Pacto Por Fortaleza em Ação

  • Encerrando as atividades do Pacto Por Fortaleza em Ação, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou no último domingo um passeio ciclístico no Centro.
  • O objetivo foi mostrar o grande valor cultural e histórico que existe na região.
  • A CMFor vem realizando nos últimos meses diversos debates em torno do Centro da Cidade, e recentemente realizou um passeio histórico utilizando os conhecidos “trens da alegria”.
  • O passeio pelo Centro, agora utilizando a bicicleta, teve o intuito de mostrar para a população que também é possível conhecer e se deslocar pela região sem a necessidade de um veículo automotor.
  • O presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), esteve presente no evento e explicou que o Centro de Fortaleza abriga boa parte do patrimônio histórico e cultural de Fortaleza, e que o cidadão ao mesmo tempo que está cuidando da saúde ao realizar um exercício físico, também está conhecendo mais sua cidade.
  • “A partir desse passeio podemos apreciar o Centro de uma outra forma, com uma outra visão. Pedalar pelo Centro de Fortaleza é também uma forma de relembrar a história de cada um e da história coletiva da nossa cidade. O Pacto Em Ação conclui hoje sua última atividade com uma atividade saudável, que é passeando de bicicleta pelo Centro da Cidade”, destacou.
  • Para o vereador Evaldo Lima (PCdoB), O Pacto Por Fortaleza reforça o compromisso da CMFor com a cidade e os fortalezenses, destacando que matérias importantes para o desenvolvimento da cidade, principalmente no quesito de mobilidade urbana, tramitaram pela Casa do Povo.
  • “Tive a responsabilidade de ser o relator do Plano Diretor Cicloviário Integrado, que prevê ações de incentivo a bicicleta nos próximos 15 anos. Acredito que a Câmara está dando uma grande contribuição para a cidade, que está sendo redesenhada para bicicletas. Há vida no centro, mas precisamos requalificar. A ocupação do Centro através de bicicletas e passeios ciclísticos é uma coisa muito positiva, sustentável e ambientalmente responsável”, explicou.
  • O vereador Gelson Ferraz (PRB) que também participou do passeio ciclístico, parabenizou a Mesa Diretora pelo debate que foi criado em torno do Centro e destacou que uma vez que a população esteja cuidando da saúde individual, está também cuidando da saúde da cidade.
  • “É muito importante essa iniciativa de usar a bicicleta, apesar da Prefeitura já estimular o uso dela. Quero aproveitar enquanto ainda estou novo para poder pedalar também, e espero que eu consiga me acostumar. Parabéns para a Mesa Diretora que iniciou esse debate na cidade e que hoje estamos fechando com chave de ouro”, comentou.
  • A servidora da Câmara, Maria de Almeida, também participou do último evento proposto do Pacto por Fortaleza e afirmou que pedalar pelo Centro pode ser também uma forma de passar o tempo com a família.
  • “Esse tipo de passeio é importante, principalmente aqui no Centro da Cidade. É importante porque gera um entrosamento entre as pessoas. Hoje eu estou trazendo a minha filha e minha neta pra andar de bicicleta comigo enquanto passeamos por locais históricos do Centro”, afirmou.
  • Pacto Por Fortaleza
  • O “Pacto por Fortaleza em Ação” foi lançado pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 12 de agosto, em solenidade realizada no Theatro José de Alencar. A iniciativa é uma retomada do projeto “Pacto por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020″, desenvolvido em 2010, durante a primeira gestão do presidente Salmito Filho (PDT) à frente do Legislativo.
  • Durante os meses de agosto e setembro a CMFor realizou oito encontros para debater as demandas relacionadas ao Centro da Capital. Os debates contaram com a participação de representantes do Poder Executivo, classe empresarial, sindicatos, associações e a população, que puderam apresentar ao Parlamento os seus principais anseios para o bairro.
  • O “Pacto em Ação” debateu os temas “Mobilidade, Trânsito e Transporte Público”, “Valorização das Vias e Passeios do Centro”, “Reforma do Mercado Central: Desafios e Conquistas”, “Requalificação de Edifícios Históricos, Praças e Espaços Culturais”, “Comércio, Turismo, Geração de Emprego e Renda”, “Ambulantes, Feiras e Ocupações”, “Segurança Cidadã” e a “Transferência da sede do Legislativo para o Centro”. (www.cmfor.ce.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim