Na Fiec

A normativa regulamentadora NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece medidas preventivas de segurança e saúde do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. Para conscientizar empresários e profissionais da área de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) sobre a importância do cumprimento da norma, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Conselho de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), realiza no dia 13 de julho, das 8h às 12h, a palestra “NR-12 – Por que se adequar?”

O coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI/CE e engenheiro de Segurança do Trabalho, Thomas Edson Torres, ministrará a palestra abordando tópicos como acidentes com máquinas e equipamentos no país; necessidades de adequação; objetivos e aplicação da norma; ações para adequação à NR 12; estatísticas e estudos de caso; e porquê as empresas devem se adequar à NR 12. 

O evento é voltado para médicos, engenheiros e técnicos do trabalho, profissionais de Recursos Humanos e interessados no assunto. A FIEC, preocupada com esse assunto, está preparando o SENAI à disposição para ajudar e informar o empresário. Durante o evento, além da palestra, de acordo com o gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação do SENAI/CE, Régis Tavares, um balcão de negócios vai atender o público com agentes de vendas e consultores. "O empresário poderá agendar a visita dos consultores para o diagnóstico de inventário NR-12 e tirar dúvidas com engenheiros de segurança do trabalho", esclarece. Régis adianta que as micro e pequenas empresas poderão acessar linhas de crédito do SEBRAE, que financia 80% do projeto de adequação da empresa à nova norma. 

NR-12 – Por que se Adequar?
Em vigor desde dezembro de 2010, a norma determina que, em médio prazo, máquinas e equipamentos sejam realmente seguros com informações mínimas para projetá-los ou construí-los com o passo a passo desde o transporte, utilização, manutenção, até o descarte. Ao mesmo tempo, a nova NR-12 traz medidas para adequação das máquinas que já estão em utilização há alguns anos, além de apontar a necessidade de informação e capacitação dos trabalhadores, com explicações mais claras sobre o que é necessário, formulando um conceito de atualização contínua, o que a diferencia da antiga versão. A versão da norma de 2010 contempla ainda a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos de distintos processos de trabalho, buscando proteger de fato os envolvidos nos métodos de fabricação, e nas demais áreas envolvidas.

Perfil do palestrante:
Thomas Edson Torres é coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI?CE, engenheiro de Segurança do Trabalho e mestre em Desenvolvimento Industrial. Possui MBA em Gestão de Organizações Sustentáveis. É auditor líder das Normas OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Assessment Series (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional); ABNT NBR ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental) e ABNT NBR ISO 9001. Além disso, consultor e professor do SENAI/CE nas áreas de Gestão de Projetos, Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Metodologias para Otimização de Produtos e Processos.

Serviço
Palestra NR-12 - Por que se adequar?
Data: 13 de julho, de 8h às 12h
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 - Auditório Waldyr Diogo - Térreo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses