Teatro Transcendental

Após dois meses de avaliação e um concorrido processo de seleção, foi definida a lista final de grupos de teatro que se apresentarão na 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Seis grupos foram selecionados para compor a programação do evento a ser realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, no Teatro do Shopping Via Sul.
As peças selecionadas foram La Nonna (MG), com Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”, O Fantasma da Minha Sogra (SP), com Ronaldo Ciambroni, que estrelou, na edição passada da Mostra, o espetáculo Donana, O Velório de Mamãe (CE), com texto de Caroline Secundino Treigher, Cândido, um poeta espiritual (SP), um monólogo do grupo Espaço Incerto, a comédia PatÉticos (RJ), do grupo Amigos da Luz, que apresentou no ano passado As Irmãs Buonanotte, além da infantil Inconto Marcado (CE), da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Além dos seis espetáculos que serão exibidos nos quatro dias de apresentações no teatro Via Sul, a Mostra reapresentará a peça Gandhi, a Ética Inspiradora, com João Signorelli, exclusivamente para a programação da Mostra Itinerante, que percorrerá municípios cearenses levando arte e mensagens de paz, amor, ética e cidadania. A programação contará ainda com a apresentação do teatro de bonecos de Aristídes Barros, A Semente da Verdade, em instituições beneficentes voltadas para o público infantil e com a apresentação de peças em instituições prisionais cearenses.
A escolha dos espetáculos teve como critério principal esse ano, além do quesito qualidade, a afinidade com o tema do evento que será “Ética e cidadania: vamos usar todo dia”. A 13ª edição da Mostra está vindo, através do tema, com uma abordagem nova, valorizando e destacando os princípios da integridade, honestidade e respeito. Com uma estética mais atual, visa conquistar também o público jovem. Afinal, como o evento tem o objetivo de plantar bons sentimentos nas pessoas, a força do público jovem ajudará a disseminar essas lições das quais a sociedade anda tão carente nos últimos tempos.
Toda a comunicação do evento estará focada em fortalecer o tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia” e com uma linguagem bem moderna e atual. Umas das peças da campanha, as camisetas, estamparão a temática através de mensagens com hashtags, linguagem típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como "curto" e "compartilho", também próprios das redes. Dentre as mensagens terão Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito. Essa campanha será fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook: /teatro.transcendental); Instagram: mostradeteatrotranscendental).
Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural - com fins solidários, realizado há treze anos no Estado do Ceará pela Associação Estação Luz. São dias de muita arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo.
O evento é gratuito e pede apenas que os interessados em assistir aos espetáculos troquem doações pelos ingressos. Ao longo de todas as edições foram arrecadados cerca de 122,6 toneladas de alimentos, R$ 532.466,30, 11.400 livros, 5.600 litros d'água, além de 1.187 doações de sangue e 584 cadastro de medula óssea, numa ação realizada junto ao HEMOCE. Essas doações são totalmente revertidas para instituições beneficentes e, nesses doze anos, 69 entidades foram contempladas. Nesse ano, a organização pede que sejam doados 2 kg de alimentos não perecíveis em troca do ingresso para assistir aos espetáculos.
Entre os dia 19 e 23 de agosto de 2015 acontecerá a 13ª edição do evento, no teatro do shopping Via Sul. O tema desse ano será “Ética e Cidadania: vamos usar todo dia”. A escolha do tema se deve a grande relevância dessas questões para a sociedade, principalmente nos dias atuais.
Associação Estação Luz
A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará; com atuação local e nacional. Foi criada em 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários que assumiu a missão de implementar Projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte. Todos com compromisso e responsabilidade para a construção de uma cultura de PAZ e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL usando a ferramenta da Espiritualidade.
O trabalho iniciado há mais de onze anos tem se tornando referência de ações de responsabilidade social. Entre diversos prêmios recebidos pela Estação da Luz destacam-se: Prêmio de Responsabilidade Cultural do Estado do Ceará na categoria diamante nas duas últimas edições; Prêmio da Fundação Abrinq Amigo da Criança; Premio Fiesp de Cinema; Premio Brasilian Film Festival; Comenda Chico Xavier entre outros.
Na área cultural, além das ações culturais com o Projeto Tocando a Vida e o Projeto Arte e Comunicação, voltados para a comunidade do Eusébio, a Associação Estação Luz tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais, através da Estação Luz Filmes, que já produziu, ao longo dos seus nove anos de história, onze produções cinematográficas, e da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental que, em 2015, vai para sua 13ª edição, com 89 espetáculos apresentados nesses treze anos de evento, oriundos de diversas cidades do Brasil e apresentados em Fortaleza e em 34 municípios do Ceará e mais de 302 mil espectadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses