Pular para o conteúdo principal

Pacto por Fortaleza

www.cmfor.ce.gov.br
Presidente Salmito Filho enaltece iniciativa da Câmara de dialogar com a sociedade - Foto: Roberto César Lima
Presidente Salmito Filho enaltece iniciativa da Câmara de dialogar com a sociedade – Foto: Roberto César Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza lança, nesta quarta-feira, 12, o “Pacto em Ação”. A iniciativa é uma retomada do projeto “Pacto por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020″, desenvolvido em 2010, durante a primeira gestão do presidente Salmito Filho (PROS) à frente do Legislativo. A solenidade começa às 19 horas no Theatro José de Alencar, e deverá contar com a participação dos 43 parlamentares da Capital, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, sociedade civil organizada e população em geral.
O “Pacto por Fortaleza” foi firmado pela Câmara Municipal em parceria com as universidades e representantes de todos os setores da sociedade civil organizada, após um amplo debate sobre a realidade de Fortaleza. Tomando como baliza os eixos Segurança Pública e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Social, Qualidade de Vida, Mobilidade Urbana e Resíduos Urbanos e Geração de renda, foi lançado um caderno de compromissos com diagnósticos e proposições para uma cidade que garanta mais direitos aos cidadãos.
Durante o primeiro semestre de 2015, a Casa promoveu uma análise dos desafios e das proposições apresentadas no documento, promovendo um registro objetivo do que foi executado, do que está em execução e do que não foi executado. A publicação, intitulada “Pacto por Fortaleza Revisado” será simbolicamente entregue em forma de prestação de contas aos legítimos representantes do povo, que são os vereadores, e aos representantes das entidades da sociedade civil dos campos popular, institucional e empresarial. Na sequência, o material estará disponível a toda a população por meios dos canais oficiais de comunicação da Casa.
“Nós estamos em 2015, que é o meio do caminho, e resolvemos fazer uma prestação de contas para a sociedade, especialmente para o Conselho de Cidadania do Pacto por Fortaleza, que participou da elaboração da agenda, comprometendo-se com esse documento. O que foi feito e o que está sendo executado, tanto pelo Poder Legislativo, quanto pelo Poder Executivo, e o que ainda deverá ser feito, uma vez que pensamos o período até 2020. Por si só, isso já é muito importante, porque significa a reafirmação do compromisso que o Poder Legislativo assumiu”, justificou Salmito.
Entre as proposições que ainda não foram concretizadas está a requalificação do espaço urbano do Centro de Fortaleza. De acordo com o presidente Salmito, o “Pacto em Ação” vai fazer um recorte sobre o Centro de Fortaleza, aprofundando as diversas proposições apresentadas pelo “Pacto Fortaleza”. Ele justificou a decisão ressaltando que as ações que procuram preservar o patrimônio histórico e cultural, reabilitar os espaços de convivência e de mobilidade e reocupar o Centro representam benefício para os mais diversos entes que compõem a sociedade fortalezense.
“Além de ser uma pauta muito importante para a cidade, o Centro é um ponto trabalhado por todos os ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores e lideranças nos últimos 20 anos, em Fortaleza. É uma questão consensual na cidade. Quantos de nós já ouviram a necessidade de requalificar o Centro, de reabilitar o espaço urbano, de reordenar a ocupação irregular do comércio informal e ambulante do Centro de Fortaleza? Quantos de nós já ouviram a necessidade de garantir a acessibilidade universal para o Centro, para os seus passeios, suas calçadas, nas suas praças e suas vias?”, ponderou.
O “Pacto em Ação” vai retomar o movimento de debate sobre as pautas relativas ao Centro, por meio da realização de oito encontros. Serão trabalhados os temas “Mobilidade, Trânsito e Transporte Público”, “Valorização das Vias e Passeios do Centro”, “Reforma do Mercado Central: Desafios e Conquistas”, “Requalificação de Edifícios Históricos, Praças e Espaços Culturais”,”Comércio, Turismo, Geração de Emprego e Renda”, “Ambulantes, Feiras e Ocupações”, “Segurança Cidadã”, “Proposta Transferência da Sede da Câmara Municipal de Fortaleza para o Centro”. As reuniões vão acontecer às terças e quintas-feiras, do dia 27 de agosto até o dia 19 de setembro próximos, a partir das 16h, na Praça do Ferreira.
Serviço
Câmara Municipal de Fortaleza
Lançamento do Pacto em Ação e apresentação do “Pacto por Fortaleza Revisado”
Dia 12 de agosto de 2015, às 19h
Theatro José de Alencar

Com informações de Anna Regadas e Érica Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Corais

 

Arquivo Nirez Fortaleza

Arquivo Nirez para 27 de dezembro na História de Fortaleza: 1906 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará tem novo comandante, o capitão de corveta Augusto Heleno Pereira, substituindo o capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo. 1916 - Decretada a falência do Banco do Ceará, requerida pelo The National City Bank of New York. 1918 - A Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS) tem novo inspetor quando assume o engenheiro José Luís Mendes Diniz, substituindo José Aires de Sousa. Foi em sua administração que a IOCS ganhou um F em sua sigla, passando a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS. 1927 - Entregue ao povo, pela Municipalidade, o trecho da Rua Pedro Borges entre a Rua Governador Sampaio e a Rua Sena Madureira, chamado de Beco dos Pocinhos, com grande bueiro por sobre o Riacho Pajeú, muros e paralelepípedo na rua. Na verdade é a Rua do Pocinho. 1935 - Deixa a Paróquia de Nossa Senhora d...

Outlet Premium Fortaleza

O Outlet Premium Fortaleza, que atualmente conta com mais de 60 marcas nacionais e internacionais, acaba de anunciar importantes novidades em seu mix. Até o final de 2025, o empreendimento prevê a chegada de novas operações em segmentos variados como Beleza, Moda, Chocolates e Entretenimento. Dentre os destaques do período, de fim de ano, o empreendimento realizará a inauguração da pista de Kart Clube Premium, uma nova opção de entretenimento voltada ao universo automobilístico e a única pista profissional em Fortaleza e na região metropolitana. Ocupando espaço como a segunda maior pista outdoor do estado, a atração promete proporcionar uma experiência única para os apaixonados pelo esporte. Comandada pelos irmãos e pilotos campeões Leonardo Soares e Lutianne Dantas Soares, referências na modalidade no Ceará, a atração receberá inicialmente corredores profissionais, e, a partir de fevereiro 2026, estará aberta para que o público também possa competir. Outra importante novidade serão a ...