'Experimentando Diferenças'
A Caixa Econômica Federal, por intermédio das Loterias da CAIXA, apresenta, a partir desta quarta-feira (30), até o próximo sábado (8), no Shopping Parangaba, o projeto “Experimentando Diferenças” – no qual o público poderá experimentar as sensações de um atleta paralímpico – e a exposição “Caravana Vencedores” – composta por 60 imagens, do fotógrafo Sergio Dutti, que retratam a preparação e o desempenho dos atletas brasileiros nas Paralimpíadas de Londres.
Em uma arena cenográfica de 180m², crianças, adolescentes e adultos podem jogar uma partida de basquete sentado em uma cadeira de rodas ou disputar uma partida de futebol com os olhos vendados, tendo como direcionamento apenas o som que a bola produz, vivenciando emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas nos esportes paralímpicos.
Além de praticar esportes paralímpicos, o público também terá a chance de simular uma corrida em cadeira de rodas e comparar os seus resultados aos registrados em provas olímpicas. O intuito do projeto é mostrar que barreiras físicas não impõem limitações, mas produzem superações.
“Muita gente não sabe, mas o Brasil não perde campeonatos no futebol de cegos há oito anos”, comenta Fernando Rigo, idealizador do projeto. “Troféus e títulos, no basquete, judô, canoagem e atletismo, dentre outras modalidades esportivas adaptadas, são conquistas dos atletas brasileiros, há muito tempo. Nosso sonho, desde que iniciamos o projeto, em 2013, é que em 2016 o paradesporto e seus super atletas sejam mais conhecidos e que ganhem, de uma vez por todas, o coração da torcida brasileira”, complementa.
Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesporto”, avalia Ricardo Alves, o Ricardinho da seleção brasileira de Futebol de 5, considerado internacionalmente como o Messi da categoria.
Números:
Cerca de 130 mil pessoas já aceitaram o desafio de “entrar na pele” de uma pessoa com deficiência ao praticar esportes. A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e é patrocinada pela CAIXA Loterias. Em sua 29ª edição e com um cronograma que se estende até 2016, o projeto tem conseguido atingir o objetivo de dar visibilidade aos esportes adaptados para pessoas com deficiência e de conquistar o carinho da torcida brasileira. Para fazer bonito em 2016, a expectativa dos organizadores é que esta torcida esteja à altura dos desafios que eles vêm enfrentando.
A CAIXA e o esporte paralímpico:
Maior patrocinadora do Paradesporto Nacional, desde 2004, a CAIXA utiliza recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Loterias (FDL). Até os Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, as Loterias da CAIXA investirão R$ 120 milhões em 13 modalidades paralímpicas, uma média de R$ 30 milhões por ano. As modalidades atendidas são: atletismo, halterofilismo, natação, esgrima, tiro esportivo, futebol de 5 (deficientes visuais), futebol de 7 (paralisia cerebral), bocha, goalball, vôlei sentado, vela adaptada, tênis de mesa e rúgbi.
Serviço:
Experimentando Diferenças
Temporada: de 30 de setembro a 8 de outubro de 2015 (quarta-feira a sábado)
Hora: funcionamento do Shopping
Local: Praça de Eventos do Shopping Parangaba – Fortaleza (CE) (térreo) – Praia de Belas Shopping – Av. Praia de Belas, 1181 – Praia de Belas – Porto Alegre (RS)
Comentários
Postar um comentário