Filatelia

Os Correios e o Shopping Benfica realizam amanhã, às 18 horas, a abertura da exposição 'Por Dentro da Filatelia'. A mostra ficará em cartaz até dois de setembro, com visitação diária gratuita, sempre das 12 às 20 horas, no térreo do shopping. A iniciativa é comemorativa ao mês do selo, que é celebrado em agosto.
A exposição conta com diferentes atrações: são seis coleções de selos sobre temas como religião, história e datas comemorativas; um espaço onde será exibido vídeo que ensina a montar uma coleção; a mesa interativa Filatelia de A a Z, além de banners com informações sobre os aspectos histórico, artístico e cultural dos selos. Haverá ainda duas oficinas filatélicas para crianças na tarde do dia 22 (sábado).
Para marcar a abertura da exposição, haverá, também na noite de terça-feira, o lançamento regional dos selos alusivos ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, padre italiano que dedicou a vida à educação de jovens e à Congregação Religiosa Salesiana. A emissão integra a programação filatélica oficial da estatal em 2015.
Sobre os selos
Selos são estampilhas usadas na postagem de cartas e encomendas. O Dia do Selo é comemorado em 1º de agosto. A data refere-se à criação, em 1843, do Olho de Boi, o primeiro selo brasileiro. 
O Brasil foi o segundo país do mundo a emitir selos. O primeiro foi a Inglaterra. Antes de eles surgirem, quem pagava pelo envio das correspondências era o destinatário. A partir de então, os remetentes passaram a usar os selos como pagamento pelos serviços postais.
Mais do que o caráter comercial, os selos retratam as mudanças socioculturais das nações. São ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos e despertam paixão de colecionadores, os chamados filatelistas.
Serviço
Exposição “Por Dentro da Filatelia” - Um jeito diferente de mostrar o valor do colecionismo como paixão, cultura, história, registro e memória para as novas gerações.
Período: de 18/08 a 02/09 - Das 12 às 20h – Visitação gratuita.
Abertura: terça-feira (18), às 18 horas, com lançamento regional do selo Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim