Contra o Tabagismo

A Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, realiza Campanha de Conscientização sobre o Tabagismo, neste sábado (11), das 10 às 17 horas.
O tabagismo é, isoladamente, a principal causa de câncer no mundo. Há evidências de que a doença se relaciona com a evolução de pelo menos 20 tipos de câncer. 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em tabagistas e fumantes passivos tem 20% de chance a mais de desenvolver doença cardiovascular, 24% a mais de ter infarto do miocárdio e 30% a mais de desenvolver câncer de pulmão comparados a indivíduos não fumantes.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. São cerca de 1 bilhão e 200 milhões os fumantes, ou seja, cerca um terço da população adulta mundial, sendo 200 milhões mulheres. O fumo é responsável por cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo (mais de 10 mil ao dia), destes, 600 mil por exposição passiva ao fumo.
Se as tendências de consumo se mantiverem, estima-se que em 2030 o número de mortes deve subir para mais de 8 milhões de pessoas ao ano com 80% das mortes em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e 50% em indivíduos em idade produtiva.
No começo da década de 1990, cerca de 35% da população brasileira com mais de 15 anos era fumante, número que decresceu para pouco mais de 15% em 2007.
Ainda assim, estima-se que 200.000 brasileiros morrem precocemente por ano em decorrência das doenças causadas pelo tabagismo, 6 mil deles fumantes passivos. Os homens apresentam prevalência mais elevada de fumo do que as mulheres em todas as capitais brasileiras, assim como a concentração de fumantes é maior entre as pessoas com menos de oito anos de estudo do que entre pessoas com oito ou mais anos de estudo.
A Campanha de conscientização sobre o tabagismo será feita por estudantes de Medicina da UFC membros da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com exposição de material didático referente ao tema na forma de banners, além da distribuição de material educativo.
Ação
Campanha de conscientização sobre tabagismo
Sábado (11), das 10 às 17 horas.
Local: piso térreo do Shopping Benfica
Realização: Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Participação gratuita.
Mais informações: 3243-1000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses