Edson Santana

IMG_9289A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao advogado Edson Antônio Cruz Santana. A comenda foi proposta pelo então vereador Edson Nogueira, tendo como coautor o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PROS), através do decreto legislativo 700/2015.
A Mesa dos trabalhos foi formada pelas seguintes personalidades: Gaudêncio Lucena (vice-prefeito de Fortaleza); Josbertini Clementino (secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, representando o governador do Ceará, Camilo Santana); Ricardo Valente (Sindicato dos Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana); Ana Rita Braúna (Movimento Mulheres Advogadas) e Ricardo Valente Filho (presidente da Associação dos Jovens Advogados do Ceará -AJA).
Coube ao presidente Salmito Filho fazer a saudação ao homenageado e aos presentes. Salmito afirmou ser uma alegria receber o homenageado. “Nesta noite, a Câmara Municipal de Fortaleza, a partir de uma aprovação por unanimidade, faz justiça. Oficializa o que já é de fato na prática. Torna o nosso querido amigo, advogado, pai, esposo, irmão, filho do querido Cariri, Cidadão de Fortaleza. Ele que saiu de sua terra e chegou a Fortaleza para estudar e se destacou em sua atuação, não apenas como mais um profissional, mas como um operador do direito, empreendedor, jovem que demonstra talento em todas as atividades em que se envolve”.
“Para nós você já é de fato Cidadão de Fortaleza, por sua atuação, liderança e empreendedorismo. Portanto, a Câmara Municipal de Fortaleza dentro de suas prerrogativas faz o reconhecimento formal e de direito desse título. O agraciado de hoje consegue exercer os dois elementos essenciais da humanidade, com talento. O aspecto sistêmico, ele atua como homem de visão, que racionaliza, que realiza todas as suas atividades com esmero e competência. No aspecto simbólico ele demonstra seu caráter, através dos princípios, dos valores, dos objetivos de vida que o tornam tão especial,” concluiu.
Em seguida, o vereador Salmito Filho fez a entrega do título de Cidadão de Fortaleza ao advogado Edson Antônio Cruz Santana. Representando os presentes, o advogado Carlos Rebouças se pronunciou sobre o homenageado. “Nossa amizade começou em 2009 e teve nascedouro. Nesse tempo que lhe conheço tenho a honra de dizer que sou seu amigo, seja em momentos de alegria e de tristeza. E essa amizade se estende a toda sua família. Quero dizer que você hoje é cidadão de Fortaleza de direito, mas para nós você sempre o foi”, afirmou.
Em seguida foi apresentado um vídeo onde Edson Santana fez seus agradecimentos pelo Título, e um pequeno relato sobre sua história de vida. Ao se pronunciar, o homenageado disse que pensou em fazer um discurso escrito, mas afirmou que nem sempre esse tipo de discurso mostra a emoção que o homenageado deseja transmitir e por isso decidiu fazer seu agradecimento de improviso.
“Nesse momento me vem bem a memória toda minha trajetória, desde que sai de Juazeiro, que é depositório de minhas memórias. Lembro que aqui cheguei estimulado por meus pais e vislumbrei um horizonte – o de me tornar gente. De criar um projeto capaz de mudar não só minha vida, mas a das demais pessoas. Conclui meus estudos, participei da minha vida acadêmica com muito louvor. Me formei com quatro anos, passei no Exame da Ordem e naquele momento vi que minha vida seria dedicada ao direito, como elemento essencial para a mudança do mundo”, pontuou.
“Busquei enveredar minha carreira, meu tempo, minha missão e dividi com minha classe. Sempre encontrei motivo para superar e driblar as dificuldades, e foi com esse povo hospitaleiro de Fortaleza que consegui essa superação. Essa noite me dá a certeza, dentro de mim, que o caminho que escolhi foi o certo. Em 2009, concorri a presidência da OAB e contagiei minha classe de que era possível a mudança. Foi exatamente por essa troca de conversas com meus pares que vi que poderia ir mais longe. Nunca me intimidei. Sonho com um tempo onde todos estarão de mãos dadas, sonhando o mesmo sonho e, apesar das dificuldades, sonhar na mesma direção,” concluiu.
Perfil
Edson Antônio Cruz Santana nasceu em 14 de março de 1976 em Juazeiro do Norte, Ceará. Filho de Antônio Macedo de Santana e Maria Orieta Landim Cruz de Santana. É bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza e pós-graduado em Comércio Exterior também pela Universidade de Fortaleza. Coordenador Geral Jurídico da Fecomércio, é advogado militante na área empresarial e afins desde outubro de 1999. Foi fundador e presidente da comissão da OAB em Defesa da Pessoa com Deficiência (2007), além de ser membro da Comissão dos Advogados em Início de Carreira desde fevereiro de 2000; é professor; ex-presidente da Associação dos Jovens Advogados do Ceará (AJA-CE) e tem várias publicações na área de direito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto