Fundação Vivo

Grande parte das escolas do interior do país convive diariamente com inúmeros desafios, como a existência de alunos de diferentes séries e níveis aprendendo na mesma sala de aula. Dentro desse contexto, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), lança a coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo, já disponível para download no endereço www.fundacaotelefonica.org.br\acervo.
Composto por seis cadernos, o conteúdo traz questões específicas do dia a dia dos educadores, com ênfase em práticas pedagógicas que colocam a interação entre os estudantes a favor da aprendizagem, independentemente da idade dos alunos. Totalmente gratuita e online, a publicação também trata da relação com a comunidade e do uso das tecnologias digitais.
A coleção respeita a diversidade e trata com objetividade a questão da infraestrutura existente no interior, onde ter estudantes de diferentes idades e séries dividindo a mesma sala de aula é a solução mais adequada àquela realidade. Organizados de forma heterogênea, os alunos podem aprender com os colegas, trocar experiências e realizar atividades diferenciadas. Ao mesmo tempo em que, para o educador, atuar em classes multisseriadas é uma oportunidade de exercitar, cotidianamente, seu papel de mediador, provocador e organizador de experiências. Os livros buscam impulsionar esses processos educacionais inovadores através da formação online, compreendendo essa realidade e trazendo práticas alinhas à educação do século XXI.
Seis cadernos, seis ideias
A publicação é composta por seis temas estratégicos para o desenvolvimento pedagógico: 1) Entendo suas origens: apresenta histórico da educação escolar em contextos rurais; 2)Projetos de pesquisa: sugere diálogo entre organização de conteúdo e pesquisa em sala de aula; 3) Leitura e escrita: traz experiências de como transformar estudantes em leitores e produtores de texto; 4) Gestão da sala de aula: estimula a organização de atividades em classes mulisseriadas; 5) Jogos e brincadeiras: propõe trabalhar o jogo como forma de vivência da infância; 6) Matemática: estimula atitude de interesse e inquietação frente  ao conhecimento da disciplina
A coletânea faz parte de um programa mais abrangente da Fundação Telefônica Vivo, denominadoEscolas Rurais Conectadas, no qual a Telefônica Vivo faz a conexão de internet e a Fundação realiza formação docente, com metodologias e conteúdos diferenciados em escolas do campo, por meio de uma plataforma online www.fundacaotelefonica.org.br/escolasrurais, disponível para todo o país. A iniciativa também possui laboratórios de experimentação de novas tecnologias em Viamão (RS) e Vitória de Santo Antão (PE).
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.

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