Boticário Ferreira para Ricardo Bacelar

IMG_9839
O vice-presidente da OAB recebeu a maior comenda da Câmara Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira, no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Vice-Presidente da OAB, Ricardo Bacelar Paiva. A iniciativa teve como autor o ex-presidente da Casa, vereador Walter Cavalcante (PMDB), e foi concedida por iniciativa do atual presidente do legislativo, Salmito Filho (PROS).
A sessão foi dirigida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador José do Carmo (PSL). A mesa dos trabalhos foi formada pelas seguintes personalidades: desembargador Paulo Aírton Albuquerque Filho; deputado federal Odorico Monteiro; procurador José Valdo Silva (representando Ricardo Machado, PGJ); vice-reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu e o vereador Benigno Júnior.
O vereador Salmito Filho, impossibilitado de comparecer ao evento, por compromissos da presidência, enviou uma mensagem elogiando o homenageado por sua honradez e relevantes serviços prestados a sociedade de Fortaleza.
O vereador Benigno Júnior, em nome do presidente Salmito Filho, fez a saudação ao homenageado. “Encho-me de jubilo ao dirigir essa homenagem ao doutor Ricardo Bacelar, intelectual destacado advogado de extrema competência, com sua esposa, Manuela Queiroz Bacelar, outra apaixonada pela advocacia e cultura e uma lutadora junto ao nosso homenageado por nosso acervo cultural. Alicerçado por seu extenso currículo, ouso salientar que sua produção jurídica e culturais têm como alvo proteger a cultura e a educação, como elementos da formação humanística e do desenvolvimento social. Parabenizo o Dr. Ricardo, na certeza que a presente honraria está sendo concedida de forma justa e merecedora”, afirmou Benigno.
Em seguida, o vereador Benigno Júnior fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao advogado Ricardo Bacelar Paiva, ladeado da sua esposa Manoela Queiroz e das filhas. Em agradecimento a comenda recebida, Ricardo Bacelar Paiva afirmou que vem acompanhado à Câmara do sentimento mais puro e verdadeiro de agradecimento, para receber a maior comenda da Casa. Asseverou que se sente honrado com tamanha distinção que guardará para sempre na “retina do tempo”.
“Tenho uma forte convicção que fui ungido para receber essa comenda por minha atuação na OAB- Federal, por isso, compartilho essa homenagem a todos advogados do Ceará, que militam no desafio dessa profissão tão honrada. Defendem com coragem o direito, devolvendo a dignidade daqueles que foram feridos em seus direitos”, observou.
Segundo ele, a palavra advogado vem do latim “advocato”, que significa, o que atende o chamado. “É o que bate as portas do aparelho estatal na busca da lei e na Justiça”. Bacelar também fez uma homenagem a OAB, que segundo ele, é de grande importância não só como entidade cartorial, mas como entidade viva e atuante na sociedade em que vivemos. “Sua missão lhe dá o caráter de autarquia sui generis”.
“Nós somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro, que pode ser moldado por nosso trabalho, e que pode auxiliar muitas pessoas que precisam. Vivenciei em efetivar entre outros trabalhos, o trabalho realizado com 80 mil crianças através do projeto OAB-Educado. São as crianças que farão esse país mais justo e educado. Esse é o caminho que devemos seguir, defendendo incessantemente a educação, pois ela constrói seres humanos plenos e dignos. A educação liberta. Agradeço penhoradamente essa honraria e agradeço ao atual deputado Walter Cavalcante autor da proposta, o atual presidente Salmito Filho e ao vereador Benigno Júnior pela calorosa acolhida.
Homenageado
Segundo a justificativa do requerimento que solicitou a homenagem, “o presente pleito justifica-se pela qualidade intelectual do homenageado, que possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza. Advogado atuante na área do Direito Empresarial e Propriedade Intelectual. Vice-Presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas e membro da Academia Cearense de Retórica.”, elencou.
O homenageado atua principalmente nas áreas de direito civil, contratos, direito autoral, patrimônio cultural, direito tributário, direito administrativo e propriedade intelectual. Ricardo ainda é membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Ceará, Vice-Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e professor do curso de pós-graduação em Direito Internacional na UNIFOR, entre outras atividades.
Bacelar também é presidente do órgão especial do conselho editorial da OAB, membro da comissão de relação internacionais. É intelectual, pianista e compositor. Atuou na elaboração de leis como a Constituição Estadual nos capítulos de Cultura e Comunicação e reformulou a Lei Jereissati. Atua pelo escritório Queiroz e Bacelar, ao lado da sua esposa, Manuela Queiroz Bacelar.
Natural de Fortaleza, advogado, casado, pai de duas filhas. Tem especializações em Direito Constitucional pela PUC; Direito Tributário Unifor, e Políticas Públicas Culturais pela Universidade de Brasília e defende fortemente a valorização Cultura,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses