Expoprag em Fortaleza

Eles são considerados repugnantes e nojentos. Porém, o fato desconhecido por grande parte da população é o quanto podem ser prejudiciais à saúde do homem. Leptospirose, verminoses intestinais, tuberculose...todas essas doenças são exemplos do que animais como ratos, baratas, moscas e formigas podem causar aos seres humanos.

Com o objetivo de discutir o tema, trazer as novidades em relação ao manejo e ampliar a capacitação dos profissionais que atuam no eixo Norte/Nordeste – Fortaleza – será sede do EXPOPRAG 2015. Vale ressaltar que A EXPOPRAG Norte e Nordeste terá a Feira Internacional de Produtos e Serviços para o Controlador de Pragas Urbanas, o maior evento na área de controle de pragas da América Latina. O evento que ocorre entre os dias 17 e 21 de Agosto será realizado pela primeira vez fora de São Paulo no formato itinerante.

Serão realizados cursos, palestras e uma feira com tudo que de mais moderno no ramo. Para mais detalhes acesse www.expoprag.com.br

O evento que será realizado no Centro de Convenções do Sebrae contará com a participação especial do Dr. Roberto Martins Figueiredo, nacionalmente conhecido como Dr. Bactéria. Biomédico, Doutor Bactéria ministrará uma palestra show sobre a importância do controle de vetores e pragas em ambientes diversos como restaurantes, hospitais, comércios, etc.

A visitação à feira da Expoprag Norte e Nordeste é gratuita.

Confira a Programação

Data
Atividade
Público
17, 18 e 19
Cursos de Capacitação
Estudantes e Profissionais (Química, Biologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos)
19
Palestra com Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria)
Aberta ao público
20 e 21
(DAS 13 ÀS 20H)
GRATUITA
Feira Expoprag 2015
Aberta ao público

Serviço:
EXPOPRAG NORTE E NORDESTE 2015
Data: 20 e 21 de agosto de 2015.
Local: Centro de Convenções SEBRAE – Fortaleza CE
Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema,
Fortaleza - CE
Horário da feira: 09h00 às 20h00
Informações: www.expoprag.com.br



PRAGAS: UM SÉRIO RISCO À SAÚDE HUMANA
Ratos, baratas, moscas e formigas estão entre as pragas urbanas mais comuns no Brasil. Apesar de causar certa “repulsa”, o cuidado em relação ao seu controle muitas vezes é negligenciado

Eles são considerados repugnantes e nojentos. Porém, o fato desconhecido por grande parte da população é o quanto podem ser prejudiciais à saúde do homem. Leptospirose, verminoses intestinais, tuberculose...todas essas doenças são exemplos do que animais como ratos, baratas, moscas e formigas podem causar aos seres humanos.

Pragas urbanas
Presentes nas grandes cidades brasileiras, as pragas urbanas são animais cujo desenvolvimento excessivo causa incômodo ao ecossistema e provoca doenças. Um grande problema se for levado em consideração que além das ruas, tais pragas, muitas vezes, circulam quase que livremente em residências, restaurantes, lanchonetes, supermercados e outros estabelecimentos. Já que a presença e proliferação das pragas estão ligadas principalmente a dois fatores: condições favoráveis de abrigo e alimentação, que propiciam a reprodução desenfreada.

Ratos
Só para se ter uma noção da gravidade do problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos alimentos produzidos no mundo são destruídos pelos ratos. Só esta espécie é responsável pela transmissão de mais de 40 diferentes tipos de doença.

Mas outro número impressiona mais e acende o sinal vermelho sobre a importância de controlar essas pragas. Segundo a OMS, 60% das doenças de origem alimentar são causadas por alimentos contaminados por agentes transmitidos pelas pragas urbanas. O que representa um alto risco, principalmente para crianças, idosos e enfermos. 

Controle de Pragas
O trabalho de controle de pragas surge como uma importante ferramenta no combate aos prejuízos financeiros e à saúde. Mas engana-se quem pensa que o controle dessas pragas pode ser feito por qualquer pessoa e de qualquer forma. A melhor maneira de realizar um controle efetivo de ratos, baratas, moscas, formigas, entre outras pragas é através de um profissional capacitado e qualificado para a função.

"O manejo integrado de pragas urbanas envolve um conjunto de ações preventivas e corretivas. Para cada trabalho é feito um estudo onde analisamos qual é a necessidade do cliente e qual é a melhor forma de neutralizar os riscos que esses animais podem trazer. Tudo isso respeitando as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária", afirma o Presidente da Associação das Empresas de Controle de Pragas do Ceará, Daniel Araújo.

Mas para isso é necessário ter um profissional de confiança e registrado junto a Associação. Segundo o especialista, ainda são muitos os indivíduos que atuam no segmento sem a devida qualificação e sem seguir as normas da ANVISA. Aqui no Ceará, por exemplo, atualmente atuam cerca de 140 empresas na área, mas menos da metade funcionam de acordo com a agência.

Saiba Mais:

- Doenças causadas por ratos:
As grandes ratazanas fazem tocas em volta da casa, terrenos baldios e quintais onde achem restos de alimentos. Já o camundongo e o rato podem ter ninhos internos, seja na parte de trás do fogão ou no forro da casa. O pior é que o encanamento de esgoto, que desemboca em ralos e até nos vasos sanitários, pode ser usado pelos ratos numa invasão.

Rato causa: Leptospirose, peste bubônica, tifo murino, febre da mordida do rato, triquinose, salmoneloses, sarnas e micoses e hantavirose.

- Doenças causadas por baratas:
As baratas não causam doenças por transmissão direta, mas podem veicular moléstias pela disseminação de vírus e bactérias que adquirem quando caminham em lixeiras e esgotos.

Barata causa: Febre tifoide, hepatite A, verminoses intestinais, amebíase, giardíase, helmintíase, cólera, difteria, carbúnculo, tétano, tuberculose, diarreias, toxoplasmose, entre outras.

- Doenças causadas por moscas:
As moscas têm duas vezes mais capacidade de espalhar germes do que as baratas. Tudo porque elas se alimentam das coisas mais desagradáveis possíveis, como fezes, lixo e animais em decomposição. Por isso, basta pousarem por alguns segundos em sua comida para disseminarem doenças contagiosas.

Moscas causam: Tuberculose, salmoneloses, cólera, febre tifoide, berne, diarreia, conjuntivites, lepra, tifo murino, gonorreia, erisipelas, meningite cérebro-espinal, peste bubônica, varíola, poliomielite, oftalmia purulenta, entre outras.

- Doenças causadas por formigas:
Dentro das casas e estabelecimentos comerciais, as formigas surgem aparentemente do nada para atacar alimentos e restos de comida. Mas onde elas se escondem? Um dos locais preferidos é em volta da parte elétrica, ou seja, dentro de tomadas, conduítes e até mesmo no interior de aparelhos como liquidificadores.

Formigas causam: Bactérias, vírus e infecções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses