AFN no Ironman Fortaleza

  • No próximo dia oito de novembro, cerca de mil atletas estarão desafiando o maior evento de triathlon do mundo, aqui em Fortaleza.
  • Com um percurso, que totaliza em 226,2 km, sendo 3,8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, o Ironman atrai atletas de todo o mundo.
  • E para quem acredita que apenas os homens conseguem superar tamanho esforço físico que a prova exige, as mulheres tem desmistificado o preconceito e ganhado espaço no Triathlon.
  • Conforme Andrew Messick (Ironman), diretor executivo da World Triathlon Corporation (WTC), as mulheres hoje representam cerca de 23% dos participantes de Ironman e perto de 30% nas provas de 70.3. 
  • Aqui em Fortaleza, a cada ano aumenta o número de mulheres participando da prova. Para elas, o maior desafio é conciliar a vida social com a extensa rotina de treinos.
  • De acordo com a atleta Flávia Parente, é preciso muito jogo de cintura para administrar o tempo. “Confesso que não é tão simples conciliar toda a planilha de treinos com o ritmo de vida, principalmente com a rotina de uma mulher. Conciliar marido, cachorro, trabalho, família, amigos, igreja, cuidados femininos (sou vaidosa, sim), TPM, ciclos menstruais... É muito jogo de cintura e cabeça boa para lidar com tudo isso. Somos mais emotivas, mas somos super mulheres, fazemos mágica para dar conta de tantas demandas”.
  • “Quem disse que somos frágeis? Temos que ser mais fortes que os homens, pelo menos mentalmente! Se queremos melhorar, não podemos reclamar, nem chorar, a frase é: seja forte, vá além do seu limite. Não é nada facil acordar às quatro horas da manhã, fazer um treino de duas horas intervalado (bike/corrida), chegar em casa, dar todas as orientações para a secretária (quando ela não falta), subir no salto, colocar a maquiagem.. (Claro! Queremos estar lindas e sem perder a feminilidade) e ainda sair para trabalhar”, desabafa a atleta Shirley Caminha.
  • O Ironman Fortaleza 2015 deve atrair milhares de turistas de todo o mundo, reunindo cerca de mil competidores, oriundos de 38 países. Esse ano, a expectativa é de que o evento movimente mais de R$ 10 milhões na cidade, atraindo entre atletas e acompanhantes, cerca de 4 mil pessoas.
  • Com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo do Município e do Governo do Estado do Ceará, o Ironman é considerado o maior evento turístico regular da cidade. Em sua primeira edição em Fortaleza, no ano passado, o evento atraiu cerca de 6 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, com permanência média de cinco dias na cidade e gasto diário de R$ 350,00 por pessoa.
  • “Eu via o IronMan como algo insano. Diferente da corrida, o triathlon exige mais tempo, mais logística, mais suplementos, mais dieta, mais roupas. Significa ter menos tempo para a família, relacionamento, trabalho, amigos, para praia, passear no shopping... Isso é igual para todos os triatletas, mas, e sendo mulher? Idolatrava as atletas e pensava: como elas conseguem? Além de tudo, que é indispensável para esse esporte, como conciliar as atividades de esposa, mãe, filha, irmã, executiva, anfitriã? Mesmo com medo, resolvi experimentar. Hoje tenho a certeza que só me trouxe alegrias. Obrigou-me a organizar melhor o tempo como um todo. Saber o que realmente é prioridade. Não desistir. Superar a mim mesma.”
  • Vanessa Weisheimer
  • “Meu nome é Alessandra Magalhães, tenho 45 anos, sou casada e mãe de três filhos homens (idades de 27, 24 e 19 anos). Quando decidi fazer o Ironman Fortaleza, uma das maiores preocupações era ter como conciliar os treinos com a rotina diária de casa e da família. Mas com o apoio e incentivo do meu marido e filhos, tudo foi se encaixando. Claro que tive que abrir mão de algumas coisas, como por exemplo, a praia aos domingos e diversões noturnas. Mas, enfim, seria só por este determinado período até a realização do evento. Falando sobre os treinamentos, tive algumas dificuldades, sendo uma delas sair de manhã cedo para pedalar muitas vezes sozinha, e por ser mulher isso acaba sendo bastante perigoso. Sou muito vaidosa e nos meus treinos seja qual for, de corrida, natação ou ciclismo, sempre cuido do visual, da pele e dos cabelos. Realmente me apaixonei pelo triathlon . Espero fazer um ótimo Iroman Fortaleza 2015 !”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses