Outubro Rosa 2015

O Movimento Outubro Rosa Ceará está lançando o I Desafio Rosa. Serão 90 dias de ativismo e inclusão pela Saúde. A partida foi dada no sábado, 1º de agosto, no Parque Cocó e abriu as atividades de 2015 no estado. Com o I Desafio Rosaas organizadoras querem estimular mulheres e homens a vivenciar o lema adotado pelo movimento no Ceará, “Eu me cuido, faço minha parte”.
A proposta, segundo a coordenadora, Valeria Mendonça, é levar mulheres e até homens a adotar a prática do auto exame e de hábitos de vida mais saudáveis com atividades físicas, alimentação equilibrada e visitas regulares aos consultórios e postos de saúde. “A ideia é que até 1º de novembro, quando completam os 90 dias do I Desafio Rosa, o Movimento Outubro Rosa tenha impactado positivamente na vida das pessoas, transformando-as fisicamente, reforçando a autoestima e gerando saúde na sua plenitude”, argumenta.
Academias, Assessorias esportivas, profissionais de saúde de diversas áreas e toda a cadeia produtiva da saúde, do bem estar e da qualidade de vida estão aderindo a esse esforço. “A meta é acompanhar no mínimo 200 pessoas que ao final deste I Desafio Rosa possam dar seu testemunho e influenciar positivamente outras pessoas”, informa.
Oficialmente, o Outubro Rosa começa concomitantemente em 1º de outubro em todos os países onde acontece. No Ceará, esta será a 7ª edição do movimento que se consolidou como a maior iniciativa social de combate ao câncer de mama e pela saúde da mulher de todos os tempos. Uma vasta programação, alinhada aos eixos estruturantes do movimento, deverá envolver ainda mais a sociedade, o poder público, as entidades de apoio à saúde da mulher e a iniciativa privada.
A edição de 2015 do Outubro Rosa Ceará tem ainda a parceria das secretarias Estadual e municipal da Saúde, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, da OAB mulher, do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, de movimentos feministas como o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi e o Mulheres Trabalhadoras, dentre outros.
No Ceará, o Outubro Rosa está presente em Fortaleza e em mais de 135 municípios. Além da iluminação de monumentos, estão sendo avaliadas as políticas públicas e leis, analisando a efetividade das  mesmas, assim como o atual plano de governo e o projeto para o próximo quadriênio. 
Pela programação intensa, pelo formato inovador e pelas tecnologias sociais geradas, o Outubro Rosa Ceará é considerado um dos maiores do Brasil e em 2014 inspirou o Projeto Outubro Rosa Nordeste e Outubro Rosa Brasil. Outros diferenciais do Outubro Rosa Ceará é a intersetorialidade na prática, a luta pela saúde inclusiva, a coalisão dos movimentos de mulheres e o envolvimento de mulheres trabalhadoras. Pelo mundo afora, o Movimento é considerado o maior movimento popular da sociedade civil, no que refere-se a luta pela saúde das mulheres e, em especial, ao  combate ao câncer de mama.
 Em 2015, serão reforçadas as tecnologias sociais (TS) desenvolvidas pelo movimento no Ceará, com destaque para oProjeto Agentes Rosa, Kit Rosa, Mapa Rosa, Desafio Rosa, dentre outros.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


SERVIÇO:
Mais informações: Valéria Mendonça - Coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará –- 99663.0822 / 98875.0176
Facebook : OUTUBRO ROSA CEARÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses