Rock no Benfica

De 13 a 30 de julho, o Shopping Benfica apresenta a exposição “Cultura, acordes e fazeres políticos - nomadismos e resistências no Rock da "terra do sol"”, em parceria com a Associação Cearense de Rock.  Registros audiovisuais compõem a mostra, que terá também uma feira com produtos fonográficos e indumentárias. O encerramento será feito com debate. O evento funcionará no piso térreo e a entrada é gratuita. 

A exposição tem por objetivo apresentar uma retrospectiva das principais linhas de ações afirmativas que configuram e legitimam a Associação Cearense do Rock. Atuante na cidade desde 1998, a Organização Não Governamental (ONG), fundada nos valores e sonoridades da música do Rock, desenvolveu eventos musicais como a quinzenal "Feira Astral do Rock" (nos bairros Centro, Damas e Monte Castelo), Projetos Culturais como o "Espaço ABC Digital" (no bairro Jacareacanga) e de Audiovisual "Rock.Doc" (bairros Centro e de Fátima), promoveu debates e intervenções políticas na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e Escritório de Arrecadação dos Direitos Autorais (ECAD) e, claro, tornou-se conhecida nacional e internacionalmente com o Festival musical realizado no mês de julho, denominado ForCaos.

A exposição é significativa na cidade, ao apresentar os espaços, atores sociais envolvidos e as atividades difundidas pela Associação Cearense de Rock durante o período que possuiu a sede no bairro Damas e Monte Castelo, durante a passagem pelo Centro de Fortaleza e pelos mais diferentes locais onde são realizados os shows, pulverizando assim, os nomadismos culturais e musicais da arte como forças propulsoras e de devires constantes, a favor de uma consciência crítica, da criatividade e de fazeres políticos independentes da institucionalização da indústria musical e dos partidos políticos.

Desta forma, o evento pretende expor, por meio de registros audiovisuais (fotografias, vídeo e som) - a imagem-tempo dessas ações - que configuram a trajetória da ACR, incluindo aqui, a feirinha de produtos fonográficos e indumentárias produzidos pelos grupos musicais associados (e afins) à ONG, como itinerários mercadológicos trilhados pela linha do "faça vocêmesmo".

No encerramento da exposição, ocorrerá bate papo com o público presente e jovens que fizeram ou fazem parte dos projetos "ABC Digital", " Rock. Doc" e do Festival "ForCaos", que irão relatar as experiências com os meios virtuais e audiovisuais, abordando assim, novos conhecimentos em suas vivências pessoais e culturais.



Evento:
Exposição Associação Cearense de Rock “Cultura, acordes e fazeres políticos - nomadismos e resistências no Rock da "terra do sol"”.
De 13 a 30/07.
Local: térreo do Shopping Benfica.
Visitação: das 10h às 22h e aos domingos, das 15h às 21h.
Entrada gratuita.
Mais informações: 3243-1000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses