Entre o Sol Nascente e o Poente - Relatos Nipo-brasileiros. Visita a comunidade japonesa, onde ouviremos relatos, visitaremos suas casas e compreenderemos como nossas histórias de fundem. Mediação: Virginia Hiromi Fukuda Viana. Inscrições: 30 minutos antes da atividade.
16h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Construindo Histórias - Hoje Tem Palhaçada, com a Cia MiDê Alegria. 25 vagas. 60Min.
17h - Museu da Indústria – Roda de conversa sobre o Viva o Centro
17h - Centro Cultural Banco do Nordeste - Teatro Infantil - Entra na Roda, com o Grupo Comedores de Abacaxi. Espetáculo sobre o resgate das cantigas populares que foram passadas de geração em geração e que hoje, continuam marcando a infância das nossas crianças. 45min.
19h - Teatro Carlos Câmara – Canta Ator (a Classe Teatral se reúne para festejar o aniversário do Teatro Carlos Câmara)
19h - Teatro Carlos Câmara (Palco Principal) - O lado mais fantástico do reino - A Banda da Casa Amarela (750 lugares)
19h - Teatro Carlos Câmara – Sarau Mistura 2ª edição (Teatro Morro do Ouro) (100 lugares)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto