Dia das Crianças I

A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Crianças, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) revela que 58,6% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 157 milhões no comércio local. Com esse resultado, o Dia das Crianças firma-se como a terceira melhor data comemorativa para o comércio varejista de Fortaleza.
A compra de brinquedos tem a maioria das intenções de compras, com 66,1% das respostas, seguido de artigos de vestuário (26,8%), calçados (4,7%), celulares (4,6%) e vídeo games (4,3%). A pesquisa revelou, ainda, que 6,7% da população entrevistada ainda não se decidiram sobre o assunto, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa.
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (60,9%), de faixa etária entre 21 e 35 anos (65,9%) com renda familiar entre três e seis salários mínimos (65,5%). A maioria dos que pretendem comprar presentes – 58,6% - irão comprar pelo menos dois produtos.
Preferência por brinquedos
A maioria dos entrevistados que irão comprar presentes – 66,1% - estará em busca de brinquedos no Dia das Crianças, fortalecendo a importância da data no imaginário infantil. Os brinquedos serão procurados pelos consumidores do estrato de renda entre três e seis salários mínimos (74,2%), com idade acima dos 35 anos (70,4%) e igualmente por homens (65,9%) e mulheres (66,3%).
A procura por artigos de vestuário mostra uma predominância feminina (30,8%), dos consumidores com idade até 20 anos (28,7%) e renda familiar superior a seis salários mínimos (32,0%). Os calçados são preferidos pelas mulheres (5,4%), consumidores na faixa etária de até 20 anos (5,6%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (8,4%).
Comportamento do Consumidor – gastos, formas de pagamento e locais de comemoração
A compra de presentes deverá movimentar R$ 157 milhões no comércio de Fortaleza, com um valor médio de gasto por consumidor de R$ 200. Neste ano, 58,6% dos consumidores afirmaram intenção de compra, número inferior ao verificado no ano passado, de 65,5%, reduzindo o potencial de faturamento da data comemorativa em 16,6%, já que em 2014 o faturamento do comércio varejista foi de R$ 188 milhões.
As formas de pagamento mostram preponderância do pagamento à vista (68,5%) e com cartão de crédito (38,8%). Quanto ao provável local de compra, predominam os shoppings centers (38,5%), seguidos das lojas de rua (33,8%), centros comerciais (26,9%) e supermercados (7,3%).
A conveniência de funcionamento é fator essencial para o atendimento dos consumidores, já que 41,4% relataram ter no sábado como o dia ideal para as compras. Além disso, os entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 51,1% e 41,8% de citação, respectivamente.

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