Edson Santana recebe Boticário Ferreira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou ontem (21) sessão solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao advogado Edson Antônio Cruz Santana. A comenda teve como propositor o vereador Iraguassú Teixeira (PDT), através do requerimento 2762/2015, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Iraguassú Teixeira, representando o presidente da CMFor, Vereador Salmito Filho

A mesa dos trabalhos foi composta por Fernando Matos Santana, secretário adjunto do Gabinete do Governador do Estado; Cândido Albuquerque, diretor da Faculdade de Direito da UFCe ex-presidente da OAB-CE; Ricardo Valente, diretor jurídico do Sindicato dos Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana; Ricardo Valente Filho, presidente dos Jovens Advogados do Ceará e Ana Rita Braúna, representante das advogadas independentes.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Iraguassú Teixeira citou a frase de Rui Barbosa – “A legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado”, cumprimentando e saudando em seguida os presentes. “A advocacia é um mister que se constitui, em termos constitucionais, como atividade fundamental para a prestação do serviço jurisdicional do estado brasileiro. O mais importante da missão do advogado é se constituir como guardião dos cidadãos, da cidadania e da estrutura do estado democrático de direito. Posso afirmar que não pode haver democracia sem a figura do advogado”, frisou o vereador.

“A advocacia ao longo de sua história sempre foi um divisor de águas no que tange as pautas de maior relevância para o Estado, sociedade e em especial para o indivíduo, no exercício de seus direitos e garantias individuais. Os advogados praticam cotidianamente como os médicos essa forma de solidariedade humana – o de fazer companhia a quem se encontra face a face com a dor. Por isso, as profissões do advogado e do médico são conhecidas como profissões de caridade”, afirmou..

“Além de magistral advogado e homem dotado de cultura superior, o amigo Edson, que é filho de Antônio Macedo e de Maria Landim Cruz Santana, é detentor de uma prodigiosa carreira cujo feitos e relevantes serviços prestados, denotam sua importância e portanto, recebe ao reconhecimento dessa Casa. Trata-se de um personagem plural que exerceu funções de grande relevância pública, deixando em cada uma dessas etapas a marca de sua inteligência e seu singular compromisso. Edson Santana, é com muita honra que concedo a medalha ao ilustre advogado, e com legitimidade por sua personalidade comprometida com o exercício da cidadania plena”, concluiu o parlamentar.

Em seguida, o homenageado recebeu das mãos do vereador Iraguassú Teixeira a Medalha Boticário Ferreira e o certificado da comenda. Em seus agradecimentos, o advogado Edson Antônio Cruz Teixeira disse que a liberdade não é um luxo dos tempos de bonança mais o maior exemplo da estabilidade das instituições. “Quando sai de Juazeiro tinha dois sonhos. Um deles era ser reconhecido como profissional. Após 27 anos fui reconhecido como profissional. Há um mês recebi o título de cidadão de Fortaleza e agora recebo a maior comenda dessa Casa. Quanto ao segundo sonho, hoje demos o passo importante para retomar a nossa entidade para a nossa categoria”, destacou.

“Começamos a construir hoje, porque registrei minha chapa para concorrer a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil. Minha intenção é resgatar a OAB para a categoria, que anda abandonada. Se hoje 65% dos advogados abandonam a profissão é porque não têm apoio. Temos 80 comarcas sem juízes, é porque faltou pulso forte na defesa intransigente da categoria. Se temos tanto desrespeito às prerrogativas da categoria, é porque falta empenho da nossa entidade. Me filiei há 16 anos, e nunca baixei a cabeça. Nossa instituição tem que dar um grito de liberdade. Nada justifica nossos colegas quererem abandonar a advocacia. Ao agradecer essa honraria, não poderia deixar de falar sobre minha luta em prol da categoria. Essa mensagem eu deixo de reconhecimento a toda essa luta, mas esse sonho só poderá ser concretizado quando resgatarmos a esperança e o sonho de termos no horizonte próximo, oportunidades. Quero dizer aos meus colegas que nos empenharemos e lutaremos nos próximos 30 dias, pois defendemos, com dedicação e paixão, o resgate da nossa instituição para nossa categoria”, finalizou.

Biografia

Edson António Cruz Santana, brasileiro, casado, advogado, nascido em 14 de março de 1976, natural de Juazeiro do Norte (CE). É pai de 2 filhas; Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), Pós-graduado (latu-sensu) em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza (2004). É advogado militante na área empresarial com foco no direito societário e sócio-fundador da Santana, Maia e Pessoa Advogados. É membro fundador e é presidente do Sindicato dos Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindafort).

Durante dois mandatos, Edson foi presidente da Associação dos Jovens Advogados do Estado do Ceará (AJA-CE). A entidade tem como uma das prioridades promover a capacitação do jovem advogado e defender de forma mais incisiva as prerrogativas do novo profissional da advocacia.

Criada em 1997, a AJA-CE tem atualmente cerca de 2 mil associados sendo um importante instrumento no apoio aos jovens advogados como no auxílio na inserção destes profissionais no mercado. Em 2006, Edson Santana foi homenageado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará devido aos relevantes serviços prestados à Classe dos Advogados Cearenses e em 2008, se tornou membro vitalício da AJA-CE pelo trabalho desenvolvido junto aos jovens advogados do estado.

Edson Santana, está na luta para a implementação do piso salarial do advogado privado no estado do Ceará. O projeto de indicação elaborado pelo Deputado Estadual Bruno Pedrosa (PSC) foi aprovado pelos outros deputados na sessão do dia 20 de agosto de 2015 e está apenas aguardando a aprovação do governador Camilo Santana para retornar à Assembleia. A conquista do piso é o início do reconhecimento profissional já que existem advogados submetidos a receber R$ l.500,00 mensais.

Durante a sua trajetória, Edson Santana criou duas comissões na OAB-CE (OAB Escola Comunidade e OAB em Defesa da Pessoa com Deficiência)., ministrando aulas de noções básicas de direito em escolas públicas de Fortaleza e defendeu pleitos importantes pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho.

Edson Santana foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal e Fortaleza e recebeu o título de Cidadão Fortalezense. A homenagem surgiu por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Salmito Filho (Prós) pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na Capital do Ceará principalmente com os jovens advogados recém-formados e pelos serviços prestados à comunidade fortalezense por 10 anos, ajudando a criar associações e cooperativas em bairros carentes para estimular o microempreendedorismo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses