Jornada de Iniciação Científica

Amanhã, a Estácio promove seu VII Seminário de Pesquisa e III Jornada de Iniciação Científica no Rio de Janeiro, com a participação de estudantes e pesquisadores da própria Estácio, bem como de outras 120 instituições do país e do exterior, entre faculdades, empresas e hospitais. O evento é hoje um dos maiores do gênero em curso no país e congrega simultaneamente apresentação de trabalhos de pesquisa, iniciação científica, dissertação de mestrado e teses de doutorado, além da exibição de protótipos. O evento é gratuito e integra a Semana Nacional e Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia.
“O principal objetivo do Seminário é despertar o interesse científico através da interação entre pesquisadores, estudantes e o público em geral. Os temas abordados em cada sala do evento serão conectados a partir de um eixo temático, mas abordados por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Assim, em uma mesma sala, pesquisadores de áreas de Saúde, Tecnológica, Ciências Sociais e Humanas podem abordar o mesmo tema mas com focos e visões distintas e complementares”, afirma o professor Luciano Medeiros, diretor de Pesquisa Aplicada da Estácio.
Foram recebidos 1.818 trabalhos de 121instituições de ensino do Brasil e do exterior, além de trabalhos vinculados a hospitais e institutos de pesquisa. No total, 687 foram aprovados, sendo que 413 estarão no seminário. O VII Seminário de Pesquisa deve receber mais de três mil pessoas.
Um dos destaques do Seminário é a pesquisa “A condenação criminal transitada em julgado como hipótese de perda de mandato parlamentar: faculdade do legislativo ou efeitos da sentença?”, do estudante do nono semestre do curso de Direito da Estácio do Ceará Cleiton Magalhães. O artigo analisa a mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal ao julgar processos do legislativo. Para a pesquisa, o estudante selecionou os crimes cometidos pelos parlamentares Natan Donadon, Ivo Cassol e o caso do mensalão. 
Outro destaque é a iniciação científica dos estudantes de psicologia Maria dos Remédios Moura Campos, Maria Tatiane Lúcio de Araújo, Saulo Brasileiro Garcia Moreira Gomes, Yls Rabelo Câmara, Yzy Maria Rabelo Câmara, com o tema “O uso de tecnologias leves como recurso terapêutico para internação em instituição de saúde mental” .
Para o reitor da Estácio, professor Ronaldo Mota, o Seminário expressa o amadurecimento da cultura de pesquisa e extensão inovadora na Estácio. “Seja pela produção de conhecimento dentro da universidade, como também por dar oportunidade para que muitos colegas de outras instituições possam participar e interagir cientificamente. A escala do evento impressiona, mas o que é mais destacável ainda é a qualidade dos trabalhos apresentados e dos palestrantes convidados.” O VII Seminário de Pesquisa da Estácio acontecerá no Campus Menezes Côrtes, no centro do Rio, e é aberto ao público em geral.
Estácio entre as melhores instituições de pesquisa e inovação do Brasil
Em 2014, a Estácio ficou entre as melhores instituições de pesquisa e inovação do Brasil, segundo o Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS na sigla em inglês), respeitado instituto interdisciplinar da tradicional Universidade de Leiden, na Holanda. O CWRS Brazilian Resarch Ranking 2014 avaliou o desempenho científico de 110 organizações (não somente universidades) do país com base em publicações feitas por elas ao longo de 10 anos, no período entre 2003 e 2012. 
Tal resultado é consequência do significativo investimento que a Estácio vem realizando na área de pesquisa. Hoje, a instituição de ensino mantém cinco programas de pós-graduação, três deles com doutorado, todos credenciados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e avaliados com conceitos 4 ou 5. O programa stricto sensu de Direito, por exemplo, é hoje o mais bem avaliado em todo o estado do Rio de Janeiro.

Serviço
VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da Estácio
Data de realização: sábado, 24 de outubro de 2015
Horário: das 7h30 às 17h30
Local: Universidade Estácio de Sá - Unidade Menezes Côrtes, Edifício Menezes Côrtes, Rua São José nº 35/15º andar - Centro, Rio de Janeiro
Outras informações: seminario.pesquisa@estacio.br ou no tel (21) 2503-7136 - falar com Vanessa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto